Sporting CP assegura acesso direto à Champions. Isto chega?

- Advertisement -

O Sporting CP garantiu, no fim de semana passada, o segundo lugar no campeonato desta temporada e, consequentemente, o acesso direto à Liga dos Campeões.

Ainda na ressaca de um balanço sobre a temporada, surge este tema. Os leões têm a passagem direta à fase de grupos da Liga dos Campeões, o que demonstra a qualidade do trabalho que tem sido realizado ao longo deste época, e, considero, da anterior.

Agora coloco a questão: devemos ficar satisfeitos com o que se conquistou esta temporada? Acho que qualquer adepto, e, na verdade como um colega meu costuma dizer, verdadeiro português, nunca está 100% contente com o que tem.

Claro que adoraria ter sido campeão, ter chegado à final da Taça de Portugal e ter passado os 16 avos da Liga dos Campeões. Claro o acesso direto não pode apagar o que podia ter corrido melhor.

Contudo, também não podemos desvalorizar todo o trabalho que a era Amorim está a fazer. Até sermos campeões, o Sporting não recebia uma partida da maior competição europeia em Alvalade desde a temporada 2017/2018, sendo que nem passámos da fase de grupos, perante um grupo difícil frente ao Barcelona, Juventus e Olympiacos.

Claro que existem as questões do ranking da FIFA, mas os leões, tal como Rúben Amorim já referiu, devem estar na disputa de todas as competições, e um lugar na Champions não foge à regra. O Sporting CP deve e merece estar na maior competição europeia.

Sporting Matheus Nunes
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Acho que o Sporting CP estará mais preparado no ano que se avizinha para a Liga dos Campeões. Apesar de termos ficado pelos 16 avos de final, acho que estar neste contexto, entre os maiores clubes da europa, permitirá a turma verde e branca realizar uma melhor campanha na próxima temporada. Basta olhar para o exemplo do nosso eterno rival, SL Benfica, que acreditou e foi passando, até ser eliminado pelo clube que está agora na final, Liverpool FC. Está habituado a andar nestas andanças.

Outro aspeto importantíssimo em relação à garantia da presença na Champions é, obviamente, a questão financeira. As verbas provenientes da Liga dos Campeões são sempre uma grande ajuda para pensar no plantel para o próximo ano. Quer seja para manter jogadores, como Matheus Nunes ou mesmo Palhinha, quer seja para ir ao mercado e reforçar posições.

Olhando para o que foi feito durante esta época, julgo que o Sporting, depois de ser campeão, não fez mais que a sua obrigação ao garantir o acesso direto. Teria corrido tudo às mil maravilhas se o lugar na Champions fosse acompanhado com o caneco do título nacional, há que acreditar, mas agora é quase impossível.

Não se pode sacrificar aquilo que tem sido feito. Agora só nos resta olhar para o que foi feito, aprender e esperar que no próximo ano as coisas corram da melhor forma possível.

 

O apuramento para a @ChampionsLeague em destaque na edição desta semana do #JornalSporting! 📰

📲 Acede gratuitamente à edição on-line em https://t.co/WqDRgCjCR6 pic.twitter.com/2ZV2w0YXlE

— Sporting Clube de Portugal 🏆 (@Sporting_CP) May 5, 2022

Artigo com opinião do redator da Secção do Sporting CP, João Marques

João Filipe Marques
João Filipe Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O João Marques é natural da ilha Terceira. Desde cedo manifestou um gosto especial pelo desporto. Com o crescimento surgiu o gosto pela escrita e a vontade de transmitir informação. Decidiu juntar o útil ao agradável e acabou por aventurar-se pela FCSH – Nova Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Regressou à Terceira e encontra-se a estagiar no jornal local, o Diário Insular. Entra no projeto com grande vontade de escrever sobre o desporto rei e sobre o seu grande amor, a turma verde e branca.

Subscreve!

Artigos Populares

Marcelo Bielsa ataca jogadores e já tem substituto à vista no Uruguai: «Deixaram-me sozinho»

Marcelo Bielsa despediu-se da seleção do Uruguai, depois da eliminação inesperada na fase de grupos do Mundial 2026.

Mudança de planos: Ricardo Mangas e Georgios Vagiannidis podem continuar em Alvalade

O jornal A Bola avança que as saídas de Ricardo Mangas e Georgios Vagiannidis deixaram de ser uma prioridade para o Sporting neste mercado de verão.

Alverca anuncia a saída de três jogadores emprestados

André Gomes, Francisco Chissumba e Rhaldney regressam aos clubes que os cederam ao Alverca na temporada que agora termina.

Martínez fala das dores que tem no dedo fraturado e deixa garantia para o jogo com Cabo Verde

Martínez confirmou que a fratura num dedo da mão direita, não compromete a sua participação no resto do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Dionísio deixa o comando técnico do Ararat

O Ararat anunciou o fim da ligação com o treinador português Ricardo Dionísio, após a conclusão do contrato que unia as partes.

Defesa-central espanhol a caminho do Braga por 1,5 milhões de euros

Sergio Barcia, defesa-central de 25 anos, chegou a um acordo com o Braga para um contrato válido até 2030, com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

Sporting anuncia assinatura de contrato de formação com Gabriel Teixeira

O Sporting oficializou a assinatura de um contrato de formação com o extremo, de 14 anos, Gabriel Teixeira.