O homem da batuta no Sporting CP

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Como em todas as orquestras, o papel do maestro é crucial. É ele que dirige, que define os tempos e os compassos e que “dá o corpo às balas” quando alguém é atraiçoado pelos nervos.

No Sporting Clube de Portugal acontece o mesmo. Não estou a falar de Jorge Jesus, falo antes de Adrien Silva e da falta mais que notada no relvado de Alvalade no último encontro diante do SC Marítimo.

Já nos tínhamos dado conta desta realidade, da qualidade que empresta ao jogo coletivo leonino, da capacidade de luta e do espírito de sacrifício.

Jamais se poderá apontar o dedo a Adrien no que toca a cada uma destas valências. É dos jogadores da Liga NOS com mais quilómetros nas pernas, mas nem isso o faz perder a vontade de ajudar o Sporting CP a conquistar o título.

Quanto ao jogo, para além dos três pontos e da melhoria significativa de Teo Gutiérrez, fez mais falta quem não esteve.

O meio campo leonino não carbura sem Adrien. A intensidade perde-se, a definição do passe, a saída de pressão, o processo ofensivo e defensivo. Perde-se sobretudo a alma leonina.

E mais que isso, todos os outros intervenientes dão a ideia de que não estão a jogar o suficiente, até mesmo João Mário que não me canso de elogiar. Porquê? Porque o nosso maestro potencia todas as qualidades dos seus companheiros, confere-lhes segurança no processo defensivo e depois há o jogador que melhor define quando tem que se partir rumo ao meio campo adversário.

William e Aquilani cumpriram os mínimos, mas ficaram uns degraus abaixo do soneto que normalmente este maestro dirige em todos os relvados nacionais.

Adrien Silva, o “motor” do meio campo verde e branco Fonte: Sporting CP
Adrien Silva, o “motor” do meio campo verde e branco
Fonte: Sporting CP

Por outro lado – e se restassem dúvidas – a equipa verde e branco mostrou-se determinada a lutar até ao fim, agilizando os movimentos e tentando de uma forma ou outra visar a baliza madeirense defendida por um guardião que sempre admirei que teve um par de defesas de elevada qualidade.

Foi bom rever a alegria de Matheus Pereira que após um período mais longo de ausência, voltou a agitar as bancadas leoninas, essas também alegres e felizes por mais uma vitória, não tanto pela exibição.

É sempre agridoce apontar fatores negativos depois de uma vitória, parece atingir sempre um sentimento de ingratidão para os onze que começaram o jogo e os três que deram o seu contributo no decorrer do mesmo. Mas talvez seja depois das vitórias que temos mais discernimento emocional para o fazer, e apontaria para a utilização de Bruno César como defesa esquerdo.

Não é de longe a sua posição, não tem capacidade suficiente para cumprir o papel que se pede a um homem que tem de defender bem e depois, por culpa deste sistema de jogo, fazer o corredor todo durante grande parte do encontro. Com Jefferson ainda a recuperar de lesão, Marvin Zeegelaar é, na minha modesta opinião o substituto natural, ele que até jogava muitas vezes a extremo no Rio Ave.

Diria até que será o defesa esquerdo titular do Sporting CP na próxima temporada.

Foto de Capa: Sporting CP

Rúben Lourenço Nunes
Rúben Lourenço Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto sportinguista e completamente apaixonado pelo futebol, tem na escrita uma das suas atividades favoritas. A magia do futebol foi-lhe passada por jogadores como Iordanov, Cherbakov ou Duscher, que tão bem caracterizavam a identidade leonina.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim de ciclo no Peixe: Neymar mais longe de renovar com o Santos devido a descontentamento mútuo

A relação entre Neymar e o Santos está desgastada. Alegadas atitudes egoístas têm gerado desconforto entre colegas de equipa, equipa técnica e dirigentes.

Atenção, Benfica: Real Madrid toma decisão quanto ao futuro de Franco Mastantuono e já há favorito na corrida

Franco Mastantuono vai deixar o Real Madrid por empréstimo. Os merengues dão preferência a uma cedência europeia e a Fiorentina ganha vantagem.

Yan Diomandé cada vez mais perto do Real Madrid: avançado fica fora do estágio do Leipzig

Yan Diomandé não vai viajar para o estágio do Leipzig na Áustria, numa altura em que a transferência para o Real Madrid está iminente.

Newcastle vem a Portugal e olha para o futebol português: 2 alvos de mercado foram destaque da Primeira Liga

O Newcastle pretende reforçar o plantel. Lukas Hornicek e Victor Froholdt são alvos dos magpies para esta janela.

PUB

Mais Artigos Populares

Franjo Ivanovic a um passo de reforçar o Hull City por empréstimo com opção de compra

Franjo Ivanovic está a um passo de deixar o Benfica e reforçar o Hull City por empréstimo com obrigação de compra.

AO VIVO E EM DIRETO: José Mourinho em ação no Real Madrid x Fiorentina da pré-época

O Real Madrid de José Mourinho defronta a Fiorentina na pré-época. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Negócio fechado: Souleymane Faye já está em França e Sporting pode conseguir recuperar dinheiro investido

Souleymane Faye já está em França para assinar contrato com o Lorient. Negócio de empréstimo com opção de compra pode sorrir ao Sporting.