O homem da batuta no Sporting CP

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Como em todas as orquestras, o papel do maestro é crucial. É ele que dirige, que define os tempos e os compassos e que “dá o corpo às balas” quando alguém é atraiçoado pelos nervos.

No Sporting Clube de Portugal acontece o mesmo. Não estou a falar de Jorge Jesus, falo antes de Adrien Silva e da falta mais que notada no relvado de Alvalade no último encontro diante do SC Marítimo.

Já nos tínhamos dado conta desta realidade, da qualidade que empresta ao jogo coletivo leonino, da capacidade de luta e do espírito de sacrifício.

Jamais se poderá apontar o dedo a Adrien no que toca a cada uma destas valências. É dos jogadores da Liga NOS com mais quilómetros nas pernas, mas nem isso o faz perder a vontade de ajudar o Sporting CP a conquistar o título.

Quanto ao jogo, para além dos três pontos e da melhoria significativa de Teo Gutiérrez, fez mais falta quem não esteve.

O meio campo leonino não carbura sem Adrien. A intensidade perde-se, a definição do passe, a saída de pressão, o processo ofensivo e defensivo. Perde-se sobretudo a alma leonina.

E mais que isso, todos os outros intervenientes dão a ideia de que não estão a jogar o suficiente, até mesmo João Mário que não me canso de elogiar. Porquê? Porque o nosso maestro potencia todas as qualidades dos seus companheiros, confere-lhes segurança no processo defensivo e depois há o jogador que melhor define quando tem que se partir rumo ao meio campo adversário.

William e Aquilani cumpriram os mínimos, mas ficaram uns degraus abaixo do soneto que normalmente este maestro dirige em todos os relvados nacionais.

Adrien Silva, o “motor” do meio campo verde e branco Fonte: Sporting CP
Adrien Silva, o “motor” do meio campo verde e branco
Fonte: Sporting CP

Por outro lado – e se restassem dúvidas – a equipa verde e branco mostrou-se determinada a lutar até ao fim, agilizando os movimentos e tentando de uma forma ou outra visar a baliza madeirense defendida por um guardião que sempre admirei que teve um par de defesas de elevada qualidade.

Foi bom rever a alegria de Matheus Pereira que após um período mais longo de ausência, voltou a agitar as bancadas leoninas, essas também alegres e felizes por mais uma vitória, não tanto pela exibição.

É sempre agridoce apontar fatores negativos depois de uma vitória, parece atingir sempre um sentimento de ingratidão para os onze que começaram o jogo e os três que deram o seu contributo no decorrer do mesmo. Mas talvez seja depois das vitórias que temos mais discernimento emocional para o fazer, e apontaria para a utilização de Bruno César como defesa esquerdo.

Não é de longe a sua posição, não tem capacidade suficiente para cumprir o papel que se pede a um homem que tem de defender bem e depois, por culpa deste sistema de jogo, fazer o corredor todo durante grande parte do encontro. Com Jefferson ainda a recuperar de lesão, Marvin Zeegelaar é, na minha modesta opinião o substituto natural, ele que até jogava muitas vezes a extremo no Rio Ave.

Diria até que será o defesa esquerdo titular do Sporting CP na próxima temporada.

Foto de Capa: Sporting CP

Rúben Lourenço Nunes
Rúben Lourenço Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto sportinguista e completamente apaixonado pelo futebol, tem na escrita uma das suas atividades favoritas. A magia do futebol foi-lhe passada por jogadores como Iordanov, Cherbakov ou Duscher, que tão bem caracterizavam a identidade leonina.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Duelo entre técnicos portugueses: Al Gharafa vence Al Rayyan por 3‑2

O Al Gharafa, orientado pelo português Pedro Martins, venceu o Al Rayyan, comandado por Artur Jorge, por 3‑2 na 17.ª jornada da Liga do Catar.

Imprensa espanhola sobre José Mourinho: «Mourinho regressou a Lisboa como um herói, mas saiu de Madrid como um vilão»

José Mourinho optou por ficar no autocarro durante o jogo entre o Benfica e o Real Madrid. A imprensa espanhola escreveu sobre a opção do técnico.

Países Baixos aproximam-se de Portugal: Eis o Ranking UEFA depois dos resultados desta quinta-feira

O Ranking UEFA já sofreu a sua mais recente alteração, depois dos jogos dos playoffs de Europa League e Conference League.

Benfica vence Sporting e está apurado para a final eight da Champions League de Hóquei em Patins

O Benfica recebeu e venceu o Sporting por quatro bolas a três, em jogo da sétima jornada da Champions League de Hóquei em Patins.

PUB

Mais Artigos Populares

O baile de Vinícius Júnior na luta contra o racismo visto por Madrid

A BBC fez as contas e são já 20 as denúncias de Vinícius Júnior por insultos racistas. Por 20 vezes, o avançado brasileiro ouviu das bancadas ou do relvado ataques direcionados ao tom de pele e às suas origens.

Celta de Vigo apura-se para os oitavos da Europa League: eis os resultados dos jogos das 20 horas

O Celta de Vigo garantiu o apuramento para os oitavos de final da Europa League, depois de ter vencido o PAOK por 1-0.

Eis as equipas que se conseguiram apurar para os oitavos de final da Europa League

Estão definidas as 16 equipas que vão participar nos oitavos de final da Europa League. Braga e FC Porto fazem parte do lote.