Rui Patrício: Um romance que não encaixa nos tempos de hoje

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O futebol, como tudo na vida, sofreu várias mudanças ao longo dos anos, tanto dentro do jogo, como em tudo que o rodeia. As velhas histórias dos craques que apanhavam o autocarro para chegar a horas ao treino foram substituídas pelos aviões e helicópteros particulares acompanhados pelo champanhe e caviar. A vida privada dos atletas, conhecida e sussurrada entre tascos e cafés, foi lentamente substítuida pelas redes sociais e pela constante exposição dos mesmos. O amor pela camisola, aquele “mito” que hoje se tenta explicar aos mais jovens, foi substituída pelos milhões, agentes e contratos publicitários, levando o futebol para um campo de obscenidades e causando uma barreira quase inultrapassável entre o que é o mundo do desporto, e o mundo real.

Mas nesta infindável barreira, existem ainda algumas brechas, quais réstias de uma esperança quase perdida, que nos fazem acreditar, ou pelo menos relembrar, de como o futebol e a vida podem ser, por vezes, um só. Quando olhamos para lendas como Steven Gerrard, Totti ou Buffon, observamos “in loco” como essas brechas, mesmo que pequenas, podem fazer brilhar tanto os olhos dos verdadeiros amantes do futebol. Como páginas perdidas de um livro que, simplesmente, já não existe.

Contudo, parece haver uma nova fenda a surgir nessa gélida parede que circunda o futebol dos tempos de hoje, com um nome bem lusitano: Rui Patrício.

Rui Patrício já segurou várias dezenas de vitórias para o Sporting Fonte: Sporting Clube de Portugal
Rui Patrício já segurou várias dezenas de vitórias para o Sporting
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Natural de Marrazes, Leiria, o atual guardião leonino, já conta com mais de 400 partidas ao serviço do clube (o único que representou até hoje), mas não foi de romantismos que se escreveram os primeiros pergaminhos da sua longa história em Alvalade. Mesmo com uma estreia de sonho, a defender uma grande penalidade nos Barreiros, foi com muitos fantasmas que Rui alcançou a sua afirmação. Não são, afinal, todos os ídolos de um clube que começam a sua carreira com os seus adeptos a cantarem e a reclamarem o nome do seu concorrente direto (Stojkovic, na altura).

Felizmente, quem apostou nele soube segurá-lo nos momentos mais críticos (com todo o mérito para Paulo Bento nessa matéria), e passados sensivelmente dez anos, o miúdo inseguro e tímido de Marrazes, é hoje o símbolo de tudo que o Sporting representa como clube. Para não falar da qualidade que o coloca hoje no top dos melhores guarda-redes da Europa, e do Mundo.

Não sei se Rui Patrício vai fazer a carreira toda em Alvalade. Há condicionantes e mudanças na vida que vão muito mais além do que uma simples bola, mas é legítimo que, com 29 anos, comece a existir essa crença entre os adeptos. Para os mais românticos, não se iludam: a barreira entre o mundo do futebol e o mundo real vai continuar a aumentar! No entanto, como tudo na vida, são estas pequenas excepções que nos fazem conseguir apreciar tudo o resto. E, por isso, obrigado Rui.

Foto de Capa: dailystar.co.uk

Fernando Costa
Fernando Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Braga, e atualmente a trabalhar no Jornal de Notícias, Fernando Costa vai tentando encontrar o seu lugar no jornalismo e no mundo. Apaixonado pelo desporto e por tudo aquilo que o envolve, é na escrita que Fernando encontrou o seu habitat para o explorar. E, ao mesmo tempo, compreendê-lo.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix faz o primeiro golo da ‘era Jorge Jesus’ e Portugal está a vencer o País de Gales

Portugal e País de Gales defrontam-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus. João Félix abriu o marcador.

Vincenzo Italiano confessa: «A oportunidade de treinar o Benfica abriu-me a mente»

Vincenzo Italiano revelou detalhes dos bastidores da decisão de assinar pelo Besiktas, depois de negociações com o Benfica.

Pedro Proença deseja que a Seleção Nacional volte a jogar na Luz

Na antevisão ao duelo com o País de Gales, Pedro Proença respondeu comentários de Cristiano Ronaldo sobre a falta de jogos no Estádio da Luz.

Sporting volta aos treinos sem 17 internacionais e com sangue novo na equipa

Esta quinta-feira, o Sporting regressou a Alcochete. Rui Borges chamou Mauro Couto, Lucas Taibo, Samuel Justo, Rodrigo Dias e Paulo Cardoso.

PUB

Mais Artigos Populares

Coreia do Sul domina o Equador com a ajuda de Heung-Min Son

Heung-Min Son marcou um dos golos da vitória da Coreia do Sul por 3-0 sobre o Equador, num jogo particular.

1.º onze de Jorge Jesus por Portugal: mais de metade dos jogadores já foram treinados pelo treinador em clube

Portugal e País de Gales defrontam-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus. Vários nomes já conheciam o treinador.

Só 1 jogador mudou entre o último onze de Roberto Martínez e o primeiro de Jorge Jesus por Portugal

Portugal e País de Gales defrontam-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus. Técnico só fez uma alteração no onze.