Os 5 melhores jogos do Sporting CP na Taça da Liga

    Taça da Liga: aquela competição que os Sportinguistas não davam tanto ênfase, mas que nos últimos anos tem dado inúmeros motivos para sorrir aos leões. Nas últimas cinco edições da atual Taça da Liga, o Sporting levou para Alvalade o troféu por quatro vezes, tendo visto apenas a sua série vitoriosa interrompida pelo Sporting de Braga em 2019/2020, na altura treinado por Rúben Amorim.

    Depois de uma fase de grupos bastante positiva do coletivo de Alvalade, tendo carimbado a passagem aos quartos de final, o Sporting encontrou o Sporting de Braga onde atropelou a equipa minhota por 5-0, conquistando assim um dos quatro bilhetes para a Final Four de Leiria onde irá encarar o FC Arouca. Caso os leões vençam os arouquenses, defrontarão o vencedor da outra meia-final (FC Porto ou Académico de Viseu FC).

    Com os últimos anos a serem marcados de boas memórias para o Sporting na Taça da Liga recordaremos agora os melhores cinco jogos do clube na competição.

    Nos quartos de final, Sporting aplicou a chapa 5

    O jogo é de memória recente, pois realizou-se há pouco mais de um mês, mas não é isso que faz com que não seja um dos melhores jogos do Sporting nesta competição. Em 45 minutos frenéticos e explosivos, os leões cilindraram os guerreiros do Minho por 5-0. Os golos leoninos foram assinalados por Gonçalo Inácio (4’), Paulinho (7’), Pote (20’), Trincão (41’) e Marcus Edwards (45’).

    O Sporting resolveu na primeira parte a eliminatória frente a um adversário que costuma dar algumas dores de cabeça aos verdes e brancos.

    A primeira Taça da Liga da história do Sporting

    Foram precisos 10 anos para o Sporting e Taça da Liga dar casamento. Nas meias-finais, o Sporting eliminou o FC Porto na marcação de grandes penalidades e encontrou o Vitória FC onde o desfecho foi semelhante ao do jogo anterior.

    Num jogo onde o Sporting começou a perder, estabeleceu a igualdade no marcador já aos 80’ por intermédio de Bas Dost, levando assim a partida para prolongamento e penáltis. O Sporting foi feliz na marca dos onze metros e levou para Alvalade a primeira Taça da Liga de sempre.

    O bicampeonato de Inverno

    Só bastou um ano para o Sporting ganhar por duas vezes consecutivas a Taça da Liga. Em 2018/2019 defrontou a equipa do FC Porto e assim como na final de 2017, começou a perder mas conseguiu igualar o marcador ao cair do pano, também por intermédio do ponta de lança holandês, Bas Dost.

    O jogo acabou por ser decidido em grandes penalidades onde o FC Porto desperdiçou por duas vezes (uma defesa de Renan Ribeiro e um pontapé ao poste), e os leões conquistaram assim o bicampeonato de Inverno. Os pupilos de Marcel Keizer festejaram de modo eletrizante.

    Remontada de Jovane para a final da Taça

    Quem não gosta de um jogo de futebol que tenha cambalhotas no marcador e emoção para dar e vender que atire a primeira pedra. O Sporting e o FC Porto sob o silêncio de um estádio vazio, por conta das restrições da pandemia, protagonizaram uma das melhores meias-finais desta competição.

    Marega colocou os dragões na frente do marcador num lance onde Ádan ficou mal na fotografia, mas Jovane em dois momentos de inspiração, concretizou a cambalhota no marcador e a passagem a mais uma final da prova. O Sporting acabou por conquistar a edição da Taça 20/21 frente ao SC Braga.

    Derby na final da Taça

    Foi só no ano passado que Sporting e SL Benfica se voltaram a reencontrar nos grandes palcos desta prova. A última vez que os rivais lisboetas tinham dado de caras nesta fase da competição foi em 2008/2009, num jogo em que os Sportinguistas guardam com má memória. Porém o desfecho em 2022 foi totalmente diferente.

    Os leões começaram em desvantagem no jogo, mas Gonçalo Inácio e Pablo Sarabia fizeram abanar as redes vermelhas por duas vezes, fazendo saltar o Sporting para a frente do placar (2-1). O resultado manteve-se até ao apito final e a história repetiu-se: Mais uma Taça da Liga para Alvalade.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Inês Flores
    Inês Flores
    A Inês tem 21 anos e é natural de Almada. Foi na margem esquerda do Tejo que começou a respirar desporto. Estuda Jornalismo, pois é nele que consegue juntar as suas duas grandes paixões: desporto e escrita. Escreve com o novo acordo ortográfico