Matheus Reis: preparar o futuro com o presente | Sporting CP

- Advertisement -

Matheus Reis chegou a Alvalade no passado mercado de inverno proveniente da equipa do Rio Ave FC. Com valor de mercado (quase) a rondar os três milhões, o brasileiro ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 45 milhões. Com formação na equipa do São Paulo, foi em Portugal que se destacou, fazendo sobretudo uma boa segunda temporada na formação vilacondense que fez despertar a atenção de vários clubes – tendo sido inclusive apontado a substituto de Alex Telles ou ainda associado aos gregos do Olympiakos.

Chega a Alvalade com 26 anos e, com tempo, de ainda se estabelecer como peça importante no clube verde e branco. O sistema de 3-4-3 não é de todo uma novidade para o jogador visto que foi utilizado – precisamente no Rio Ave – muitas vezes como ala esquerdo, mas também como central pelo mesmo lado. Esteve afastado dos relvados por problemas fora das quatro linhas – o último jogo realizado foi em 24 de setembro diante do Besiktas a contar para a Liga Europa – sendo esperado que vá surgindo esporadicamente na equipa de Amorim a fim de melhorar os índices físicos.

A chegada de Matheus Reis pode ser analisada de várias formas:

  • Pela saída de Cristian Borja, que abre uma vaga na dupla função de ala/defesa esquerdo e também de central pela esquerda;
  • Pela performance de Nuno Mendes, que vai despertando a atenção de vários clubes e que poderá acabar por levar ao jovem português a abandonar Alvalade;
  • Pela idade de Antunes que, apesar de ser um jogador útil, não será uma aposta nem a curto nem (sobretudo) a longo prazo.
O brasileiro chegou em janeiro a Alvalade e entra no lote de opções de Rúben Amorim
Fonte: Rio Ave FC

O brasileiro é um jogador bastante corpulento e atlético, possuindo uma passada larga, conseguindo não só fazer o corredor esquerdo com facilidade, mas também ser competente nas ações defensivas. Protege bem a bola e revela capacidade para ser um central que gosta de assumir o jogo e arriscar na primeira fase de construção – lembrando a substituição que Rúben Amorim fez no jogo diante do Gil Vicente FC. Tecnicamente é seguro e demonstra nos seus cruzamentos – os antecipados vão adquirindo cada vez mais importância no modelo de jogo leonino – uma arma letal, o que fará do brasileiro uma boa alternativa a Nuno Mendes.

Um outro factor que considero importante de enaltecer e de que já se viu um pouco diante do Gil Vicente FC – não me parecendo de todo inocente – é a ligação estabelecida por Rúben Amorim entre Matheus Reis e Nuno Santos, colegas no Rio Ave. Essas dinâmicas socioafetivas, por vezes, conseguem superar a (ainda) pouca dinâmica coletiva que o brasileiro apresenta – podendo ser uma mais valia para o Sporting CP – quando o seu timoneiro procura manter o sistema como sempre o faz, mas mudar as características de alguns jogadores de forma a tornar a equipa mais ofensiva e vertical.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitórias no Atletismo e UFC – Diário do Mundial 2026 #24

França e Marrocos são os primeiros apurados para os quartos de final do Mundial 2026. Nos oitavos, vitórias sobre Paraguai e Canadá.

Todas as transmissões televisivas: onde ver os jogos dos oitavos de final do Mundial 2026 este domingo, 5 de julho?

Continuam a ser jogados os jogos dos oitavos de final do Mundial 2026. Sabe onde ver os jogos da noite deste domingo, 5 de julho.

Já está definido o 1º jogo dos quartos de final do Mundial 2026

França e Marrocos vão defrontar-se no primeiro jogo dos quartos de final do Mundial 2026. Chaveamento vai começando a ganhar forma.

França fura bloqueio do Paraguai e garante apuramento para os oitavos de final do Mundial 2026

A França venceu o Paraguai e está nos quartos de final do Mundial 2026. Vitória pela margem mínima apurou os franceses.

PUB

Mais Artigos Populares

Para ajudar o Benfica? Alvo dos encarnados é colega de antigo jogador das águias (que passou sem grande sucesso pela Luz)

Jakub Kaminski é o alvo do Benfica no mercado de verão. O extremo é colega de Luca Waldschmidt no Colónia.

Benfica pode seguir receita de sucesso do FC Porto

O FC Porto tem apostado em jogadores polacos, com os atletas a destacarem-se. O Benfica pode seguir o mesmo caminho.

Unai Simón: «Cristiano Ronaldo não é o mesmo de há uns anos

Unai Simón realizou a antevisão ao jogo entre Portugal e Espanha. O guarda-redes falou também de Cristiano Ronaldo, avançado luso.