Momento verde e branco: O dia em que os milhões não chegaram para fazer história

- Advertisement -

Um momento, de facto, verde e branco. No dia 15 de março de 2012 o Sporting foi a Inglaterra disputar a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa. Depois de terem batido o Manchester City na primeira mão em Alvalade com um golo de Xandão, os leões defrontaram os citizens na derradeira partida da eliminatória.

Enquanto Sá Pinto escolheu Rui Patrício, Xandão, Daniel Carriço, Polga, Insúa, Schaars, Pereirinha, Izmaylov, M. Fernández, Capel e Wolfswinkel, Roberto Mancini optou por Joe Hart, Richards, Savic, Touré, Kolarov, Pizarro, Adam Johnson, Yaya Touré, David Silva, Balotelli e Aguero. Duas equipas muito distintas, mas que mesmo assim proporcionaram um excelente espetáculo de futebol.

Com um penalti que ficou por assinalar a seu favor, os homens de Sá Pinto sempre se mostraram muito concentrados, coesos defensivamente e letais no ataque. À passagem da meia hora de jogo o Sporting colocou-se na frente do marcador (e de que forma!). Matigol, na cobrança de um livre direto, atirou forte e colocado. Sem dar hipóteses ao guardião, o médio chileno levou os milhares de adeptos sportinguistas presentes no Etihad.

Pouco depois, aos 40 minutos de jogo, foi a vez de Wolfswinkel ferir os homens de Mancini. Aproveitando um erro de Kolarov, Marat Izmailov viu o avançado holandês à ‘boca da baliza’ e cruzou tenso. Após o cruzamento do russo, o ponta de lança foi exímio e aumentou a vantagem no marcador.

Ao intervalo, o sonho parecia já uma realidade e os milhões de sportinguistas festejavam todos os segundos daquela eliminatória. O Sporting era um claro vencedor e soube travar todos os ímpetos ofensivos dos homens de Mancini.

Contudo, a segunda parte não correu de feição aos homens de Sá Pinto. À passagem da hora de jogo, Touré desmarcou Aguero com um passe soberbo e o avançado argentino, letal e após uma boa receção, atirou a contar, reduzindo assim a vantagem dos leões.

Quinze minutos depois, e já com Jeffren, Renato Neto e Carillo em campo, Balotelli empatou a partida. Após uma falta cometida por Renato Nato já na área, o italiano enganou Rui Patrício e fez o segundo dos homens de Inglaterra. Logo de seguida, Pereirinha viveu um momento arrepiante. Após um choque com o Edin Dzeco, o ala português caiu e deslocou o ombro. Com as três substituições já efetuadas, Pereirinha, hercúleo, jogou o resto da partida bastante condicionado.

O City renasceu com o empate e a nove minutos do fim Aguero bisou na partida: após um canto batido por Kolarov, Dzeco desviou ao primeiro poste e o avançado argentino, completamente solto de marcação, colocou os citizens pela primeira vez na frente do marcador.

O Sporting ainda sofreu muito até ao final e a prova disso momento é o último lance da partida. Já aos 94 minutos, e apenas a um golo de ficar na frente da eliminatória, Joe Hart (sim, o guarda redes!) subiu à área e aproveitando um cruzamento de De Jong cabeceou para uma gigante intervenção de Rui Patrício. Os pensamentos insidiam todos no mesmo: só mesmo o Sporting para ser eliminado graças a um golo do guarda-redes adversário. Porém, a sorte esteve do nosso lado e o destino acabou mesmo por sorrir aos leões.

Foto de Capa: Sporting CP

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting, FC Porto e Benfica vencem com exibições demolidoras: Eis todos os resultados da 5.ª jornada do Campeonato Nacional de Andebol

Sporting, FC Porto e Benfica golearam na 5.ª jornada do Campeonato Nacional de Andebol. Eis todos os resultados da ronda.

Sem Kika Nazareth Barcelona goleia Paris FC e Lyon esmaga Servette: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

O Barcelona venceu o Paris FC por 5-2 na Liga dos Campeões Feminina, num dia marcado pela goleada expressiva do Lyon ao Servette.

Craig Bellamy em antevisão ao Portugal x País de Gales: «Isto é como a Liga dos Campeões»

Craig Bellamy elogiou Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na antevisão ao Portugal x País de Gales para a Liga das Nações.

E seja o que Jesus quiser | Portugal x País de Gales

O Estádio José Alvalade será palco da estreia de Portugal nesta edição da Liga das Nações, onde irá defrontar a seleção do País de Gales

PUB

Mais Artigos Populares

Clássico ainda mexe: Benfica exige interdição do Estádio do Dragão e castigo para Gabri Veiga

O Benfica apresentou uma exposição formal no Conselho de Disciplina da FPF pedindo a interdição do Estádio do Dragão e várias sanções disciplinares.

Crise no Paços de Ferreira: Sócios destituem direção de Rui Abreu e elegem comissão provisória

Os associados do Paços de Ferreira aprovaram a destituição da direção presidida por Rui Abreu e nomearam uma comissão provisória de gestão.

Leandro Barreiro elogia papel com Marco Silva e fala sobre interesse da Arábia Saudita: «Uma história engraçada, mas não me afetou»

Leandro Barreiro desvalorizou os rumores do mercado, elogiou Marco Silva e destacou o seu bom momento de forma no Benfica.