Publicidade

Sporting CP “só” ambiciona melhorar o quarto lugar

Nuno Almeida · 2 min

sporting CP
Foto: Carlos Silva/Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Há muitos anos que defendo que todas as direcções do clube têm iludido os Sportinguistas, principalmente pela incapacidade de quem as compunha/compõe. Todos os anos iniciávamos a época futebolística a prometer aos Sócios e adeptos que seriamos candidatos ao título. A verdade é que em Dezembro, essa ideia sempre se esfumava com a diferença pontual que tínhamos relativamente aos primeiros.

Para um clube que tem agora a tradição de ganhar um campeonato nacional de 18 em 18 anos (este último jejum já ultrapassou essa marca), adicionar a pressão de obrigatoriedade em ganhar um título sem que se tenha preparado antecipadamente para isso, é suicídio.

Bem sei que a exigência em ganhar deve estar no ADN do clube, no entanto, neste momento não está. E não vale a pena dizer que vamos ganhar, ou que somos candidatos ao que quer que seja, se não temos condições para isso.

Assim, ao ouvir um administrador do clube dizer que na próxima época vamos lutar por melhorar o quarto lugar, e ao contrário de muitos Sportinguistas que vieram criticar a falta de ambição, deixa-me satisfeito. Não por dizer que não vamos lutar pelo título, mas porque pelo menos mostra realismo.

No entanto, esse realismo só tem de ser encarado pela incompetência da estrutura que está a preparar a próxima época, uma vez que, e como também alguém da direcção disse, temos todos os alvos principais contratados, e comparando com os nossos mais directos adversários para os primeiros lugares, os nomes que chegam a Alcochete não entusiasmam a massa adepta, pelo menos para nos permitir ambicionar mais que o terceiro ou quarto lugar (mas como já ouvi adeptos rivais dizer, é o nosso lugar. E não podemos rebater dadas as evidências).

Vamos, portanto, baixar as expectativas para o próximo ano, porque a ver pelos planteis rivais, mesmo o quarto lugar terá muita concorrência. Quer isto dizer que o próximo campeonato de futebol vai ser bem interessante, mas apenas mais um ano de sofrimento para os já calejados adeptos e sócios Sportinguistas.

Quero no entanto deixar o seguinte pedido à direcção em funções e às futuras. A exigência de vitória e competência deve ser, em primeiro lugar, tida em conta na escolha dos órgãos sociais, depois na estrutura que irá planear contratações. Se não houver competência de base, nunca a teremos numa equipa de futebol que ambicione ganhar títulos nacionais. Portanto, sejam competentes para que não tenham que nos iludir com candidaturas a título ou realismos de incapacidade de lutar pelos mesmos.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

Nuno Almeida

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.