Publicidade

5 vitórias do Sporting CP na Luz: Olhar a história e antever o dérbi eterno

André Soares · 2 min

Sporting
Foto: Carlos Silva / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A história entre ambas as formações da capital têm muito que se lhe diga. 314 encontros ditaram a felicidade do SL Benfica por 137 vezes, a alegria do Sporting CP por 112 vezes, e a divisão de pontos em 65 ocasiões. É então importante olhar mais aprofundadamente para os dados e rever as melhores cinco vitórias do Sporting em terras da “águia”.

5.

SL Benfica 0-5 Sporting CP (1941) – Vale a pena remontar a tempos mais antigos para arregalar os olhos com grandes exibições da equipa leonina. O placard fechou com uma “manita” do Sporting. Na altura, Fernando Peyroteo, jogador mítico, marcou um golo, a somar ao de Manuel Soeiro e ao bis de João Cruz. Na altura, a “Luz” ainda nem existia. Era o estádio de Campo Grande, agora demolido, a casa das “águias”.

4.

SL Benfica 1-4 Sporting CP (1948) – Ainda na década de 40 se assistiu a mais uma goleada da turma de Alvalade em casa do SL Benfica. Esta partida em causa acabou por ter um significado ainda mais especial. Se no duelo de ’41, Peyroteo apenas fez gosto ao pé uma vez, compensou a falta de finalização e foi responsável por todos os quatro golos do encontro. Em pouco mais de meia-hora, decidiu o resultado, apenas alterado com o 4-1 final do benfiquista Guilherme Espírito Santo.

3.

SL Benfica 1-3 Sporting CP (2006) – Voltando mais ao presente, é tempo de olhar para anos depois da viragem do século. Com Paulo Bento no comando, a equipa de 2006 do Sporting é uma das mais conhecidas na história do clube lisboeta. Ricardo na baliza, o “guardião sem luvas” da seleção nacional, Nani, Liedson. Estes e muitos mais fizeram história nacional e internacionalmente pelo clube e, neste encontro em questão, foi a vez de Sá Pinto e do próprio Liedson brilharem, este último por duas vezes.

2.

SL Benfica 0-3 Sporting CP (2015) – Estávamos na jornada 8 do campeonato nacional quando o Sporting goleou o Benfica na casa deste. E ainda antes do intervalo, o resultado final já estava escrito. Teo Gutiérrez, Slimani e Bryan Ruiz acabaram com o encontro ainda faltando 10 minutos para o tempo de descanso. Jorge Jesus esteve muito perto de levar os leões à conquista do campeonato nacional esta época, já que ficou a apenas dois pontos do primeiro lugar, ocupado pelo próprio SL Benfica.

1.

SL Benfica 1-3 Sporting CP (2021) – Num presente cada vez mais perto, destaca-se novamente a vitória do Sporting na Luz. Mesmo com as restrições sanitárias que afugentaram muitos da ida ao estádio, os leões seguiram por cima e marcaram o 3-0, que esteve muito perto de se colocar como resultado final. Valeu Pizzi às aguias, que ao sexto minuto de compensação, marcou o golo de honra da equipa da casa.

A história, como visto pelo número de encontros acima citado, favorece as equipas quase de forma equiparada. No entanto, a impossibilidade de decidir o resultado do encontro mantém-se. Por um lado, os benfiquistas querem compensar os resultados menos bons que têm arrecadado. Por outro, os leões querem se aproximar mais dos lugares cimeiros da tabela, já que vêm o rival de Lisboa a 12 pontos de distância.

André Soares

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.