Sporting CP | Os 5 “lembretes” a afixar no balneário

- Advertisement -

É sabido que qualquer organização, para conseguir atingir os seus objectivos de uma forma optimizada, deve encontrar modelos de motivar a sua equipa para retirar o melhor rendimento de cada um.

Uma vez que uma organização é constituída por pessoas, e cada tem uma personalidade única que reage a estímulos de formas completamente diferentes de todos os outros, os líderes devem considerar sempre formas distintas de motivar cada um.

Numa equipa de futebol, a equipa técnica e directiva deparam-se exactamente com este tipo de problema, quando tem que tentar manter um plantel de 25 indivíduos completamente focados no objectivo comum que é vencer todos os fins de semana quando, em média, apenas 15 são utilizados com maior regularidade.

Nesse universo de atletas, uns são mais propensos a estímulos positivos como elogios, reconhecimento pessoal e profissional, outros ficam mais alertas com estímulos negativos, como declarações críticas, acções que se mostraram injustas e originam uma reação de querer mostrar que estão errados.

Ao mesmo tempo, os indivíduos que se motivam com situações positivas, por vezes desmotivam com as críticas, assim como os que se motivam com acções negativas por vezes baixam os seus níveis de concentração quando se sentem confortáveis na situação que vivem, deixando de se esforçar para melhorar.

Assim, numa equipa deve haver um misto dos dois tipos de motivação, sabendo que uns pouco mais precisam que a motivação intrínseca, devido à sua grande auto-confiança, enquanto outros necessitam de mais apoio em termos de motivação externa.

Neste sentido, venho deixar algumas sugestões de situações externas que devem estar visíveis no balneário leonino para atiçar, e manter alerta os atletas do Sporting para o que resta da época, relembrando-os das dificuldades que os espera.

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede
Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.