Muralha chinesa ou esburacada?

Sebástian Coates. Rúben Semedo. Paulo Oliveira. Douglas. Quatro defesas centrais que Jorge Jesus tem à sua disposição para colocar na zona mais recuada do terreno. No entanto, é difícil perceber qual a dupla que serve melhor as opções do treinador neste defeso. Apesar de ter melhorado com as suas escolhas (Jesus chegou a testar pelo menos dez duplas de centrais na época passada), continuam a deixar algumas dúvidas na cabeça tanto do treinador como dos adeptos.

Pessoalmente, sempre me agradou ver Paulo Oliveira na defesa. Para além da sua envergadura (1,87m), o jogador sempre deu bastante segurança tanto a Rui Patrício como aos seus companheiros do meio-campo, como demonstrou recentemente no jogo frente ao Famalicão. No entanto, face à época estrondosa que fez no ano passado, não merecia ter tão poucas oportunidades nesta temporada. Principalmente porque Ruben Semedo ainda é bastante jovem e tem cometido alguns erros, apesar do seu potencial. Douglas, que jogou com Paulo Oliveira na Taça de Portugal, não mostrou capacidades suficientes para merecer um lugar sem discussão na equipa inicial do Sporting. Parece-me mais ser uma opção caso algo de errado se passe com um dos outros três jogadores.

Paulo Oliveira demonstrou sempre qualidade quando chamado a jogo Fonte: Sporting CP
Paulo Oliveira demonstrou sempre qualidade quando chamado a jogo
Fonte: Sporting CP

Em relação à dupla Coates e Semedo, uma coisa é inegável: eles, de facto, combinam, muito bem na defesa sportinguista. A experiência do uruguaio coaduna-se perfeitamente com a vertente mais arrojada do sub-21 português. No entanto, creio que esta vontade de arriscar de Ruben Semedo lhe traz alguns problemas, principalmente em jogos de vertente internacional. Geralmente, é nos jogos da Liga dos Campeões que o jovem português acaba por quebrar mais, cometendo erros que Coates nem sempre é capaz de colmatar.

Apesar de concordar que Ruben Semedo necessita de experiência, creio que dar oportunidade a Paulo Oliveira seria também bastante oportuno. Nunca se sabe (e espero que isto não aconteça) se os jogadores estarão sempre bem fisicamente para encarar os jogos e necessitamos de um jogador de qualidade e com ritmo de jogo para colmatar a falta de um dos dois. Trocaria Semedo por Oliveira apenas porque acredito que este é melhor na antecipação de jogadas e comete menos erros sob pressão, coisas que o jovem luso-caboverdiano ainda não domina na perfeição.

Assim, a dupla ideal seria mesmo Coates e Paulo Oliveira como base e Ruben Semedo a entrar em alguns jogos para ganhar consistência e potenciar o seu trabalho, aprendendo que não tem espaço para erros. A defesa leonina acabava por também ficar mais segura, sendo que o antigo central do Vitória de Guimarães tem a confiança dos restantes colegas.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fernando Santos continua sem ganhar pelo Azerbaijão e sofre goleada de 5-0 frente à Islândia

O Azerbaijão de Fernando Santos continua num mau momento. A equipa orientada pelo técnico português foi goleada por 5-0 frente à Islândia.

Benfica vai receber Arouca no dia das eleições do clube

O Benfica vai jogar frente ao Arouca no dia 25 de outubro. O encontro vai ter lugar no dia das eleições para a presidência do clube encarnado.

Luís Freire comenta primeira vitória por Portugal Sub-21: «O adversário arriscou mais um bocado, tivemos espaço e acabámos com uma grande jogada e o...

Luís Freire abordou a vitória de Portugal frente ao Azerbaijão por cinco bolas a zero, num encontro relativo aos Sub-21.

US Open #1: Os destaques negativos do torneio feminino e masculino

Está a decorrer neste momento o US Open, aquele que é o último torneio do Grand Slam do calendário tenístico.

PUB

Mais Artigos Populares

O que podemos esperar da nova dupla de pilotos da Cadillac? | Fórmula 1

A Cadillac vai juntar-se à Fórmula 1, em 2026, e já anunciou a dupla de pilotos que vai correr pela equipa norte-americana e pode-se dizer que apostaram na experiência.

Barcelona pode vir a arrepender-se: Marcus Rashford já foi avisado por Hansi Flick

O Barcelona contratou Marcus Rashford neste mercado de transferências, mas a forma do internacional inglês está longe de agradar.

Uganda aplica goleada em Moçambique e Marrocos qualifica-se: eis os resultados da qualificação africana para o Mundial 2026

O Uganda bateu Moçambique por quatro bolas a zero durante esta sexta-feira, num encontro da qualificação para o Mundial 2026.