📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lendas do Universo Leonino | Deo

- Advertisement -

André Justino Henrique conhecido no mundo do futsal por Deo. O número dez leonino representou o Sporting CP durante 16 anos, tornando-se uma das referências na modalidade para os sportinguistas.

Deo iniciou a sua carreira no futsal, no Brasil, ao serviço do Cervicá. Em janeiro de 2002, o Sporting CP contratou o ala, que se viria a tornar uma verdadeira lenda no clube. Durante a sua carreira, apenas também representou os russos do KPRF Moskva, nas épocas 14/15 e 15/16.

Deo escreveu no Sporting CP uma história de sucesso. Ao longo de 16 temporadas conquistou 26 títulos: uma UEFA Champions League, oito campeonatos nacionais, seis Taças de Portugal, uma Taça da Liga, sete Supertaças e 3 Taças de Honra. O ala leonino somou um impressionante registo de 604 jogos e 295 golos marcados com a camisola verde e branca.

A história do futsal e do Sporting CP confunde-se com a carreira de Deo. No dia 4 de janeiro de 2004, realizou-se o último jogo na Nave de Alvalade, o Sporting recebeu e venceu o Modicus, por 11-1. Nesta goleada, Deo foi o último jogador a marcar na antiga casa das modalidades dos leões.

Mais tarde, em setembro de 2017, realizou-se o primeiro jogo de futsal no Pavilhão João Rocha. O Sporting CP defrontava os Leões de Porto Salvo, na primeira jornada da fase regular do campeonato e Deo cumpriu o seu jogo 500 pelo clube.

Na época 2018/2019, o Sporting Clube de Portugal conquistou o único título que faltava ao seu palmarés, a UEFA Futsal Champions League, vencendo na final o Kairat Almaty, por 2-0. Na caminhada para o tão desejado trono europeu, Deo apontou três golos, em oito jogos. Na meia-final, o “baixinho” foi preponderante, apontando um dos golos, na vitória diante do Inter Movistar por 5-3. Na quarta final da UEFA Futsal que o Sporting CP disputou, finalmente conquistou a tão desejada glória.

Deo destacou-se pela sua qualidade técnica, pela velocidade e sobretudo pela qualidade com que finaliza. Ao longo destes 16 anos, vestiu o leão rampante, com Esforço, Dedicação e Devoção, contribuindo para a história e Glória do clube, na conquista de 26 títulos. O “baixinho” será para sempre uma lenda e uma referência do futsal leonino.

Obrigado, Deo!

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.