Juventus FC 1-0 Sporting CP: Um grande leão perde com orgulho na Itália

- Advertisement -

A CRÓNICA: BIANCONERI CÍNICOS VENCEM UM SPORTING DE CARÁTER

Não ganha sempre quem melhor joga ou merece, e hoje, o Sporting CP aprendeu esta amarga lição de futebol. Os leões saíram derrotados por 1-0 do Allianz Stadium de Turim, mas só depois de uma grande exibição em que deram tudo.

A garra e caráter exibidos em campo não foram suficientes para ganhar ao coletivo bianconero, que, cínico, aproveitou uma das poucas ocasiões ofensivas que teve ao longo do jogo.

O Sporting CP abordou muito bem a partida desde logo, conseguindo pressionar alto a equipa italiana, e tentando assumir a posse de bola e limitando os espaços de ação da Juventus FC.

Sobretudo no meio-campo, Morita e Pedro Gonçalves deram grande batalha aos centrais da Juventus FC, ganhando a maioria dos duelos e limitando a liberdade de ação do ataque da formação de Turim

A primeira verdadeira oportunidade da partida, contudo, foi dos italianos, quando, aos 12 minutos, Di María lançou da direita para Chiesa que, na grande área, rematou quase à boca da baliza, mas um Adán de grande instinto fechou-lhe a porta.

Com o passar do tempo, a equipa leonina cresceu visivelmente, continuando a conter os poucos contra-ataques da Juventus FC e até criou uma excelente oportunidade aos 20 minutos, com Morita, que realizou um remate rasteiro que passou pouco ao lado do poste.

O jogo manteve-se intenso por parte dos verde e brancos, tanto que, à passagem da meia hora, o Sporting CP teve pelo menos três claras oportunidades para passar para a vantagem: as tentativas foram de Coates, Pote e Nuno Santos, que viram anuladas as oportunidades por um decisivo Szczesny.

Infelizmente, o próprio guardião polaco foi, quase no fim da primeira parte, forçado a sair de campo devido a um aparente problema cardíaco, dando o lugar a Mattia Perin.

Poucos minutos depois, também Rúben Amorim foi forçado a substituir St. Juste, vítima de uma nova lesão, e colocando em campo o jovem Diomande.

A segunda parte começou com a mesma toada da primeira, com o Sporting CP a entrar mais afirmativo em campo e a tentar desbloquear o marcador, tanto que Pedro Gonçalves assustou Perin com um venenoso remate em jeito da esquerda.

Desta ve, a Juventus FC não demorou a reagir e tentou, ganhando espaço e atacando de forma mais cínica a baliza de Ádan.

A decisão do jogo, contudo, passou pelas substituições. Aos 73’, Vlahovic, entrado no lugar de Milik, conseguiu antecipar-se a Adán e desviar de cabeça na grande área. No meio da confusão dos defesas leoninos, Gatti, mais rápido que todos, deu o toque decisivo para marcar o 1-0.

Apesar do golo (injustamente) sofrido, o Sporting CP não perdeu a lucidez e a paciência, e tentou assaltar a baliza adversária, tanto que, já nos minutos finais, teve duas oportunidades de ouro. Primeiro, foi Morita, de cabeça, e depois Pote e Bellerín que, à boca da baliza, foram travados por um super Perin.

O resultado final fixou-se em 1-0 para a Juventus FC, mas a eliminatória ainda está completamente em aberto, e mais uma prestação como aquela de hoje do Sporting CP, pode fazer esperar uma reviravolta em Alvalade.

A FIGURA

Federico Gatti – O defesa italiano realizou uma boa prestação a nível defensivo, bloqueando as iniciativas de Chermiti e as tentativas aéreas do Sporting CP, sobretudo no que diz respeito aos inúmeros cantos da equipa leonina. A cereja em cima do bolo foi mesmo a picada venenosa à baliza de Adán que deu a vantagem à Juventus FC nesta primeira mão.

O FORA DE JOGO

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

AdánApesar de uma ótima prestação do coletivo leonino, e de ter tido poucos momentos de intervenção, no momento decisivo, quando era preciso resistir ao assalto bianconero, Adán foi protagonista de uma saída infeliz, que facilitou o desvio de Vlahovic no golo da Juventus FC.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Paola Amore
Paola Amorehttp://www.bolanarede.pt
A Paola nasceu e cresceu na Itália, mas há seis anos foi “adotada” por Lisboa, onde atualmente reside. Formou-se em Comunicação e Jornalismo na Sapienza - Universitá degli Studi di Roma, e atualmente está a tirar uma Pós-Graduação na Universidade Católica Portuguesa em Comunicação e Marketing de Conteúdos. Viu a sua primeira partida de futebol com seis anos e nunca mais parou, decidindo que um dia ia tornar jornalista de desporto, sonho que concretizou aos 21 anos, quando adquiri a sua carteira profissional. Adora ouvir os jogos de futebol no rádio, sobretudo Liga Serie A e Liga Portugal, e adora visceralmente o Alessandro Del Piero. É mais fácil encontrá-la em qualquer estádio ou pavilhão - porque também gosta de vólei e futsal – que não na sua casa!

Subscreve!

Artigos Populares

Al Rayyan de Artur Jorge não vai além do empate a uma bola na visita ao Al Duhail

O Al Rayyan de Artur Jorge empatou a uma bola frente ao Al Duhail, esta sexta-feira, num encontro da 14.ª jornada da Liga do Catar.

Terem Moffi e a transferência para o FC Porto: «Envergar as cores deste clube significa muito para mim»

Terem Moffi prestou as primeiras declarações como reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice. O avançado referiu estar orgulhoso por assinar pelos dragões.

A importância tática dos laterais no FC Porto de Francesco Farioli

A importância dos laterais nas dinâmicas ofensivas do FC Porto de Francesco Farioli e o impacto no sucesso da equipa

Sporting acerta empréstimo de jovem para o Club Brugge

Chris Grombahi será emprestado ao Club Brugge até ao final da temporada, com uma opção de compra que se pode tornar obrigatória, consoante objetivos.

PUB

Mais Artigos Populares

Terem Moffi confirmado como reforço do FC Porto

Terem Moffi foi confirmado durante esta sexta-feira como o mais recente reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice.

Já é conhecido o estádio onde vai ser realizado o Casa Pia x FC Porto

O encontro entre o Casa Pia e o FC Porto vai ser disputado no Estádio de Rio Maior, que reúne as condições necessárias.

Roberto Martínez revela onde Portugal vai instalar-se no Mundial 2026

Roberto Martínez revelou esta sexta-feira que a seleção nacional quer instalar-se na Florida durante o Mundial 2026.