📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP | Os 5 “lembretes” a afixar no balneário

- Advertisement -

É sabido que qualquer organização, para conseguir atingir os seus objectivos de uma forma optimizada, deve encontrar modelos de motivar a sua equipa para retirar o melhor rendimento de cada um.

Uma vez que uma organização é constituída por pessoas, e cada tem uma personalidade única que reage a estímulos de formas completamente diferentes de todos os outros, os líderes devem considerar sempre formas distintas de motivar cada um.

Numa equipa de futebol, a equipa técnica e directiva deparam-se exactamente com este tipo de problema, quando tem que tentar manter um plantel de 25 indivíduos completamente focados no objectivo comum que é vencer todos os fins de semana quando, em média, apenas 15 são utilizados com maior regularidade.

Nesse universo de atletas, uns são mais propensos a estímulos positivos como elogios, reconhecimento pessoal e profissional, outros ficam mais alertas com estímulos negativos, como declarações críticas, acções que se mostraram injustas e originam uma reação de querer mostrar que estão errados.

Ao mesmo tempo, os indivíduos que se motivam com situações positivas, por vezes desmotivam com as críticas, assim como os que se motivam com acções negativas por vezes baixam os seus níveis de concentração quando se sentem confortáveis na situação que vivem, deixando de se esforçar para melhorar.

Assim, numa equipa deve haver um misto dos dois tipos de motivação, sabendo que uns pouco mais precisam que a motivação intrínseca, devido à sua grande auto-confiança, enquanto outros necessitam de mais apoio em termos de motivação externa.

Neste sentido, venho deixar algumas sugestões de situações externas que devem estar visíveis no balneário leonino para atiçar, e manter alerta os atletas do Sporting para o que resta da época, relembrando-os das dificuldades que os espera.

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede
Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador da Nigéria acusa jogador do Congo de bruxaria após eliminação nos penáltis: «Foi por isso que eu estava um pouco nervoso com ele»

O jogo entre a Nigéria e o Congo está a dar que falar em África. Éric Chelle, selecionador do conjunto nigeriano, acusou elementos da equipa adversária de terem feito bruxaria durante os penáltis.

Médio brasileiro do Alverca sondado por clubes do Japão e da China

Lincoln está a ser sondado por clubes da China e do Japão. O médio brasileiro chegou ao Alverca no início desta temporada.

Médio do Atlético Madrid assume: «Não estou satisfeito»

Conor Gallagher assumiu que não está satisfeito no Atlético Madrid. O médio inglês de 25 anos garantiu, ainda assim, que não quer sair do clube da La Liga.

Troy Parrott comenta semana de sonho ao serviço da Irlanda: «Tinha dito contra Portugal que os sonhos eram feitos de noites como aquela, mas...

Troy Parrott, herói nos jogos frente a Portugal e Hungria, não escondeu a emoção após ajudar a Irlanda a chegar ao play-off de qualificação para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa entra a ganhar na Taça da Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Shabab Al Ahli venceu o jogo da primeira-mão dos quartos de final da Taça da Liga dos Emirados Árabes Unidos frente ao Al Nasr. A equipa de Paulo Sousa triunfou por 2-1.

Barcelona quer reforçar lado esquerdo da defesa e tem Álex Grimaldo e 2 internacionais por Portugal na lista

O Barcelona está interessado em contratar um lateral-esquerdo de qualidade para assumir a titularidade na equipa. João Cancelo, Nuno Mendes e Álex Grimaldo estão na lista.

Laszlo Boloni: «O jogador mais difícil de treinar e aquele com quem tive mais problemas foi com o Mário Jardel»

Laszlo Boloni, antigo treinador do Sporting, admitiu que Mário Jardel consumiu drogas durante a sua passagem pelos leões.