📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O problema do Sporting CP reside nos sócios e nos adeptos

- Advertisement -

Muito se tem discutido sobre a ausência de adeptos nos estádios com o argumento de que o futebol com as bancadas despidas não faz sentido, uma vez que é por eles e para eles que os jogos e os estádios existem. 

Efectivamente, sem os adeptos a animar as bancadas, com cânticos de apoio, com coreografias coloridas e criativas, as romarias de final de tarde com cachecol e camisola envergados para apoiar a equipa do coração, o futebol não teria qualquer fundamento. Aliás, como em tudo, o que não tem procura tende a cair no esquecimento, chegando a extinguir-se. 

O futebol nunca cairá no esquecimento pela simples razão de que o mais pequeno ser, vendo algo redondo e que role, tem o instinto primário de chutá-lo. A paixão que este desporto faz crescer pelo simples prazer de se poder jogar na rua com os amigos, com balizas feitas de mochilas, pedras amontoadas ou qualquer outro objecto que possa delimitar uma baliza, nunca o deixará cair no esquecimento. No entanto, o negócio que alimenta as equipas profissionais já faz parte de outro assunto.  

O corte de receitas das bilheteiras pode significar a falência de muitos clubes de menor dimensão, ainda que para os maiores clubes portugueses sejam pouco significativas no “bolo” geral das suas finanças. E mesmo para estes, ao eliminar-se as idas aos estádios, restringem-se outros negócios paralelos como as vendas de merchandising. 

No fundo, o que dá significado ao futebol são os adeptos, apesar de ultimamente se estar a criar uma ideia de que a equipa de futebol do Sporting CP joga melhor sem a pressão dos adeptos nas bancadas. A verdade é que o clube leonino está a fazer um início de época como há muito não se via no reino do leão.

Os adeptos são o foco do espetáculo futebolístico e Alvalade não é exceção à regra
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

 

Será então que, para poderem ser campeões, os sportinguistas têm de se demitir do seu direito e prazer em ver a sua equipa ao vivo? 

Pelo menos é o que alguns notáveis sportinguistas têm dito recentemente, em entrevistas que dadas aos meios de comunicação. 

Talvez o caminho seguido pela actual direcção, que levou à crescente desmobilização dos sócios e adeptos no apoio à equipa de futebol do Sporting CP, com expulsões de sócios, perseguição a claques, fosse já uma visão premonitória, e a preparação para um futuro risonho. Tudo pensado por forma a criar o cenário ideal para termos o clube de novo a lutar pelo título. E até a pandemia ajudou a criar esse cenário. 

Mas, se assim for, e os sportinguistas não pudessem apoiar e seguir a sua equipa de coração, de que serviria ser campeão? Qual o prazer disso? Qual o sentido do clube existir? 

A verdade é que os jogadores, para ambicionarem jogar no Sporting CP, e poderem envergar a camisola verde e branca listada, têm de ter o arcabouço de aguentar a pressão de ganhar sempre e ter quem lho exija a cada jogo. Porque é por nós e para nós que eles jogam. Sem a nossa existência e o nosso amor ao clube, a sua situação profissional não teria qualquer sentido de existir. 

O Sporting CP é dos sócios e para os sócios. E os jogadores com certeza sentem muito mais prazer em ter as bancadas cheias a apoiá-los e a aplaudi-los pelas suas belas jogadas. Como todas as coisas boas têm um senão, as coisas menos boas feitas terão que ser apupadas e criticadas. É assim em todas as profissões e também o é nos estádios de futebol. 

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica arrasado: «Um flop de 25 milhões de euros»

Elye Wahi foi associado ao Benfica em 2023, numa fase que representava o Montpellier. O jogador está a ser muito criticado.

Vítor Matos vai treinar médio português e antigo extremo do Estrela da Amadora no Swansea

Vítor Matos vai cruzar-se com Gonçalo Franco e Ronald Pereira ao serviço do Swansea, emblema do Championship.

José Mourinho apostou em sistema de 3 centrais: jovens do Benfica espreitam oportunidade

José Mourinho lançou um sistema de três centrais no encontro do Benfica frente ao Atlético CP, para a Taça de Portugal.

Reviravolta na lesão de Cole Palmer do agrado do Chelsea: «Estará de volta em breve»

Afinal, a lesão de Cole Palmer não é tão grave como Enzo Maresca sinalizou. Inglês já treina no relvado e regresso ao Chelsea está próximo.

PUB

Mais Artigos Populares

Site especializado revela que Diogo Rêma pode trocar o FC Porto pelo Sporting

Diogo Rêma tem sido um dos nomes importantes do andebol nacional. O guarda-redes pode trocar o FC Porto pelo Sporting.

Imprensa espanhola lança ‘bomba’: Liverpool disposto a chegar aos 200 milhões por extremo da Bundesliga

Michael Olise pode ser o próximo grande alvo do Liverpool. O jogador é visto como o sucessor de Mohamed Salah.

Felipe Melo dá conselho a Abel Ferreiras e alerta: «Caso contrário, o Palmeiras vai chegar à final da Libertadores numa sequência de cinco jogos...

Felipe Melo está a torcer por uma vitória do Palmeiras na final da Taça Libertadores. Antigo jogador do Verdão deixou conselho a Abel Ferreira.