Sporting CP | Marcar muito e sofrer pouco: a base do Futebol

- Advertisement -

Apesar do empate em casa do FC Famalicão, o Sporting CP está a protagonizar um grande início de campeonato: encontra-se em primeiro lugar à nona jornada, é o melhor ataque e a segunda melhor defesa do campeonato. Os pupilos de Rúben Amorim estão a jogar um futebol muito positivo e os golos marcados/ sofridos são um reflexo disso mesmo. Hoje, olhando para os números de golos marcados e sofridos, gostaria de analisar as estatísticas das épocas passadas em comparação com esta no que toca ao momento em que as redes abanam!

30 golos marcados, dez sofridos. Tudo isto em 11 jogos!

Em termos de média de golos marcados e sofridos por jogo (respetivamente: 2,73 e 0,91), até à data deste artigo, o Sporting CP está a conseguir um registo ofensivo que já não era visto desde 1973! Em termos de registo defensivo, não é preciso recuar muito no tempo para encontrar uma época com resultados melhores, mas, apesar de tudo, as prestações defensivas têm sido bastante competentes.

É claro que as contas se devem fazer no fim e estas médias não são exceção, na medida em que ainda podem sofrer bastantes alterações com o decorrer do campeonato, mas há que ter em conta que são números esplêndidos que ajudam a explicar toda a mística que os jogos do Sporting CP voltaram a ter: a equipa transmite boas sensações aos adeptos e estes acreditam que é possível ir vencendo, um jogo de cada vez.

Tanto a boa forma como a tranquilidade da formação leonina provoca o contentamento dos adeptos
Carlos Silva / Bola na Rede

Para o leitor ter uma ideia, à nona jornada, o Sporting CP já marcou quase metade dos golos marcados no campeonato na época passada. Na época passada, por esta altura, tínhamos um grande médio goleador que agora é um dos mais importantes jogadores do Manchester United e esta época temos o seu substituto na arte de marcar golos não sendo um atacante: Pedro Gonçalves é o melhor marcador da equipa com nove golos em oito jogos e nem é ele que marca as grandes penalidades (imaginem se fosse).

É certo que ter um jogador que “invente” golos do nada (veja-se o primeiro golo contra o Famalicão) é fundamental para o sucesso da equipa, mas esta tendência goleadora e este futebol positivo tem um nome e esse nome é o do técnico do Sporting CP: para além de haver consistência defensiva, o Sporting CP, em termos de ataque, faz o futebol parecer simples de uma forma que apaixona de ver jogar.

Tudo isto para dizer que o Sporting CP tem numa equipa proveniente (de mais) um ano zero, uma equipa que dá gosto de ver jogar, uma equipa que marca mais do que o costume e uma equipa que sofre pouco. Afinal, a base do futebol é marcar mais do que sofrer e, se possível, com um futebol bonito ao ponto de dar gosto de ver jogar. E que gosto dá ver a equipa de Rúben Amorim…

Gonçalo Patrão
Gonçalo Patrãohttp://www.bolanarede.pt
Atualmente na licenciatura de Ciências da Comunicação na Nova FCSH. Com o mesmo gosto por escrever de sempre e com paixão pelo Sporting Clube de Portugal, procuro trazer uma opinião sensata e diferenciada sobre o que se vai passando no clube. Procuro que o lema do clube me acompanhe em tudo o que faço, seja na vida pessoal ou profissional.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva lança duelo entre Benfica e Moreirense: «Campo tradicionalmente difícil para nós»

Marco Silva marcou presença na conferência de antevisão ao Moreirense x Benfica, jogo em atraso da 3.ª jornada da Primeira Liga.

Lamine Yamal aborda a corrida à Bola de Ouro: «Acho que tenho hipóteses»

Lamine Yamal anteviu o Barcelona x Feyenoord, falou sobre a Bola de Ouro e definiu objetivos para a atual temporada.

Hansi Flick e o duelo com o Feyenoord na Champions League: «Todos estão preparados para vencer»

Hansi Flick realizou a antevisão à estreia do Barcelona nesta edição da Champions League, diante do Feyenoord.

Moreirense x Benfica em canal aberto: Onde ver o jogo em atraso da 3.ª jornada da Primeira Liga?

O Moreirense recebe o Benfica a partir das 20h45 desta quarta-feira, num encontro da 3.ª jornada da Primeira Liga. Jogo será transmitido na TVI.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador australiano comenta transferências de Alessandro Circati e Nestory Irankunda: «É um passo fantástico»

Tony Popovic refletiu sobre as mudanças de Alessandro Circati para o Benfica e Nestory Irankunda para o Sporting.

Vítor Pereira contactado para a sucessão no comando do Trabzonspor de Mohamed Salah

A imprensa turca revela que o presidente do Trabzonspor, Ertugrul Dogan, entrou em contacto com Vítor Pereira. Clube quer finalizar o processo em breve.

Arthur Cabral pode conhecer em breve um novo destino: eis o clube que está interessado

Arthur Cabral pode conhecer em breve o seu novo destino. O Tigres está muito interessado em garantir o ponta de lança.