Momento verde e branco: O calcanhar de Xandão

- Advertisement -

Oito de março de 2012. O milionário colosso Manchester City foi a Alvalade disputar uma eliminatória que não previa qualquer tipo de dificuldade. Porém os homens de Sá Pinto, e especialmente Xandão, quiseram contrariar o destino e provocar um belo de um dissabor aos ingleses.

Roberto Mancini, técnico dos citizens, contava com jogadores como Aguero, Touré, David Silva e Edin Džeko. Era, de facto, um teste com um grau de dificuldade elevadíssimo e nada fazia prever a vitória dos leões.

Com um estádio de Alvalade cheio, os homens de Sá Pinto cedo demonstraram que tinham o claro objetivo de passar a eliminatória e a maior prova disso foi mesmo a primeira mão. Ou melhor, a vitória na primeira mão.

Num jogo em que o Sporting até foi superior (coeso defensivamente e eficaz em termos ofensivos), o protagonista foi alguém que até então nunca tinha dado muito que falar: um defesa central chamado Xandão. E porquê? Pois bem, foi quem fez o tento da vitória num golo, diga-se, peculiar.

Num livre eximiamente batido pelo adorado Matías Fernández, Joe Hart defendeu para a frente, e após uma recarga, Xandão, surpreendeu tudo e todos, rematou de calcanhar e picou a bola sob o guarda redes inglês. Alvalade foi ao delírio e aquilo que parecia ser um sonho começava a ser cada vez mais uma realidade.

Xandão fez o golo à passagem do minuto 51 mas o Sporting já tinha tido mais do que oportunidades suficientes para chegar à vantagem no marcador. Também os citizens já tinham tentado o golo, mas foi o Sporting que se adiantou no marcador… e com toda a justiça!

Até ao fim ambas as equipas tiveram chances de chegar ao golo mas o jogo acabou mesmo por terminar com a vitória do Sporting por 1-0. Foi uma semana de muito entusiasmo até à segunda mão. Pelo meio até houve um embate frente ao Vitória Sport Clube, mas o pensamento era só um: a segunda mão em Inglaterra.

Foto de Capa:UEFA

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal entrou tímido mas conseguiu levar a vitória para casa | Portugal 6-2 Itália

Portugal estreou-se no Euro Futsal 2026 com uma vitória clara sobre a Itália (6-2), em Liubliana. Nem tudo foram rosas, uma vez que o resultado só ganhou forma no segundo tempo

Udinese fecha jornada da Serie A com visita em casa do lanterna Hellas Verona

A Udinese foi a casa do Hellas Verona vencer por 3-1 na 22.ª jornada da Serie A. Jogo fechou ronda no campeonato italiano.

Onde ver o Athletic x Sporting que pode ser histórico na história portuguesa na Champions League?

O Athletic recebe o Sporting na oitava e última jornada da fase de liga da Champions League. Jogo joga-se em Bilbao.

Onde ver o Benfica x Real Madrid decisivo para as contas encarnadas na Champions League?

O Benfica recebe o Real Madrid na oitava e última jornada da fase de liga da Champions League. Jogo decisivo para as águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga confirma Sydney Masur e Margie Detrizio para equipa de Futebol Feminino

O SC Braga oficializou a contratação de duas jogadoras para a equipa feminina: Sidyney Masour e Margie Detrizio assinaram um contrato válido até 2027.

Tomás Esteves reforça o Bari por empréstimo do Pisa

Tomás Esteves vai disputar a segunda metade da temporada na Serie B italiana, depois de ter sido cedido pelo Pisa ao Bari.

Yáser Asprilla emprestado pelo Girona ao Galatasaray com opção de compra

Yáser Asprilla foi cedido pelo Girona ao Galatasaray até ao final da temporada. O empréstimo inclui opção de compra para o clube turco.