📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A invencibilidade e a honra | Sporting x Chaves

- Advertisement -
Sporting
Primeira Liga, 34.ª jornada: sábado, 18 de maio de 2024, 18h00.

A ANTEVISÃO:  SPORTING E CHAVES FECHAM O CAMPEONATO COM CONTAS FECHADAS E DESTINOS DEFINIDOS

Fecha-se a época, entregam-se as faixas de campeão, e deseja-se um regresso rápido ao principal escalão do futebol português, enquanto se decide um registo totalmente vitorioso dentro de portas: Eis o Sporting x Chaves jogado este sábado. 

Nesta última jornada da Primeira Liga, Sporting e Chaves enfrentam-se uma última vez, nas vésperas da descida de divisão da equipa transmontana. Após duas épocas no principal escalão, e com três treinadores diferentes ao longo deste período, os “flavienses” regressam agora ao segundo escalão português, ocupando a última posição da tabela, com apenas cinco vitórias ao longo de toda a época. 

Em Lisboa, o ar respirado é outro. Os “leões” são campeões nacionais novamente, inspirados pela confiança e liderança de Rúben Amorim, o comandante do leme verde e branco. Não haveria, diga-se, na história do Sporting, uma pior altura para o Chaves se deslocar ao vulcão de Alvalade. Por todas as vezes esta temporada, o placar sorriu à equipa da casa quando o apito final é ouvido. Melhor época da história do clube, registo totalmente vitorioso em casa, e o recorde de pontos leonino a ser quebrado durante a semana passada, no António Coimbra da Mota. 

Sem Dário Essugo, pêndulo e jogador com destaque no Chaves, uma vez que está emprestado pelo Sporting, esta é mais uma dor de cabeça para Moreno, treinador da equipa, que viu a sua equipa vencer apenas por uma vez desde 18 de fevereiro. 

Do outro lado, são já 169 dias. Já lá vão mais de cinco meses desde que o Sporting perdeu um jogo para a Primeira Liga. O último desaire aconteceu em Guimarães, a 9 de Dezembro. Desde aí que nunca mais os “leões” desceram ao balneário ao fim dos noventa minutos sem somarem pontos na tabela. 18 vitórias, dois empates, e sessenta e cinco ocasiões onde as redes balançaram com golos do campeão nacional. Números dignos de registo por parte dos pupilos de Amorim. 

De um lado, joga-se a invencibilidade em casa, já com olhos na tão ansiada dobradinha. Do outro lado, procura-se, pelo menos, ser lembrada como a equipa que derrotou os leões, numa época onde apenas outras duas equipas conseguiram tal feito. A invencibilidade encontra a honra. 

Manuel Oliveira é o árbitro escolhido para a partida, com Carlos Campos, Hugo Santos e João Mendes como auxiliares, e Rui Costa no VAR.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o 39.º jogo entre Sporting e Chaves. 
  2. Os “leões” venceram apenas 21 dos 38 jogos frente aos “transmontanos”.
  3. O Chaves não vence em Alvalade desde 2017, quando eliminou a equipa na altura treinada por Jorge Jesus da Taça de Portugal, por 0-1.
  4. O Sporting perdeu pontos em casa pela última vez no dia 21 de maio de 2023, há quase um ano. 
  5. Viktor Gyokeres tem mais golos marcados esta época (41 em todas as competições) que toda a equipa do Chaves (32 golos).
  6. O melhor marcador do Chaves esta temporada é Hector Hernández, com 14 golos, cerca de 44% de todos os golos da equipa esta temporada. 
  7. O Chaves é a equipa com mais derrotas na Liga, com 20 em 33 jogos. Já o Sporting, é a equipa com menos derrotas (duas apenas).
  8. O Sporting venceu por 0-3 em Chaves, na primeira volta. 
  9. Esta é a segunda pior época de sempre do Chaves na primeira divisão, só batida pela época 1992/93 (4V, 8E, 22D)
  10. Desde 1979/80 que o Sporting não vencia todos os jogos em casa numa temporada.

JOGADORES A TER EM CONTA

Paulinho festeja o golo no Estoril x Sporting
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Paulinho – Fundamental. Esta é a palavra que podemos usar para descrever a excelente época que Paulinho fez. São 26 contribuições para golo em toda a temporada, a melhor de leão ao peito. 

A chegada de Gyokeres foi, para muitos, a machadada final de Paulinho, no entanto, os dois avançados demonstraram uma química assinalável juntos. Para o avançado português, esta foi uma época de rejuvenescimento, tendo já confirmado que se mantém no plantel por mais uma temporada, apesar das ofertas que chegam da Arábia Saudita. 

Héctor Hernández Fábio Cardoso
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Héctor Hernández Como já referido acima, é o claro destaque desta equipa do Chaves. Regista 14 golos ao longo da temporada, quase quatro vezes mais que o segundo maior marcador da equipa, João Correia (quatro golos). 

Numa época com muitos baixos para os flavienses, Héctor foi o jogador que mais se sobressaiu e, aos 28 anos, no pico da sua carreira, o ex-Atlético Madrid dificilmente jogará a segunda divisão portuguesa na próxima época. 

XI´s PROVÁVEIS

Sporting: (11 titular confirmado) Diogo Pinto, Ricardo Esgaio, Luís Neto, Sebastian Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres e Pedro Gonçalves.

Treinador: Rúben Amorim

«(Sobre a invencibilidade em casa) É muito importante, porque poucas equipas venceram os jogos todos em casa, seria uma marca desta equipa. A melhor preparação para o jogo seguinte é ganhar e jogar bem, vamos tentar fazer isso».

Chaves: Rodrigo Moura, João Correia, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Sandro Cruz, Kelechi Nwakali, Helder Morim, Raphael Guzzo, Rúben Ribeiro, Héctor Hernández e Leandro Sanca.

Treinador: Moreno Teixeira

«São a melhor equipa do campeonato, um justo campeão e por aí nós percebemos que vamos ter dificuldades. A nós cabe-nos fazer o que sabemos e tentar impedir que esses recordes possam ser batidos pelo Sporting».

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 4-0 Chaves

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vence Kolstad no João Rocha para a Champions League de Andebol

O Sporting bateu o Kolstad por 44-31, no Pavilhão João Rocha. Jogo marcou a oitava jornada da Champions League de Andebol.

Gabri Martínez empata duelo entre Braga e Rangers

Gabri Martínez marcou o golo da igualdade após mau alivio na área ofensiva. O Braga está na Escócia para defrontar o Rangers.

James Tavernier inaugura o marcador e coloca Rangers em vantagem frente ao Braga

James Tavernier inaugurou o marcador ao converter uma grande penalidade. O Braga está na Escócia para defrontar o Rangers.

Francesco Farioli deixa reparos à 2ª parte do FC Porto e elogios a jogador: «Fez um grande jogo. Não é o primeiro jogo deste...

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Nice por 3-0. Encontro referente à jornada 5 da fase regular da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Alberto Costa parabeniza seleção sub-17 pelo Mundial e espera ver-se nos mesmos palcos em 2026: «Vou fazer tudo para estar entre os escolhidos»

Alberto Costa analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

Gabri Veiga bisou pelo FC Porto: «Há dias com mais sorte»

Gabri Veiga analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

Filipe Coelho vence na sua estreia ao comando do Universitatea Craiova frente ao Mainz: Eis os primeiros resultados do dia na Conference League

Universitatea Craiova ganhou 1-0 sobre o Mainz, na Roménia. A partida marcou a estreia de Filipe Coelho ao serviço do emblema romeno.