📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Insuficiências crónicas

sporting cp cabeçalho 1

“Sugiro aos leitores uma pequena observação: olhem para o banco do FC Porto. E depois olhem para o do Sporting. Qual é o plantel mais curto, afinal?”

- Advertisement -

Quando se fala de insuficiência crónica, o primeiro cenário que surge na nossa cabeça costuma ser algo da vertente renal, em que, nomeadamente, os rins perdem a capacidade das suas funções. Felizmente para todos os leitores, este texto não vai aprofundar as eventuais anomalias do organismo do ser humano, mas sim as insuficiências crónicas a que se vai assistindo, ano após ano, época após época, no reino de Alvalade.

Olhemos especificamente para o plantel da equipa sénior masculina do Sporting Clube de Portugal. Um onze base, de muita qualidade – mais do que nos anos anteriores -, mas radicalmente diferente das opções que Jorge Jesus tem no banco de suplentes. Vejamos um exemplo algo óbvio: na semana passada, o Sporting defrontava o Porto em Alvalade, num jogo de enorme importância para as contas do título. Bruno Fernandes, o playmaker e jogador-chave do processo ofensivo da equipa, apresentava-se completamente esgotado nos primeiros quinze minutos da segunda parte (muito em parte devido ao desgaste acumulado da Liga dos Campeões). Olhava-se para o banco, e quem surge como substituto natural do português? Ninguém. Qual é o médio com profundidade ofensiva que pode ocupar o lugar de Bruno? Ninguém. Jorge Jesus tentou adiar a substituição ao máximo por uma simples razão: não confia nas suas alternativas. Prefere, na prática, ter um titular completamente desgastado do que uma alternativa “fresquinha”, o que diz bem da mentalidade do treinador leonino. E atenção: pessoalmente, percebo perfeitamente as hesitações de Jesus. Mattheus Oliveira não é uma alternativa credível para as ambições do Sporting, e Adrien vai treinando à parte para os lados de Inglaterra.

Fonte: Sporting CP

Quem sobrou, portanto? Bruno César. Um ala/lateral-esquerdo/tapa-buracos que serviu exatamente para tapar um buraco mais que notório no meio-campo leonino. Numa posição que nem é, naturalmente, a dele. Mas não é só nesse meio-campo que os problemas existem. Jonathan não é uma alternativa de confiança a Coentrão, não existem opções no ataque (a avançado), e creio que é preferível nem falar das alternativas a Coates e Mathieu.

A pergunta que se coloca é: porquê? Como é possível não haver alternativas para posições tão importantes num plantel? Porque é que Jorge Jesus se foca só em fazer um onze, esquecendo o resto do plantel? O presidente não deve intervir nestes aspetos, na preparação de uma época?

São muitas perguntas para tão poucas respostas, nesta altura do campeonato. Não creio que estejamos perante um plantel fraco, porque não estamos, mas quando se fala, por exemplo, de um Porto com tão pouca profundidade para o que falta desta época, sugiro aos leitores uma pequena observação: olhem para o banco do FC Porto. E depois olhem para o do Sporting. Qual é o plantel mais curto, afinal?

 

Foto de Capa: Sporting CP

Fernando Costa
Fernando Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Braga, e atualmente a trabalhar no Jornal de Notícias, Fernando Costa vai tentando encontrar o seu lugar no jornalismo e no mundo. Apaixonado pelo desporto e por tudo aquilo que o envolve, é na escrita que Fernando encontrou o seu habitat para o explorar. E, ao mesmo tempo, compreendê-lo.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já olha para o Benfica x Nápoles: «É um treinador que conheço bem»

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. José Mourinho falou sobre o Nápoles, próximo adversário da Champions League.

José Mourinho após Benfica x Sporting: «Parecia que menos de 5 era bom para nós»

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. Declarações de José Mourinho no final do encontro.

José Mourinho aborda arbitragem: «Há um jogador do Sporting que é intocável. Manda no jogo, faz as faltas que quer e sai do jogo...

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. José Mourinho aborda arbitragem do jogo.

Al Ahli anuncia renovação de Merih Demiral até 2029

Na passada quinta-feira, o Al Ahli anunciou a renovação de contrato do defesa-central turco, Merih Demiral, até ao ano de 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos antevê o encontro com o AVS SAD após série de despedimentos no Rio Ave

O técnico do Rio Ave, Sotiris Silaidopoulos, pediu consistência à sua equipa na antevisão ao jogo da Primeira Liga frente ao AVS SAD.

José Mourinho chateado com golo do Sporting: «Na construção do guarda-redes havia regras do que não fazer e foi o que fizemos no golo...

José Mourinho analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Águias empataram com os leões por 1-1 no Estádio da Luz.

Rui Borges e a 2ª parte: «Não fomos tão capazes de ter bola e ser o Sporting que críamos, não pela pressão do adversário,...

Rui Borges analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Empate no Dérbi de Lisboa por 1-1 na Primeira Liga.