Seleção sem Sporting, mas muito Sporting na Seleção (de Sub-21)…

- Advertisement -

Os jogos internacionais estão de volta e, com isto, podemos voltar a ver a nossa seleção em ação. Confesso que tenho bastante gosto em ver Portugal a jogar e não o digo pelo futebol que jogamos ou por termos o melhor jogador do mundo: digo-o porque a seleção une o país em torno de algo que o representa! Assim sendo, sinto ainda mais orgulho em ver jogadores do Sporting CP a representar o meu país e o meu clube simultaneamente.

Mas, desta vez, aconteceu algo que me deixou um pouco desapontado: o Sporting não conseguiu “fornecer” nenhum jogador à seleção nacional, algo que só aconteceu (em jogos oficiais) duas vezes desde que o século XXI começou. Para piorar, estas duas vezes aconteceram nos últimos dois anos. Ainda me lembro-me do Euro 2016, em que o Sporting CP possuía o meio campo e a baliza da seleção que levantou o primeiro troféu internacional por Portugal.

Como é possível observar, nenhum jogador do Sporting está presente na convocatória de Fernando Santos e, a juntar à desilusão desta notícia, surgem alguns pontos negativos da inexistência de leões na seleção como o facto de se desperdiçar uma montra internacional ou o facto de se perder a oportunidade de dar experiência a muitos jogadores que necessitam da mesma para subir de patamar. Já para não falar na confiança que cresce sempre que o trabalho de um jogador é reconhecido pelo próprio selecionador nacional – e bem sabemos que a confiança é algo que falta nos jogadores do Sporting pelos mais variados motivos.

Fernando Santos, selecionador nacional, não optou por nenhum jogador do Sporting CP
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Assim, considero importante que o Sporting CP recomece a colocar jogadores na seleção até porque isso significaria que os jogadores estão a render no clube. No entanto, nem tudo está mal: oito são os jogadores do clube de Alvalade que irão representar a seleção nacional de sub-21. É um dado que me alegra bastante visto que é sinónimo de dizer que o Sporting CP possui jovens com muito potencial e que podem catapultar o clube para uma grandeza que tem faltado no panorama nacional e europeu.

Apesar de todos os problemas que o Sporting possa ter, a verdade é que a aposta na formação está de volta e, nesse aspeto, tenho de elogiar Rubén Amorim. O jovem treinador do Sporting CP tem coragem para lançar jovens e esta aposta está a dar resultados. Na sexta-feira passada, decorreu o Chipre 0-4 Portugal em sub-21 e Nuno Mendes contribuiu com duas assistências, sendo para muitos um dos melhores em campo.

Nuno Mendes tem brilhado pelo Sporting CP e não desapontou na seleção sub-21
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Na minha opinião e ignorando as discussões sobre quem é que contribuiu para o aparente sucesso da formação, este é o caminho que o Sporting CP tem de percorrer, ou seja, deve apostar nos jovens até porque numa altura como a atual, todos os clubes devem começar a valorizar os diamantes por lapidar que se encontram nas camadas jovens… no caso do Sporting CP, as motivações são ainda maiores visto que uma parte dos jogadores que compõem o plantel têm menos qualidade do que muitos jogadores da formação.

O futuro financeiro e desportivo do Sporting CP está, em grande parte, na mão destes jovens jogadores que, se forem bem aproveitados, podem dar muitas alegrias aos adeptos do Sporting CP e aos portugueses quando e se forem chamados para a seleção principal. O futuro pode estar mesmo assegurado…

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Gonçalo Patrão
Gonçalo Patrãohttp://www.bolanarede.pt
Atualmente na licenciatura de Ciências da Comunicação na Nova FCSH. Com o mesmo gosto por escrever de sempre e com paixão pelo Sporting Clube de Portugal, procuro trazer uma opinião sensata e diferenciada sobre o que se vai passando no clube. Procuro que o lema do clube me acompanhe em tudo o que faço, seja na vida pessoal ou profissional.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa inglesa aponta 7 treinadores ao Tottenham e mete português ao barulho

O Tottenham procura um novo treinador depois do despedimento de Thomas Frank. Sete nomes foram apontados aos spurs.

Portugal já conhece possíveis adversários no sorteio da Liga das Nações

Portugal já conhece leque de possíveis adversários no sorteio da Liga das Nações. Seleção nacional está no pote 1 da Liga A.

Médio do Benfica B elogia Andreas Schjelderup: «Um jogador que vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível»

Tomás Cruz deixou elogios a Andreas Schjelderup, médio do Benfica B que tem sido chamado por José Mourinho para os treinos da equipa principal.

Mikel Arteta comenta despedimento de Thomas Frank e elogia Viktor Gyokeres: «Acho que tudo melhorou e agora está a dar certo»

Mikel Arteta fez a antevisão do Brentford x Arsenal. Técnico falou de Viktor Gyokeres e de Thomas Frank.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Reis já está na Rússia e tem número de camisola e data de arranque de trabalhos no CSKA Moscovo definidos

Matheus Reis já está na Rússia e prepara-se para assinar com o CSKA Moscovo. Defesa vai usar o número 2.

Francisco Conceição volta aos treinos na Juventus e dá bons sinais na recuperação da lesão

Francisco Conceição poderá ser opção para o Inter Milão x Juventus. Extremo português voltou aos trabalhos com o grupo.

Al Nassr de Jorge Jesus derrota Arkadag na Champions League Asiática 2 sem Cristiano Ronaldo e João Felix

O Al Nassr de Jorge Jesus venceu o Arkadag por 1-0, na primeira mão dos oitavos de final da Champions League Asiática 2.