Sporting CP “só” ambiciona melhorar o quarto lugar

- Advertisement -

Há muitos anos que defendo que todas as direcções do clube têm iludido os Sportinguistas, principalmente pela incapacidade de quem as compunha/compõe. Todos os anos iniciávamos a época futebolística a prometer aos Sócios e adeptos que seriamos candidatos ao título. A verdade é que em Dezembro, essa ideia sempre se esfumava com a diferença pontual que tínhamos relativamente aos primeiros.

Para um clube que tem agora a tradição de ganhar um campeonato nacional de 18 em 18 anos (este último jejum já ultrapassou essa marca), adicionar a pressão de obrigatoriedade em ganhar um título sem que se tenha preparado antecipadamente para isso, é suicídio.

Bem sei que a exigência em ganhar deve estar no ADN do clube, no entanto, neste momento não está. E não vale a pena dizer que vamos ganhar, ou que somos candidatos ao que quer que seja, se não temos condições para isso.

Assim, ao ouvir um administrador do clube dizer que na próxima época vamos lutar por melhorar o quarto lugar, e ao contrário de muitos Sportinguistas que vieram criticar a falta de ambição, deixa-me satisfeito. Não por dizer que não vamos lutar pelo título, mas porque pelo menos mostra realismo.

No entanto, esse realismo só tem de ser encarado pela incompetência da estrutura que está a preparar a próxima época, uma vez que, e como também alguém da direcção disse, temos todos os alvos principais contratados, e comparando com os nossos mais directos adversários para os primeiros lugares, os nomes que chegam a Alcochete não entusiasmam a massa adepta, pelo menos para nos permitir ambicionar mais que o terceiro ou quarto lugar (mas como já ouvi adeptos rivais dizer, é o nosso lugar. E não podemos rebater dadas as evidências).

Vamos, portanto, baixar as expectativas para o próximo ano, porque a ver pelos planteis rivais, mesmo o quarto lugar terá muita concorrência. Quer isto dizer que o próximo campeonato de futebol vai ser bem interessante, mas apenas mais um ano de sofrimento para os já calejados adeptos e sócios Sportinguistas.

Quero no entanto deixar o seguinte pedido à direcção em funções e às futuras. A exigência de vitória e competência deve ser, em primeiro lugar, tida em conta na escolha dos órgãos sociais, depois na estrutura que irá planear contratações. Se não houver competência de base, nunca a teremos numa equipa de futebol que ambicione ganhar títulos nacionais. Portanto, sejam competentes para que não tenham que nos iludir com candidaturas a título ou realismos de incapacidade de lutar pelos mesmos.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

João Afonso já chegou à Invicta para assinar contrato pelo FC Porto

João Afonso deixou os Açores para ser o novo guarda-redes do FC Porto. O guarda-redes vai assinar um contrato válido por cinco anos.

Torreense no Pote 3 e Benfica no Pote 1 se passar as pré-eliminatórias: eis o possível caminho das equipas portuguesas na Europa League

O Benfica deverá ficar no Pote um da Liga Europa se passar a pré-eliminatória. O Torreense está projetado para o terceiro pote.

Força da tática | Sporting x Torreense

A época 2025/2026 em Portugal terminou oficialmente de forma histórica, depois do Torreense ter vencido o Sporting por 2-1

Vítor Pereira defende capitão excluído do Mundial e avisa: «Precisamos de manter os melhores jogadores»

Vítor Pereira defendeu Morgan Gibbs-White após a sua exclusão do Mundial. O técnico português exigiu também maior estabilidade para a próxima temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Seleção Feminina A: Há alteração na convocatória

Catarina Potra, guarda-redes do Sporting, vai pela primeira vez à Seleção Nacional Feminina. Rute Costa sai por motivos pessoais.

Fim de um jejum de 62 anos: a histórica conquista do Torreense no Jamor

O Torreense voltou a derrotar o Sporting por 2-1 para conquistar a Taça de Portugal. A equipa quebrou o jejum 62 anos depois.

Marco Essimi é novo reforço para o ataque do Alverca

O Alverca oficializou a contratação do extremo Marco Essimi. O jogador camaronês chega de França para reforçar o ataque ribatejano.