Sporting CP assegura acesso direto à Champions. Isto chega?

O Sporting CP garantiu, no fim de semana passada, o segundo lugar no campeonato desta temporada e, consequentemente, o acesso direto à Liga dos Campeões.

Ainda na ressaca de um balanço sobre a temporada, surge este tema. Os leões têm a passagem direta à fase de grupos da Liga dos Campeões, o que demonstra a qualidade do trabalho que tem sido realizado ao longo deste época, e, considero, da anterior.

Agora coloco a questão: devemos ficar satisfeitos com o que se conquistou esta temporada? Acho que qualquer adepto, e, na verdade como um colega meu costuma dizer, verdadeiro português, nunca está 100% contente com o que tem.

Claro que adoraria ter sido campeão, ter chegado à final da Taça de Portugal e ter passado os 16 avos da Liga dos Campeões. Claro o acesso direto não pode apagar o que podia ter corrido melhor.

Contudo, também não podemos desvalorizar todo o trabalho que a era Amorim está a fazer. Até sermos campeões, o Sporting não recebia uma partida da maior competição europeia em Alvalade desde a temporada 2017/2018, sendo que nem passámos da fase de grupos, perante um grupo difícil frente ao Barcelona, Juventus e Olympiacos.

Claro que existem as questões do ranking da FIFA, mas os leões, tal como Rúben Amorim já referiu, devem estar na disputa de todas as competições, e um lugar na Champions não foge à regra. O Sporting CP deve e merece estar na maior competição europeia.

Sporting Matheus Nunes
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Acho que o Sporting CP estará mais preparado no ano que se avizinha para a Liga dos Campeões. Apesar de termos ficado pelos 16 avos de final, acho que estar neste contexto, entre os maiores clubes da europa, permitirá a turma verde e branca realizar uma melhor campanha na próxima temporada. Basta olhar para o exemplo do nosso eterno rival, SL Benfica, que acreditou e foi passando, até ser eliminado pelo clube que está agora na final, Liverpool FC. Está habituado a andar nestas andanças.

Outro aspeto importantíssimo em relação à garantia da presença na Champions é, obviamente, a questão financeira. As verbas provenientes da Liga dos Campeões são sempre uma grande ajuda para pensar no plantel para o próximo ano. Quer seja para manter jogadores, como Matheus Nunes ou mesmo Palhinha, quer seja para ir ao mercado e reforçar posições.

Olhando para o que foi feito durante esta época, julgo que o Sporting, depois de ser campeão, não fez mais que a sua obrigação ao garantir o acesso direto. Teria corrido tudo às mil maravilhas se o lugar na Champions fosse acompanhado com o caneco do título nacional, há que acreditar, mas agora é quase impossível.

Não se pode sacrificar aquilo que tem sido feito. Agora só nos resta olhar para o que foi feito, aprender e esperar que no próximo ano as coisas corram da melhor forma possível.

 

O apuramento para a @ChampionsLeague em destaque na edição desta semana do #JornalSporting! 📰

📲 Acede gratuitamente à edição on-line em https://t.co/WqDRgCjCR6 pic.twitter.com/2ZV2w0YXlE

— Sporting Clube de Portugal 🏆 (@Sporting_CP) May 5, 2022

Artigo com opinião do redator da Secção do Sporting CP, João Marques

João Filipe Marques
João Filipe Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O João Marques é natural da ilha Terceira. Desde cedo manifestou um gosto especial pelo desporto. Com o crescimento surgiu o gosto pela escrita e a vontade de transmitir informação. Decidiu juntar o útil ao agradável e acabou por aventurar-se pela FCSH – Nova Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Regressou à Terceira e encontra-se a estagiar no jornal local, o Diário Insular. Entra no projeto com grande vontade de escrever sobre o desporto rei e sobre o seu grande amor, a turma verde e branca.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad oficializa chegada de Sérgio Conceição

Sérgio Conceição foi oficializado como novo treinador do Al Ittihad. O treinador vai viver a primeira experiência na Arábia Saudita.

Cristiano Ronaldo faz história e é o primeiro futebolista bilionário da história: eis a fortuna do português

Cristiano Ronaldo foi considerado o primeiro futebolista bilionário da história. Fortuna do português avaliada em 1,4 mil milhões de euros.

Ruben Amorim utilizado como insulto em Inglaterra: «A senhora é o Ruben Amorim da política, senhora Badenoch»

Ruben Amorim não tem muitos fãs em Inglaterra. O apresentador de rádio Nick Ferrari utilizou o nome do treinador para criticar Kemi Badenoch, a líder do Partido Conservador.

Nápoles pensou em Neymar: eis o porquê do negócio não ter avançado

O Nápoles cogitou a contratação de Neymar, mas a chegada de Kevin De Bruyne colocou um travão nos planos. Brasileiro representa o Santos.

PUB

Mais Artigos Populares

Derrota contra Portugal ajuda a multa pesada para a Hungria

A Federação Húngara de Futebol foi multada em quase 10 mil euros. Jogos contra Irlanda e Portugal na qualificação para o Mundial 2026 em questão.

Jeremiah St. Juste continua fora dos convocados do Sporting B e não está feliz com a situação

Jeremiah St. Juste está a treinar com a equipa B do Sporting. Ainda assim, o central não foi convocado e não está contente com a situação.

Eis as últimas novidades quanto ao regresso de Nuno Santos ao Sporting após lesão

Nuno Santos está mais próximo do regresso aos treinos. Recuperação do português acelerou e há expectativas para esta paragem de seleções.