Insuficiências crónicas

sporting cp cabeçalho 1

“Sugiro aos leitores uma pequena observação: olhem para o banco do FC Porto. E depois olhem para o do Sporting. Qual é o plantel mais curto, afinal?”

- Advertisement -

Quando se fala de insuficiência crónica, o primeiro cenário que surge na nossa cabeça costuma ser algo da vertente renal, em que, nomeadamente, os rins perdem a capacidade das suas funções. Felizmente para todos os leitores, este texto não vai aprofundar as eventuais anomalias do organismo do ser humano, mas sim as insuficiências crónicas a que se vai assistindo, ano após ano, época após época, no reino de Alvalade.

Olhemos especificamente para o plantel da equipa sénior masculina do Sporting Clube de Portugal. Um onze base, de muita qualidade – mais do que nos anos anteriores -, mas radicalmente diferente das opções que Jorge Jesus tem no banco de suplentes. Vejamos um exemplo algo óbvio: na semana passada, o Sporting defrontava o Porto em Alvalade, num jogo de enorme importância para as contas do título. Bruno Fernandes, o playmaker e jogador-chave do processo ofensivo da equipa, apresentava-se completamente esgotado nos primeiros quinze minutos da segunda parte (muito em parte devido ao desgaste acumulado da Liga dos Campeões). Olhava-se para o banco, e quem surge como substituto natural do português? Ninguém. Qual é o médio com profundidade ofensiva que pode ocupar o lugar de Bruno? Ninguém. Jorge Jesus tentou adiar a substituição ao máximo por uma simples razão: não confia nas suas alternativas. Prefere, na prática, ter um titular completamente desgastado do que uma alternativa “fresquinha”, o que diz bem da mentalidade do treinador leonino. E atenção: pessoalmente, percebo perfeitamente as hesitações de Jesus. Mattheus Oliveira não é uma alternativa credível para as ambições do Sporting, e Adrien vai treinando à parte para os lados de Inglaterra.

Fonte: Sporting CP

Quem sobrou, portanto? Bruno César. Um ala/lateral-esquerdo/tapa-buracos que serviu exatamente para tapar um buraco mais que notório no meio-campo leonino. Numa posição que nem é, naturalmente, a dele. Mas não é só nesse meio-campo que os problemas existem. Jonathan não é uma alternativa de confiança a Coentrão, não existem opções no ataque (a avançado), e creio que é preferível nem falar das alternativas a Coates e Mathieu.

A pergunta que se coloca é: porquê? Como é possível não haver alternativas para posições tão importantes num plantel? Porque é que Jorge Jesus se foca só em fazer um onze, esquecendo o resto do plantel? O presidente não deve intervir nestes aspetos, na preparação de uma época?

São muitas perguntas para tão poucas respostas, nesta altura do campeonato. Não creio que estejamos perante um plantel fraco, porque não estamos, mas quando se fala, por exemplo, de um Porto com tão pouca profundidade para o que falta desta época, sugiro aos leitores uma pequena observação: olhem para o banco do FC Porto. E depois olhem para o do Sporting. Qual é o plantel mais curto, afinal?

 

Foto de Capa: Sporting CP

Fernando Costa
Fernando Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Braga, e atualmente a trabalhar no Jornal de Notícias, Fernando Costa vai tentando encontrar o seu lugar no jornalismo e no mundo. Apaixonado pelo desporto e por tudo aquilo que o envolve, é na escrita que Fernando encontrou o seu habitat para o explorar. E, ao mesmo tempo, compreendê-lo.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho antevê Benfica x Alverca: «É uma equipa perigosa»

José Mourinho projeta o Benfica x Alverca. Águias recebem este domingo a respetiva equipa para a jornada 21 da Primeira Liga.

Alex Oxlade-Chamberlain tem novo clube e vai jogar no futebol da Escócia

O Celtic garantiu a contratação de Alex Oxlade-Chamberlain. O médio internacional inglês de 32 anos assinou contrato até ao final da temporada.

Besiktas garante Devis Vásquez por empréstimo da AS Roma

Devis Vásquez ruma ao Besiktas por empréstimo com opção de compra, após uma etapa em Itália sem espaço nas escolhas de AC Milan e AS Roma.

FC Porto x Sporting: Onde ver o Clássico da jornada 21 da Primeira Liga?

O FC Porto recebe esta segunda-feira o Sporting na jornada 21 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Van Ginkel termina carreira e despede-se dos relvados aos 33 anos

Marco Van Ginkel colocou um ponto final na carreira. O médio neerlandês passou por grandes clubes europeus e teve uma passagem recente pelo futebol português ao serviço do Boavista.

Luís Castro tem reforço: Juan Nardoni é do Grémio

Juan Nardoni é o mais recente reforço do Grémio. O médio argentino chega proveniente do Racing Avellaneda por oito milhões de euros.

Barcelona afasta-se da Superliga Europeia e o Real Madrid fica sozinho no projeto

O Barcelona anunciou este sábado que deixou o projeto da Superliga Europeia. Real Madrid fica assim como único membro.