Sporting CP | Os 5 “lembretes” a afixar no balneário

- Advertisement -

É sabido que qualquer organização, para conseguir atingir os seus objectivos de uma forma optimizada, deve encontrar modelos de motivar a sua equipa para retirar o melhor rendimento de cada um.

Uma vez que uma organização é constituída por pessoas, e cada tem uma personalidade única que reage a estímulos de formas completamente diferentes de todos os outros, os líderes devem considerar sempre formas distintas de motivar cada um.

Numa equipa de futebol, a equipa técnica e directiva deparam-se exactamente com este tipo de problema, quando tem que tentar manter um plantel de 25 indivíduos completamente focados no objectivo comum que é vencer todos os fins de semana quando, em média, apenas 15 são utilizados com maior regularidade.

Nesse universo de atletas, uns são mais propensos a estímulos positivos como elogios, reconhecimento pessoal e profissional, outros ficam mais alertas com estímulos negativos, como declarações críticas, acções que se mostraram injustas e originam uma reação de querer mostrar que estão errados.

Ao mesmo tempo, os indivíduos que se motivam com situações positivas, por vezes desmotivam com as críticas, assim como os que se motivam com acções negativas por vezes baixam os seus níveis de concentração quando se sentem confortáveis na situação que vivem, deixando de se esforçar para melhorar.

Assim, numa equipa deve haver um misto dos dois tipos de motivação, sabendo que uns pouco mais precisam que a motivação intrínseca, devido à sua grande auto-confiança, enquanto outros necessitam de mais apoio em termos de motivação externa.

Neste sentido, venho deixar algumas sugestões de situações externas que devem estar visíveis no balneário leonino para atiçar, e manter alerta os atletas do Sporting para o que resta da época, relembrando-os das dificuldades que os espera.

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede
Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Gilmar dal Pozzo despedido do comando da Chapecoense

Gilmar Dal Pozzo foi despedido da Chapecoense. O clube anunciou, esta sexta-feira, a saída do treinador, após goleada sofrida frente ao Atlético Mineiro.

André Villas-Boas e o caso de Cardoso Varela: «Poderia estar a jogar na equipa principal do FC Porto»

Em entrevista à Kicker, André Villas-Boas utilizou o exemplo de Rodrigo Mora para referir que Cardoso Varela poderia estar na mesma posição.

Benfica prepara visita ao Casa Pia ainda com uma grande dúvida

O Benfica realizou mais um treino em preparação para o encontro com o Casa Pia na Primeira Liga. Leandro Barreiro continua em dúvida.

Segunda Liga: Portimonense bate Oliveirense com final dramático

O Portimonense venceu fora de casa a Oliveirense por 2-1 na jornada 28 da Segunda Liga. Golo da vitória aconteceu aos 90+3’.

PUB

Mais Artigos Populares

Regresso da Primeira Liga: Gil Vicente bate AVS SAD com bis de Gustavo Varela

O Gil Vicente venceu em casa o AVS SAD por 3-0 na jornada 28 da Primeira Liga. Gustavo Varela marcou dois golos na partida.

Valadares Gaia escorrega em Guimarães e falha pressão ao Torreense na Primeira Liga Feminina

O Valadares Gaia empatou fora de casa com o Vitória SC (1-1) na jornada 15 da Primeira Liga Feminina. Vê quem marcou os golos.

Mikel Arteta revela conversa com avançado do Arsenal e ainda diz: «Tenho a certeza de que vai atingir a sua melhor forma em breve»

Mikel Arteta acredita que Bukayo Saka atingirá a sua «melhor forma em breve». Técnico do Arsenal revela ainda conversa com o jogador.