Jefferson: Qualidade para o Sporting?

- Advertisement -

Foram já várias as críticas direcionadas para Jefferson, lateral esquerdo que há já alguns anos faz parte dos quadros do Sporting CP, na altura em que Leonardo Jardim assumiu o banco do conjunto leonino. E é desde esse momento que me proponho a analisar o seu percurso.

Jefferson, antes do seu ingresso para Alvalade, era um dos melhores laterais esquerdos do campeonato. Muitas eram as equipas que suspiravam pelos seus préstimos, e foi o Sporting CP que, numa altura delicada financeiramente, avançou para a sua aquisição. Nesse ano, realizou uma boa época, e no ano seguinte, no seu reencontro com Marco Silva, continuou o seu bom registo. Foi com a vinda de Jorge Jesus que o jogador deixou de ter tanta utilização, passando de titular para não convocado em muitos jogos. O ano passado, optou-se pelo seu empréstimo, e a verdade é que o brasileiro, de 30 anos, voltou a demonstrar que as suas qualidades não desapareceram, registando uma boa época ao serviço do SC Braga.

Importa então questionar o que, de facto, se passou com Jefferson. No meu entender, não foi apenas o seu rendimento desportivo que originou a sua ausência do onze leonino durante um longo período de tempo. Contudo, de certa forma, sempre achei que o jogador podia ser útil à equipa, visto ter tido durante anos anteriores demonstrado performances positivas.

Com esforço, Jefferson ainda pode vir a ser muito útil
Fonte: Sporting CP

Este ano, Jefferson permaneceu no plantel leonino, para alguma satisfação minha, contrariamente à opinião da esmagadora maioria da massa adepta leonina. Contudo, o lateral precisa de um avançado de referência na área para demonstrar aquilo em que verdadeiramente é bom: as suas subidas no corredor e os cruzamentos, ou não se lembram das várias assistências para Slimani? Para azar da equipa e também dele, Bas Dost lesionou-se, e Montero não é nem nunca será um cabeceador de excelência. Deste modo, Jefferson viu o seu jogo ser um pouco reduzido, uma vez que as suas maiores qualidades não seriam colocadas para proveito da equipa. Ainda assim, o jogador, esta época, em dez jogos, já realizou quatro assistências.

Para mim, o lateral esquerdo é um jogador que pode perfeitamente encaixar na filosofia de jogo que Keizer pretende implementar. Apresentar de haver muito jogo interior, os laterais são responsáveis por abrir o jogo e realizar cruzamentos para a área, ora não fosse Bas Dost um dos melhores cabeceadores do campeonato português.

Concluindo, e respondendo à pergunta do título, penso que Jefferson ainda pode dar um bom contributo ao Sporting CP. É certo que tem limitações defensivas, mas em termos ofensivos, é um jogador que, a ser bem aproveitado, pode ajudar a equipa a exibições positivas, com assistências e, quem sabe, golos, já que o seu remate de longa distância é também muito apreciado. Resta apenas perguntar: Jefferson vai renascer?

Foto de Capa: Sporting CP

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.