Momento verde e branco: O dia em que os milhões não chegaram para fazer história

- Advertisement -

Um momento, de facto, verde e branco. No dia 15 de março de 2012 o Sporting foi a Inglaterra disputar a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa. Depois de terem batido o Manchester City na primeira mão em Alvalade com um golo de Xandão, os leões defrontaram os citizens na derradeira partida da eliminatória.

Enquanto Sá Pinto escolheu Rui Patrício, Xandão, Daniel Carriço, Polga, Insúa, Schaars, Pereirinha, Izmaylov, M. Fernández, Capel e Wolfswinkel, Roberto Mancini optou por Joe Hart, Richards, Savic, Touré, Kolarov, Pizarro, Adam Johnson, Yaya Touré, David Silva, Balotelli e Aguero. Duas equipas muito distintas, mas que mesmo assim proporcionaram um excelente espetáculo de futebol.

Com um penalti que ficou por assinalar a seu favor, os homens de Sá Pinto sempre se mostraram muito concentrados, coesos defensivamente e letais no ataque. À passagem da meia hora de jogo o Sporting colocou-se na frente do marcador (e de que forma!). Matigol, na cobrança de um livre direto, atirou forte e colocado. Sem dar hipóteses ao guardião, o médio chileno levou os milhares de adeptos sportinguistas presentes no Etihad.

Pouco depois, aos 40 minutos de jogo, foi a vez de Wolfswinkel ferir os homens de Mancini. Aproveitando um erro de Kolarov, Marat Izmailov viu o avançado holandês à ‘boca da baliza’ e cruzou tenso. Após o cruzamento do russo, o ponta de lança foi exímio e aumentou a vantagem no marcador.

Ao intervalo, o sonho parecia já uma realidade e os milhões de sportinguistas festejavam todos os segundos daquela eliminatória. O Sporting era um claro vencedor e soube travar todos os ímpetos ofensivos dos homens de Mancini.

Contudo, a segunda parte não correu de feição aos homens de Sá Pinto. À passagem da hora de jogo, Touré desmarcou Aguero com um passe soberbo e o avançado argentino, letal e após uma boa receção, atirou a contar, reduzindo assim a vantagem dos leões.

Quinze minutos depois, e já com Jeffren, Renato Neto e Carillo em campo, Balotelli empatou a partida. Após uma falta cometida por Renato Nato já na área, o italiano enganou Rui Patrício e fez o segundo dos homens de Inglaterra. Logo de seguida, Pereirinha viveu um momento arrepiante. Após um choque com o Edin Dzeco, o ala português caiu e deslocou o ombro. Com as três substituições já efetuadas, Pereirinha, hercúleo, jogou o resto da partida bastante condicionado.

O City renasceu com o empate e a nove minutos do fim Aguero bisou na partida: após um canto batido por Kolarov, Dzeco desviou ao primeiro poste e o avançado argentino, completamente solto de marcação, colocou os citizens pela primeira vez na frente do marcador.

O Sporting ainda sofreu muito até ao final e a prova disso momento é o último lance da partida. Já aos 94 minutos, e apenas a um golo de ficar na frente da eliminatória, Joe Hart (sim, o guarda redes!) subiu à área e aproveitando um cruzamento de De Jong cabeceou para uma gigante intervenção de Rui Patrício. Os pensamentos insidiam todos no mesmo: só mesmo o Sporting para ser eliminado graças a um golo do guarda-redes adversário. Porém, a sorte esteve do nosso lado e o destino acabou mesmo por sorrir aos leões.

Foto de Capa: Sporting CP

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Raúl Asencio absolvido no caso do vídeo íntimo: «Agora é a minha vez de falar»

Raúl Asencio foi absolvido no caso do vídeo sexual. As duas vítimas perdoaram o defesa do Real Madrid, permitindo a retirada da acusação.

Taça de Itália: Palermo e Hellas Verona avançam para os oitavos-de-final

Nos 16-avos de final da Taça de Itália, o Palermo bateu o Mantova por 5-2 e o Hellas Verona eliminou o Cagliari, com uma vitória por 2-1.

Real Sociedad e Celta Vigo empatam no arranque da quarta jornada da La Liga

Na quarta jornada da La Liga, a Real Sociedad e Celta Vigo não foram além do empate a zero no País Basco.

Imprensa italiana revela o plano B de Rui Costa para o Benfica como alternativa a Marco Silva

Nicolò Schira avança que Rui Costa falou com Vicenzo Italiano em maio, como plano B para o Benfica, caso não chegasse a acordo com Marco Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Anderlecht de Vítor Bruno regressa às vitórias na Liga Belga

Na terceira jornada da Liga Belga, o Anderlecht de Vítor Bruno recebeu e venceu o Kortrijk pela margem mínima.

Rui Pedro Braz abandona o cargo de diretor desportivo do Al Ahli

O Al Ahli anunciou um acordo de rescisão de contrato com Rui Pedro Braz, por mútuo acordo. Português chegou ao clube em outubro de 2025.

Ange Postecoglu entusiasmado com o recorde de Cristiano Ronaldo: «Está perto dos 1000 golos… vai ser incrível»

Cristiano Ronaldo está a 22 golos do recorde histórico e Ange Postecoglu deixou fortes elogios ao capitão do Al Nassr.