Muralha chinesa ou esburacada?

- Advertisement -

Sebástian Coates. Rúben Semedo. Paulo Oliveira. Douglas. Quatro defesas centrais que Jorge Jesus tem à sua disposição para colocar na zona mais recuada do terreno. No entanto, é difícil perceber qual a dupla que serve melhor as opções do treinador neste defeso. Apesar de ter melhorado com as suas escolhas (Jesus chegou a testar pelo menos dez duplas de centrais na época passada), continuam a deixar algumas dúvidas na cabeça tanto do treinador como dos adeptos.

Pessoalmente, sempre me agradou ver Paulo Oliveira na defesa. Para além da sua envergadura (1,87m), o jogador sempre deu bastante segurança tanto a Rui Patrício como aos seus companheiros do meio-campo, como demonstrou recentemente no jogo frente ao Famalicão. No entanto, face à época estrondosa que fez no ano passado, não merecia ter tão poucas oportunidades nesta temporada. Principalmente porque Ruben Semedo ainda é bastante jovem e tem cometido alguns erros, apesar do seu potencial. Douglas, que jogou com Paulo Oliveira na Taça de Portugal, não mostrou capacidades suficientes para merecer um lugar sem discussão na equipa inicial do Sporting. Parece-me mais ser uma opção caso algo de errado se passe com um dos outros três jogadores.

Paulo Oliveira demonstrou sempre qualidade quando chamado a jogo Fonte: Sporting CP
Paulo Oliveira demonstrou sempre qualidade quando chamado a jogo
Fonte: Sporting CP

Em relação à dupla Coates e Semedo, uma coisa é inegável: eles, de facto, combinam, muito bem na defesa sportinguista. A experiência do uruguaio coaduna-se perfeitamente com a vertente mais arrojada do sub-21 português. No entanto, creio que esta vontade de arriscar de Ruben Semedo lhe traz alguns problemas, principalmente em jogos de vertente internacional. Geralmente, é nos jogos da Liga dos Campeões que o jovem português acaba por quebrar mais, cometendo erros que Coates nem sempre é capaz de colmatar.

Apesar de concordar que Ruben Semedo necessita de experiência, creio que dar oportunidade a Paulo Oliveira seria também bastante oportuno. Nunca se sabe (e espero que isto não aconteça) se os jogadores estarão sempre bem fisicamente para encarar os jogos e necessitamos de um jogador de qualidade e com ritmo de jogo para colmatar a falta de um dos dois. Trocaria Semedo por Oliveira apenas porque acredito que este é melhor na antecipação de jogadas e comete menos erros sob pressão, coisas que o jovem luso-caboverdiano ainda não domina na perfeição.

Assim, a dupla ideal seria mesmo Coates e Paulo Oliveira como base e Ruben Semedo a entrar em alguns jogos para ganhar consistência e potenciar o seu trabalho, aprendendo que não tem espaço para erros. A defesa leonina acabava por também ficar mais segura, sendo que o antigo central do Vitória de Guimarães tem a confiança dos restantes colegas.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Selecionador da Coreia do Sul revela: «Aparentemente, Hwang In-beom poderá jogar contra a Venezuela»

Após falhar os dois últimos jogos da Coreia do Sul, o selecionador confirmou que Hwang In-beom está em condições para o duelo com a Venezuela.

Roberto Mancini e a possível titularidade de Issa Doumbia: «Precisamos de dar-lhe tempo»

Na conferência de antevisão do duelo entre Itália e Turquia, Roberto Mancini foi questionado se Issa Doumbia fará a estreia como titular.

Georgiy Sudakov falha convocatória da Ucrânia para o embate com a Geórgia

Ao contrário de Anatoliy Trubin, Georgiy Sudakov não foi incluido na lista de 23 convocados para o Geórgia x Ucrânia.

Portugal já está na Suécia e arranca preparação para defrontar a Dinamarca

A comitiva da Seleção Nacional viajou esta manhã até Malmo, na Suécia, onde realizará a preparação para o duelo com a Noruega.

PUB

Mais Artigos Populares

Ténis: Nuno Borges cruza-se com Novak Djokovic em Pequim e Francisco Cabral discute título em Hangzhou

Nuno Borges vai abrir o China Open com um duelo frente a Novak Djokovic. Em Hangzhou, Francisco Cabral garantiu um lugar na final do ATP 250.

FC Porto junta equipa principal e equipa B no regresso ao Olival

Francesco Farioli e João Brandão juntaram os plantéis no Olival. FC Porto conta com um total de 11 internacionais entre as duas equipas.

Papo de Bola #114 – Fim das Bets abala o futebol brasileiro?

O novo episódio do “Papo de Bola” aborda a nova medida anunciada pelo governo brasileiro, que impede a realização de apostas desportivas em todo o território, e as consequências que esta decisão poderá trazer.