Jefferson: Qualidade para o Sporting?

- Advertisement -

Foram já várias as críticas direcionadas para Jefferson, lateral esquerdo que há já alguns anos faz parte dos quadros do Sporting CP, na altura em que Leonardo Jardim assumiu o banco do conjunto leonino. E é desde esse momento que me proponho a analisar o seu percurso.

Jefferson, antes do seu ingresso para Alvalade, era um dos melhores laterais esquerdos do campeonato. Muitas eram as equipas que suspiravam pelos seus préstimos, e foi o Sporting CP que, numa altura delicada financeiramente, avançou para a sua aquisição. Nesse ano, realizou uma boa época, e no ano seguinte, no seu reencontro com Marco Silva, continuou o seu bom registo. Foi com a vinda de Jorge Jesus que o jogador deixou de ter tanta utilização, passando de titular para não convocado em muitos jogos. O ano passado, optou-se pelo seu empréstimo, e a verdade é que o brasileiro, de 30 anos, voltou a demonstrar que as suas qualidades não desapareceram, registando uma boa época ao serviço do SC Braga.

Importa então questionar o que, de facto, se passou com Jefferson. No meu entender, não foi apenas o seu rendimento desportivo que originou a sua ausência do onze leonino durante um longo período de tempo. Contudo, de certa forma, sempre achei que o jogador podia ser útil à equipa, visto ter tido durante anos anteriores demonstrado performances positivas.

Com esforço, Jefferson ainda pode vir a ser muito útil
Fonte: Sporting CP

Este ano, Jefferson permaneceu no plantel leonino, para alguma satisfação minha, contrariamente à opinião da esmagadora maioria da massa adepta leonina. Contudo, o lateral precisa de um avançado de referência na área para demonstrar aquilo em que verdadeiramente é bom: as suas subidas no corredor e os cruzamentos, ou não se lembram das várias assistências para Slimani? Para azar da equipa e também dele, Bas Dost lesionou-se, e Montero não é nem nunca será um cabeceador de excelência. Deste modo, Jefferson viu o seu jogo ser um pouco reduzido, uma vez que as suas maiores qualidades não seriam colocadas para proveito da equipa. Ainda assim, o jogador, esta época, em dez jogos, já realizou quatro assistências.

Para mim, o lateral esquerdo é um jogador que pode perfeitamente encaixar na filosofia de jogo que Keizer pretende implementar. Apresentar de haver muito jogo interior, os laterais são responsáveis por abrir o jogo e realizar cruzamentos para a área, ora não fosse Bas Dost um dos melhores cabeceadores do campeonato português.

Concluindo, e respondendo à pergunta do título, penso que Jefferson ainda pode dar um bom contributo ao Sporting CP. É certo que tem limitações defensivas, mas em termos ofensivos, é um jogador que, a ser bem aproveitado, pode ajudar a equipa a exibições positivas, com assistências e, quem sabe, golos, já que o seu remate de longa distância é também muito apreciado. Resta apenas perguntar: Jefferson vai renascer?

Foto de Capa: Sporting CP

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Árbitro da final do Mundial 2022 apita FC Porto x Manchester City

O árbitro polaco Szymon Marciniak foi nomeado para dirigir o jogo entre FC Porto e Manchester City na 1.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.

FC Porto: baixa no ataque para o Manchester City

Oskar Pietuszewski está a recuperar de lesão, mas não vai ser opção para a partida entre o FC Porto e o Manchester City.

Sérgio Ferreira responde ao Bola na Rede: «Faltou-nos a capacidade de quebrar linhas»

Sérgio Ferreira respondeu a uma questão do Bola na Rede após a derrota do Alverca sobre o Braga por 3-1.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Na segunda parte insistimos, mas sem atacar apenas por um lado»

Carlos Vicens respondeu a uma questão do Bola na Rede após a vitória do Braga sobre o Alverca por 3-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton de César Peixoto e Birmingham empatam em jogo com primeira parte louca

O Wolverhampton de César Peixoto e o Birmingham empataram a duas bolas durante o começo de tarde deste domingo.

Benfica com boas notícias: estudo coloca águias no top 8 da Europa League mas fora da liderança

O Benfica vai disputar a fase de liga da Europa League e terá como objetivo inicial ficar no top 8 da competição.

FIFA garante: Gianni Infantino continua a ser candidato a uma reeleição

A FIFA emitiu este domingo uma nota a reiterar que Gianni Infatnino será candidato à liderança da entidade.