Sporting CP assegura acesso direto à Champions. Isto chega?

- Advertisement -

O Sporting CP garantiu, no fim de semana passada, o segundo lugar no campeonato desta temporada e, consequentemente, o acesso direto à Liga dos Campeões.

Ainda na ressaca de um balanço sobre a temporada, surge este tema. Os leões têm a passagem direta à fase de grupos da Liga dos Campeões, o que demonstra a qualidade do trabalho que tem sido realizado ao longo deste época, e, considero, da anterior.

Agora coloco a questão: devemos ficar satisfeitos com o que se conquistou esta temporada? Acho que qualquer adepto, e, na verdade como um colega meu costuma dizer, verdadeiro português, nunca está 100% contente com o que tem.

Claro que adoraria ter sido campeão, ter chegado à final da Taça de Portugal e ter passado os 16 avos da Liga dos Campeões. Claro o acesso direto não pode apagar o que podia ter corrido melhor.

Contudo, também não podemos desvalorizar todo o trabalho que a era Amorim está a fazer. Até sermos campeões, o Sporting não recebia uma partida da maior competição europeia em Alvalade desde a temporada 2017/2018, sendo que nem passámos da fase de grupos, perante um grupo difícil frente ao Barcelona, Juventus e Olympiacos.

Claro que existem as questões do ranking da FIFA, mas os leões, tal como Rúben Amorim já referiu, devem estar na disputa de todas as competições, e um lugar na Champions não foge à regra. O Sporting CP deve e merece estar na maior competição europeia.

Sporting Matheus Nunes
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Acho que o Sporting CP estará mais preparado no ano que se avizinha para a Liga dos Campeões. Apesar de termos ficado pelos 16 avos de final, acho que estar neste contexto, entre os maiores clubes da europa, permitirá a turma verde e branca realizar uma melhor campanha na próxima temporada. Basta olhar para o exemplo do nosso eterno rival, SL Benfica, que acreditou e foi passando, até ser eliminado pelo clube que está agora na final, Liverpool FC. Está habituado a andar nestas andanças.

Outro aspeto importantíssimo em relação à garantia da presença na Champions é, obviamente, a questão financeira. As verbas provenientes da Liga dos Campeões são sempre uma grande ajuda para pensar no plantel para o próximo ano. Quer seja para manter jogadores, como Matheus Nunes ou mesmo Palhinha, quer seja para ir ao mercado e reforçar posições.

Olhando para o que foi feito durante esta época, julgo que o Sporting, depois de ser campeão, não fez mais que a sua obrigação ao garantir o acesso direto. Teria corrido tudo às mil maravilhas se o lugar na Champions fosse acompanhado com o caneco do título nacional, há que acreditar, mas agora é quase impossível.

Não se pode sacrificar aquilo que tem sido feito. Agora só nos resta olhar para o que foi feito, aprender e esperar que no próximo ano as coisas corram da melhor forma possível.

 

O apuramento para a @ChampionsLeague em destaque na edição desta semana do #JornalSporting! 📰

📲 Acede gratuitamente à edição on-line em https://t.co/WqDRgCjCR6 pic.twitter.com/2ZV2w0YXlE

— Sporting Clube de Portugal 🏆 (@Sporting_CP) May 5, 2022

Artigo com opinião do redator da Secção do Sporting CP, João Marques

João Filipe Marques
João Filipe Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O João Marques é natural da ilha Terceira. Desde cedo manifestou um gosto especial pelo desporto. Com o crescimento surgiu o gosto pela escrita e a vontade de transmitir informação. Decidiu juntar o útil ao agradável e acabou por aventurar-se pela FCSH – Nova Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Regressou à Terceira e encontra-se a estagiar no jornal local, o Diário Insular. Entra no projeto com grande vontade de escrever sobre o desporto rei e sobre o seu grande amor, a turma verde e branca.

Subscreve!

Artigos Populares

5 jogadores que podem decidir o FC Porto x Sporting

Uma meia-final da Taça de Portugal é sempre um desafio intenso em que as duas equipas se batem até ao limite das suas forças por um lugar no Jamor.

Olivia Rodrigo na camisola do Barcelona para o El Clásico

A cantora norte-americana Olivia Rodrigo, de 23 anos, foi selecionada pelo Spotify para aparecer na camisola do Barcelona no próximo clássico frente ao Real Madrid, a 10 de maio.

Estreia histórica de Jaime Faria no Masters 1000 de Madrid

Jaime Faria garantiu um lugar no quadro principal do Masters 1000 de Madrid, enquanto Henrique Rocha foi eliminado na última ronda de qualificação frente a Adolfo Vallejo.

Um precioso bilhete para o Jamor | FC Porto x Sporting CP

Numa caminhada que começou em outubro de 2025, FC Porto e Sporting preparam agora para descolar rumo à tão desejada final da Taça

PUB

Mais Artigos Populares

Lens continua época de sonho e apura-se para a final da Taça de França

O Lens continua a realizar uma época em grande e alcançou o apuramento para a final da Taça de França, depois de vencer o Toulouse.

Inter Milão vence Como 1907 e apura-se para a final da Taça de Itália

O Inter Milão recebeu e venceu o Como 1907 por três bolas a duas, num encontro da segunda-mão das meias-finais da Taça de Itália.

Brighton goleia Chelsea e provoca 5ª derrota consecutiva aos blues na Premier League

A má fase do Chelsea vai-se prolongando. Desta feita, foi o Brighton quem não só venceu, como goleou os blues na Premier League.