João Paulo Dias Fernandes mais conhecido no mundo do futebol como Paulinho, começou a sua carreia nas camadas jovens do Santa Maria Futebol Clube, onde chegaria ao plantel sénior fazendo 45 jogos e 11 golos.
Em 2012, Paulinho transfere-se para o Clube Desportivo Trofense contando com 38 jogos e 11 golos pela camisola da equipa da cidade da Trofa, fazendo apenas uma temporada pelo CD Trofense, o jogador português assina pela equipa da cidade de Barcelos, o Gil Vicente Futebol Clube, com a camisola do Gil Vicente o avançado português fez 134 jogos e 33 golos durante quatro épocas.
Em 2017, assina pelo Sporting Clube de Braga a custo zero, com a camisola dos arsenalistas fez 153 jogos e 63 golos tornando-se um dos jogadores mais influentes da equipa de Braga. Na equipa bracarense o jogador ganhou uma Taça da Liga na época 2019-2020 e uma Taça de Portugal na época 2020-2021.
No mercado de Inverno de 2021, Paulinho assina pelo Sporting Clube de Portugal numa transferência no valor 16 milhões de euros tornando assim a transferência mais cara feita pelo Sporting CP. Pela equipa leonina já conta com 70 jogos e 19 golos, tendo já no seu palmarés com a equipa dos “leões” uma Taça da Liga na época 2021-2022, uma Supertaça Cândido de Oliveira relativa à época 2020-2021 e uma Liga Portuguesa 2020-2021, troféu que a equipa de Alvalade não ganhava há 20 anos.
Pela seleção portuguesa, Paulinho conta com um jogo pelos sub-21 e três jogos e dois golos pela seleção A de Portugal.

O jogador português chegou a Alvalade com selo de um avançado goleador e de um jogador que iria trazer um novo de estilo de jogo ao Sporting CP. Sendo a transferência mais cara da equipa leonina os adeptos esperavam que as suas exibições valessem o dinheiro gasto na sua transferência.
Paulinho até hoje ainda não convenceu os sócios e adeptos da equipa leonina e assim existe um descontentamento por parte dos mesmos em relação ao número 20 da equipa dos “leões”.
Na época 2021-2022 o Sporting CP anunciou o regresso do jogador Islam Slimani, jogador muito adorado por todos os sportinguistas, trazendo assim um jogador para a posição de ponta de lança, posição de Paulinho.
Com este reforço havia a esperança de um aumento de rendimento do jogador vindo de Braga, devido ao facto, de haver outro jogador a lutar pela mesma posição, mas isso não aconteceu, continuou-se a ver um jogador sem golo, com falhas e sobretudo sem capacidade para acrescentar algo a esta equipa.
Esta opinião é relativa a muitos sportinguistas, eu concordo um pouco com ela, porém para mim, o Paulinho é um falso ponta de lança. Isto é, é um jogador que controla muito bem a bola de costas para a baliza, abre espaços para os colegas desmarcarem-se e sobretudo é um avançado que assiste os outros jogadores para fazerem golos.
Paulinho é jogador que dá muito à equipa, é um jogador que liga o setor intermédio com o atacante e tem capacidade para atrair a pressão do corredor central, dando assim mais versatilidade e imprevisibilidade ao ataque leonino.