SITE TEMPORÁRIO

22 de Janeiro, 2022

Sporting

Sporting CP 2-1 Varzim SC: Amorim foi buscar a vitória ao “Pote”

A CRÓNICA: POVEIROS VENDERAM CARA A DERROTA EM CASA DO CAMPEÃO SPORTING

Num encontro em que Rúben Amorim apresentou várias alterações no onze inicial, foi a equipa da casa que entrou melhor e controlou o ritmo da partida durante os minutos iniciais. Com um pendor claramente ofensivo, os “leões” aproximaram-se da baliza poveira em várias ocasiões, grande parte fruto de cruzamentos para a área.

Com Nuno Santos e Gonçalo Esteves em destaque pela largura e verticalidade que ofereciam ao ataque leonino, o Sporting esteve à beira do golo em três ocasiões, todas elas defendidas de forma vistosa pelo guardião do Varzim, que mostrava estar em noite inspirada.

Os visitantes concentravam-se em tarefas mais defensivas, criando perigo em contra-ataque. Foi assim que conseguiram importunar João Virgínia em três ocasiões, que obrigaram o jovem guardião a aplicar-se.

O nulo no marcador manteve-se até ao intervalo e durante o início do segundo tempo, com o golo a tardar em surgir. Isto é, até que Ruben Amorim lançou Pedro Gonçalves em jogo para o lugar do lesionado Jovane Cabral.

O internacional português não demorou a fazer o gosto ao pé e inaugurou o marcador à passagem do 68.º minuto ao aparecer sozinho ao segundo poste. O Varzim respondeu e dez minutos depois chegou ao empate da marca de grande penalidade.

A partida aproximava-se do apito final quando Pote voltou a ser decisivo, desta vez da marca de penalti para castigar falta de João Reis sobre Pedro Porro. O encontro terminou com o 2-1 e o Sporting segue em frente na Taça de Portugal.

 

 

A FIGURA

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pedro Gonçalves: Saiu do banco e voltou a dar uma vitória ao Sporting. Se no primeiro golo teve a “fortuna” de estar no sítio certo à hora certa, no segundo mostrou frieza na marca de grande penalidade numa altura em que o encontro se aproximava dos 90 minutos.

 

O FORA DE JOGO

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Jovane Cabral – O avançado leonino saiu tocado, mas enquanto esteve em campo pareceu pouco interventivo e ligado ao encontro. Jovane parece precisar de “golos” para recuperar a confiança e colocar em campo o seu melhor futebol.

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

O Sporting apresentou-se com inúmeras alterações, não só devido a lesão, mas também pelos atletas que estiveram ao serviço das suas seleções. Não obstante, a equipa apresentou um grande pendor ofensivo com Nuno Santos e Gonçalo Esteves em evidência nas alas leoninas.

A equipa lisboeta teve nos corredores laterais as suas principais armas, aproximando-se com facilidade do último terço. Contudo, a tomada de decisão nem sempre era a melhor, e a defesa visitante conseguia lidar com as investidas dos “leões”.

Defensivamente, os comandados de Ruben Amorim concederam muito espaço ao Varzim, que aproveitou para causar perigo em transição.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

João Virgínia (7)

Matheus Reis (6)

Zouhair Feddal (6)

Bruno Tabata (7)

Matheus Nunes (7)

Jovane Cabral (6)

Nuno Santos (7)

Paulinho (6)

Ricardo Esgaio (6)

Daniel Bragança (7)

Gonçalo Esteves (7) 

SUBS UTILIZADOS

Pedro Gonçalves (8)

Pablo Sarabia (7)

Pedro Porro (7)

Luís Neto (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – VARZIM SC

Frente a um adversário de um nível competitivo mais elevado, os poveiros conseguiram suportar a pressão inicial da equipa da casa e conseguiram importunar, em mais que uma ocasião, a baliza defendida por João Virgínia.

Tal como o técnico do António Barbosa afirmou no final da partida, um dos fatores decisivos acabou por ser a falta de acerto no momento da finalização. A equipa da Póvoa de Varzim não conseguiu manter a calma nas alturas chave e permitiu a intervenção da defensiva leonina e do seu guarda-redes.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Ismael Lekbab (8)

André Micael (6)

Rafael Assis (7)

Nuno Valente (7)

André Leão (7)

Heliardo Silva (6)

Zé Tiago (7)

João Reis (6)

José Ferreira (6)

Cassio Sheid (7)

Octávio Barros (6)

SUBS UTILIZADOS

Luís Pinheiro (6)

Murilo (5)

Lessinho (-)

Agdon (6)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Varzim

Não foram colocadas questões ao técnico António Barbosa.

Sporting

Não foram colocadas a questões ao técnico Ruben Amorim.