Sporting CP | Os 5 “lembretes” a afixar no balneário

    É sabido que qualquer organização, para conseguir atingir os seus objectivos de uma forma optimizada, deve encontrar modelos de motivar a sua equipa para retirar o melhor rendimento de cada um.

    Uma vez que uma organização é constituída por pessoas, e cada tem uma personalidade única que reage a estímulos de formas completamente diferentes de todos os outros, os líderes devem considerar sempre formas distintas de motivar cada um.

    Numa equipa de futebol, a equipa técnica e directiva deparam-se exactamente com este tipo de problema, quando tem que tentar manter um plantel de 25 indivíduos completamente focados no objectivo comum que é vencer todos os fins de semana quando, em média, apenas 15 são utilizados com maior regularidade.

    Nesse universo de atletas, uns são mais propensos a estímulos positivos como elogios, reconhecimento pessoal e profissional, outros ficam mais alertas com estímulos negativos, como declarações críticas, acções que se mostraram injustas e originam uma reação de querer mostrar que estão errados.

    Ao mesmo tempo, os indivíduos que se motivam com situações positivas, por vezes desmotivam com as críticas, assim como os que se motivam com acções negativas por vezes baixam os seus níveis de concentração quando se sentem confortáveis na situação que vivem, deixando de se esforçar para melhorar.

    Assim, numa equipa deve haver um misto dos dois tipos de motivação, sabendo que uns pouco mais precisam que a motivação intrínseca, devido à sua grande auto-confiança, enquanto outros necessitam de mais apoio em termos de motivação externa.

    Neste sentido, venho deixar algumas sugestões de situações externas que devem estar visíveis no balneário leonino para atiçar, e manter alerta os atletas do Sporting para o que resta da época, relembrando-os das dificuldades que os espera.

    Sporting
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.