O 11 do ano | Sporting CP

Chegou ao fim 2022, ano bastante confuso em termos de contas para o Sporting Clube de Portugal. Em maio, no fim da outra época, perdeu o campeonato perante os dragões, e o começo da temporada 2022/2023 começou algo atribulado. Encontra-se neste momento nove pontos atrás do atual líder, Sport Lisboa e Benfica. Mas chega a hora de um apanhado geral sobre os melhores jogadores neste ano que agora finda.

António Adán – Foi titular indiscutível a cada jogo disputado e ganhava a confiança de Amorim no final de cada um. O percurso mais recente do guardião é marcado por grandes exibições mas também algumas recaídas (relembre-se o desaire que teve no jogo contra o OL Marselha a contar para a Liga dos Campeões). No entanto, a sua presença nas redes do Sporting é mais que assegurada, muito também pelo que já fez num passado recente.

Gonçalo Inácio – A presença do jovem português na ala direita da formação do Sporting tem sido um trunfo para o técnico leonino. Terminou 2021/22 com quatro golos e três assistências e, até dezembro, já leva dois golos e uma assistência. A qualidade do ainda novo Gonçalo Inácio é o espelho do que melhor se faz nas camadas mais jovens formadas em Alcochete.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Coates Para além da insígnia de capitão a ele dada, o uruguaio foi, durante este ano, um autêntico muro frente aos adversários. A sua falta foi notada em muitos jogos, principalmente quando o mesmo se encontrava lesionado e o desfecho da partida se tornava negativo para os leões. “El Patrón” chegou, neste último jogo, às 300 presenças com a camisola do Sporting e tudo indica que fique mais uma temporada, após a renovação feita neste verão.

Matheus Reis – Nas suas primeiras aparições como jogador do Sporting, foi considerado o “patinho feio”, já que entrou com o pé esquerdo após assinar pelos leões. No entanto, desde o final da última época, parece ter encontrado o lugar certo no plantel e é cada vez mais aposta de Rúben Amorim. Ainda não fez gosto ao pé esta temporada, mas na época transata esteve presente em quatro golos.

João Palhinha – A forma como balançava o jogo e a bola de uma ala para a outra confundia os adversários e rapidamente lançava os avançados para ataques rápidos. A sua saída foi bastante discutida por entre a comunidade sportinguista já que foi uma peça fulcral do puzzle do leão a desaparecer das contas de Amorim.

Fonte: Paulo Ladeira/ Bola na Rede

Matheus Nunes – Mais uma correta distinção para Matheus Nunes, que merece o lugar no onze do ano. Apresentou-se como mais um produto das escolas de Alcochete e rapidamente marcou o seu lugar no line-up dos jogos. A sua saída fez mossa quase automaticamente, visto que o Sporting teve de adaptar outros jogadores à posição, algo que demorou algum tempo e custou muitos pontos.

Nuno Santos – Presença indiscutível no onze do ano, tal como Porro. A raça que demonstra e a velocidade que coloca no jogo movimenta o Sporting pelo campo e embala todos os atacantes para a baliza do adversário. Outro ídolo para os sportinguistas.

Pedro Porro – Era inevitável a presença do espanhol no onze do ano do Sporting CP. A velocidade que emprega no jogo, aliada à raça e ao amor à camisola que demonstra dá-lhe a tão merecida distinção de estar presente nos melhores de 2022. Não é por acaso que, no último jogo, recebeu o prémio de Melhor Jogador em Campo, troféu esse que ofereceu a Coates pela marca dos 300 jogos pelo clube.

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pablo Sarabia – Diretamente das terras gaulesas, o espanhol encantou desde o primeiro minuto que tocou na bola e que vestiu as cores do leão. Jogos de Primeira Liga, Liga dos Campeões, Taças. Deixou a sua marca em todas as competições, mas, com o findar do empréstimo ao PSG, regressou a França, deixando saudade no clube. Os rumores estão no ar e o regresso do extremo era um presente de Natal que ninguém se importava de receber.

Paulinho – Nos últimos encontros tem se apresentado em grande forma e a probabilidade de fazer gosto ao pé é elevada a cada 90 minutos que passam. Demorou algum tempo para fazer o que a sua posição exige, mas aos poucos vai descobrindo o caminho para o golo.

Pedro Gonçalves – O jogador anda com sede de golo e é visível a frustração do mesmo, encontro após encontro. Apesar de algumas oportunidades, “Pote” não tem andado muito assertivo e já não faz gosto ao pé há algum tempo. No entanto, merece a presença no onze do ano pelo que fez no passado. No momento presente, tem faltado o golo, mas isso é algo que com o tempo surgirá, o próprio que o diga.

André Soares
André Soares
"O André está neste momento a tirar a licenciatura em Ciências da Comunicação, na mui nobre Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mas não é em Vila Real que tem as suas raízes. Tondela foi, e é, a sua casa, e muita da paixão que tem, especialmente pelo futebol, deve-o ao seu avô, que lhe incutiu, e muito, o vício da bola desde pequeno". Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga derrota Valur e avança para a terceira fase de qualificação para a Champions League Feminina

O Braga derrotou o Valur por 3-1, em jogo da segunda fase de qualificação para a Champions League 2025/26.

Rodrigo Mora | O Diamante do Dragão Seduzido pelo Ouro Árabe

Se esta transferência de Rodrigo Mora se concretizar, será um duro golpe não apenas para o FC Porto, mas para todo o futebol português

Vasco Matos e a desvantagem na eliminatória com o Shamrock Rovers: «Acredito que podemos dar a volta»

Vasco Matos fez a antevisão do Shamrock Rovers x Santa Clara, jogo da segunda mão do playoff de acesso à Conference League

Kerem Akturkoglu vinga-se da transferência falhada e marca o golo do Benfica contra o Fenerbahçe

Assistência de Leandro Barreiro, golo de Kerem Akturkoglu. O Benfica x Fenerbahçe joga-se no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Semedo confirmado no Moreirense por empréstimo do Sunderland

Luís Semedo foi cedido por empréstimo ao Moreirense até ao final da temporada, proveniente do Sunderland.

FC Porto interessado em Anass Salah-Eddine

O FC Porto pode avançar para a contratação de Anass Salah-Eddine. O defesa de 23 anos tem vários interessados na sua contratação.

O polémico golo anulado a Vangelis Pavlidis no Benfica x Fenerbahçe

Vangelis Pavlidis adiantou as águias rumo à Champions League, mas o golo foi anulado por fora de jogo de Leandro Barreiro. O Benfica x Fenerbahçe joga-se no Estádio da Luz.