Seleção sem Sporting, mas muito Sporting na Seleção (de Sub-21)…

- Advertisement -

Os jogos internacionais estão de volta e, com isto, podemos voltar a ver a nossa seleção em ação. Confesso que tenho bastante gosto em ver Portugal a jogar e não o digo pelo futebol que jogamos ou por termos o melhor jogador do mundo: digo-o porque a seleção une o país em torno de algo que o representa! Assim sendo, sinto ainda mais orgulho em ver jogadores do Sporting CP a representar o meu país e o meu clube simultaneamente.

Mas, desta vez, aconteceu algo que me deixou um pouco desapontado: o Sporting não conseguiu “fornecer” nenhum jogador à seleção nacional, algo que só aconteceu (em jogos oficiais) duas vezes desde que o século XXI começou. Para piorar, estas duas vezes aconteceram nos últimos dois anos. Ainda me lembro-me do Euro 2016, em que o Sporting CP possuía o meio campo e a baliza da seleção que levantou o primeiro troféu internacional por Portugal.

Como é possível observar, nenhum jogador do Sporting está presente na convocatória de Fernando Santos e, a juntar à desilusão desta notícia, surgem alguns pontos negativos da inexistência de leões na seleção como o facto de se desperdiçar uma montra internacional ou o facto de se perder a oportunidade de dar experiência a muitos jogadores que necessitam da mesma para subir de patamar. Já para não falar na confiança que cresce sempre que o trabalho de um jogador é reconhecido pelo próprio selecionador nacional – e bem sabemos que a confiança é algo que falta nos jogadores do Sporting pelos mais variados motivos.

Fernando Santos, selecionador nacional, não optou por nenhum jogador do Sporting CP
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Assim, considero importante que o Sporting CP recomece a colocar jogadores na seleção até porque isso significaria que os jogadores estão a render no clube. No entanto, nem tudo está mal: oito são os jogadores do clube de Alvalade que irão representar a seleção nacional de sub-21. É um dado que me alegra bastante visto que é sinónimo de dizer que o Sporting CP possui jovens com muito potencial e que podem catapultar o clube para uma grandeza que tem faltado no panorama nacional e europeu.

Apesar de todos os problemas que o Sporting possa ter, a verdade é que a aposta na formação está de volta e, nesse aspeto, tenho de elogiar Rubén Amorim. O jovem treinador do Sporting CP tem coragem para lançar jovens e esta aposta está a dar resultados. Na sexta-feira passada, decorreu o Chipre 0-4 Portugal em sub-21 e Nuno Mendes contribuiu com duas assistências, sendo para muitos um dos melhores em campo.

Nuno Mendes tem brilhado pelo Sporting CP e não desapontou na seleção sub-21
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Na minha opinião e ignorando as discussões sobre quem é que contribuiu para o aparente sucesso da formação, este é o caminho que o Sporting CP tem de percorrer, ou seja, deve apostar nos jovens até porque numa altura como a atual, todos os clubes devem começar a valorizar os diamantes por lapidar que se encontram nas camadas jovens… no caso do Sporting CP, as motivações são ainda maiores visto que uma parte dos jogadores que compõem o plantel têm menos qualidade do que muitos jogadores da formação.

O futuro financeiro e desportivo do Sporting CP está, em grande parte, na mão destes jovens jogadores que, se forem bem aproveitados, podem dar muitas alegrias aos adeptos do Sporting CP e aos portugueses quando e se forem chamados para a seleção principal. O futuro pode estar mesmo assegurado…

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Gonçalo Patrão
Gonçalo Patrãohttp://www.bolanarede.pt
Atualmente na licenciatura de Ciências da Comunicação na Nova FCSH. Com o mesmo gosto por escrever de sempre e com paixão pelo Sporting Clube de Portugal, procuro trazer uma opinião sensata e diferenciada sobre o que se vai passando no clube. Procuro que o lema do clube me acompanhe em tudo o que faço, seja na vida pessoal ou profissional.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.