Sporting CP | Marcar muito e sofrer pouco: a base do Futebol

- Advertisement -

Apesar do empate em casa do FC Famalicão, o Sporting CP está a protagonizar um grande início de campeonato: encontra-se em primeiro lugar à nona jornada, é o melhor ataque e a segunda melhor defesa do campeonato. Os pupilos de Rúben Amorim estão a jogar um futebol muito positivo e os golos marcados/ sofridos são um reflexo disso mesmo. Hoje, olhando para os números de golos marcados e sofridos, gostaria de analisar as estatísticas das épocas passadas em comparação com esta no que toca ao momento em que as redes abanam!

30 golos marcados, dez sofridos. Tudo isto em 11 jogos!

Em termos de média de golos marcados e sofridos por jogo (respetivamente: 2,73 e 0,91), até à data deste artigo, o Sporting CP está a conseguir um registo ofensivo que já não era visto desde 1973! Em termos de registo defensivo, não é preciso recuar muito no tempo para encontrar uma época com resultados melhores, mas, apesar de tudo, as prestações defensivas têm sido bastante competentes.

É claro que as contas se devem fazer no fim e estas médias não são exceção, na medida em que ainda podem sofrer bastantes alterações com o decorrer do campeonato, mas há que ter em conta que são números esplêndidos que ajudam a explicar toda a mística que os jogos do Sporting CP voltaram a ter: a equipa transmite boas sensações aos adeptos e estes acreditam que é possível ir vencendo, um jogo de cada vez.

Tanto a boa forma como a tranquilidade da formação leonina provoca o contentamento dos adeptos
Carlos Silva / Bola na Rede

Para o leitor ter uma ideia, à nona jornada, o Sporting CP já marcou quase metade dos golos marcados no campeonato na época passada. Na época passada, por esta altura, tínhamos um grande médio goleador que agora é um dos mais importantes jogadores do Manchester United e esta época temos o seu substituto na arte de marcar golos não sendo um atacante: Pedro Gonçalves é o melhor marcador da equipa com nove golos em oito jogos e nem é ele que marca as grandes penalidades (imaginem se fosse).

É certo que ter um jogador que “invente” golos do nada (veja-se o primeiro golo contra o Famalicão) é fundamental para o sucesso da equipa, mas esta tendência goleadora e este futebol positivo tem um nome e esse nome é o do técnico do Sporting CP: para além de haver consistência defensiva, o Sporting CP, em termos de ataque, faz o futebol parecer simples de uma forma que apaixona de ver jogar.

Tudo isto para dizer que o Sporting CP tem numa equipa proveniente (de mais) um ano zero, uma equipa que dá gosto de ver jogar, uma equipa que marca mais do que o costume e uma equipa que sofre pouco. Afinal, a base do futebol é marcar mais do que sofrer e, se possível, com um futebol bonito ao ponto de dar gosto de ver jogar. E que gosto dá ver a equipa de Rúben Amorim…

Gonçalo Patrão
Gonçalo Patrãohttp://www.bolanarede.pt
Atualmente na licenciatura de Ciências da Comunicação na Nova FCSH. Com o mesmo gosto por escrever de sempre e com paixão pelo Sporting Clube de Portugal, procuro trazer uma opinião sensata e diferenciada sobre o que se vai passando no clube. Procuro que o lema do clube me acompanhe em tudo o que faço, seja na vida pessoal ou profissional.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Edu Aguirre em exclusivo ao Bola na Rede: «O Real Madrid agora sabe que o Benfica é um ‘equipazo’»

Edu Aguirre, que é um dos mais reconhecidos comentadores desportivo espanhóis, falou em exclusivo com o Bola na Rede, antes do Benfica x Real Madrid.

Eduardo Camavinga lança Benfica x Real Madrid: «Tudo correrá bem»

Eduardo Camavinga esteve presente na sala de imprensa do Estádio da Luz para realizar a antevisão ao jogo entre o Benfica e o Real Madrid.

Benfica anuncia renovação de Anísio Cabral até 2031

O Benfica anunciou a renovação do contrato com Anísio Cabral. O jovem avançado fez 18 anos neste domingo.

Luis Enrique fala em ruído em torno do PSG e dá sugestão: «Talvez joguemos sem guarda-redes»

Luis Enrique fez a antevisão do AS Mónaco x PSG da Champions League. Treinador falou do ruído em torno da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Eduardo Camavinga responde ao Bola na Rede: «Tenho uma boa relação com o Carreras»

Eduardo Camavinga esteve presente na sala de imprensa do Estádio da Luz para realizar a antevisão. Médio respondeu ao Bola na Rede.

Oleksandr Zinchenko lesionou-se na estreia a titular pelo Ajax e não joga mais esta época

Oleksandr Zinchenko lesionou-se gravemente no joelho no jogo do Ajax frente ao Fortuna Sittard e vai ter de ser operado.

Colega de Neemias Queta elogia o português e garante: «Ele tem mais potencial e eu quero extrair isso dele»

Jaylen Brown deixou muitos elogios a Neemias Queta. Jogador é colega do poste português nos Boston Celtics.