À conquista de uma nova Europa | Sporting CP x FC Midtjylland

UEFA Europa League, quinta-feira, 20:00, 16 de fevereiro de 2023

ANTEVISÃO: LEÃO FERIDO ENFRENTA “OS LOBOS” APÓS DERROTA COM OS DRAGÕES

Com um desempenho nas competições internas muito aquém das expectativas (recorde-se que foi afastado da Taça de Portugal pelo Varzim SC, perdeu a final da Allianz Cup frente ao FC Porto, e encontra-se a 15 pontos do líder Benfica), o Sporting CP tenta ganhar novo ânimo com uma nova prova europeia.

Com um apuramento quase que impróprio para cardíacos conseguido nos minutos finais, frutos do golo do Tottenham HFC aos franceses do Olympique Marselha (que os afastou das competições europeias) por intermédio do dinamarquês Pierre-Emile Højbjerg, quis o destino que o clube que saísse em sorteio para o play-off dos oitavos de final da Liga Europa fosse ele também… dinamarquês, o FC Midtjylland.

Para as competições europeias, vulgo Liga dos Campeões, o clube de Alvalade já não vence há quatro jogos (contabilizando três derrotas, duas delas em casa, e um empate). Por outro lado, mostrou um bom caudal ofensivo, visando as redes adversárias em cinco das seis partidas realizadas.

Quanto ao clube de Herning, enquanto visitante não conseguiu vencer nenhuma das partidas da fase de grupos, ficando atrás de Feyenoord Rotterdam na classificação geral do Grupo F, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Para o campeonato, o Midtjylland já não joga desde o dia 13 de Novembro na visita ao reduto do Randers FC, resultando num empate a zero bolas.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. A única eliminatória entre Sporting e Midtjylland aconteceu em 01/02, com um resultado de 6-2 a favor dos leões no agregado
  2. O FC Midtjylland já não compete há aproximadamente três meses
  3. A equipa dinamarquesa já não vence há três jogos (soma dois empates e uma derrota).
  4. O último confronto entre os dinamarqueses e um clube português, foi contra o Benfica esta temporada, em partidas a contar para o acesso à Liga dos Campeões.
  5. Nas últimas sete partidas disputadas, o FC Midtjylland apenas venceu um (uma vitória, três empates e três derrotas).
  6. O conjunto verde e branco esta temporada para as competições europeias enquanto anfitrião, apenas venceu um de três jogos (3-0 frente ao Eintracht Frankfurt).
  7. O valor de mercado da equipa visitante encontra-se na ordem dos 34,50 milhões de euros, aproximadamente sete vezes inferior ao do Sporting (228,30).
  8. O Sporting CP já fez balançar as redes adversárias esta temporada 68 vezes (média de 2,06 golos/jogo).
  9. O FC Midtjylland já sofreu 42 golos em 29 jogos realizados esta temporada (média de 1,45 golos/jogo).
  10. Em quatro deslocações a Portugal, a equipa orientada por Albert Capellas contabiliza quatro derrotas.

JOGADORES A TER EM CONTA

Youssef Chermiti Sporting Vizela
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Youssef Chermiti (Sporting CP): O avançado português (com dupla nacionalidade tunisina) tem tido uma autêntica estreia de sonho pela equipa principal dos leões. Com estreia frente ao FC Arouca (24 de Janeiro), partida da qual saiu do banco e jogou sensivelmente cinco minutos, desde então já disputou mais três partidas (de quatro possíveis) apontando até ao momento dois golos. Poderá vir a ser um grande problema para a defesa dinamarquesa.

Emiliano Martínez (FC Midtjylland): Encabeçando a lista dos jogadores mais valiosos do plantel dinamarquês (avaliado em três milhões e meio de euros), Emiliano Martinez surge aqui como figura principal para o jogo contra o Sporting CP. Capacitado de um bom sentido posicional, qualidade de passe e criatividade, o médio uruguaio de 23 anos é capaz de desbloquear até os jogos mais complicados através dos seus remates à longa distância, surgindo esta qualidade como uma das suas imagens de apresentação.

XI´s PROVÁVEIS

Sporting CP: Antonio Adán, Héctor Bellerín, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis, Nuno Santos, Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards, Youssef Chermiti, Francisco Trincão

Treinador: Rúben Amorim

«É uma eliminatória, temos a vantagem de estar em competição, o Midtjylland esteve parado nos últimos meses. Ainda assim, é uma equipa que ganhou por 5-1 à Lazio, não podemos dizer que vamos ganhar de forma clara. Estou confiante, como sempre, que vamos vencer o jogo».

FC Midtjylland: Jonas Nossl, Joel Andersson, Stefan Gartenmann, Juninho Carlos, Paulinho, Charles Rigon, Emiliano Martinez, Oliver Sorensen, Gustav Isaksen, Astrit Selmani, Pione Sisto

Treinador: Albert Capellas

«Temos muito respeito pelo Sporting, sabemos que é uma grande equipa, com grandes jogadores, o estádio é fantástico e estará cheio de adeptos que adoram futebol, mas vamos procurar dar o máximo nos dois jogos da eliminatória. Sabemos que conseguimos ser uma equipa com qualidade quando pomos o nosso melhor futebol em campo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 3-1 FC Midtjylland
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Farense prepara sucessão de Ricardo Velho e fecha guarda-redes sueco que estava a jogar em Itália

O Farense está em vias de garantir a contratação de Jakob Tannander. O guarda-redes sueco de 25 anos vai assinar a custo zero.

Já há acordo entre o Sporting e o AC Milan por Conrad Harder: falta o aval do avançado

Sporting e AC Milan já chegaram a acordo para a transferência de Conrad Harder. O avançado está agora a ponderar a oferta.

Antiga glória do Machester United critica jogador contratado por Ruben Amorim: «Não se encontra nem perto da melhor forma»

Gary Neville deixou críticas a Benjamin Sesko, avançado que chegou ao Old Trafford no presente mercado de transferências. O antigo defesa admitiu que o avançado não se encontra em forma.

Casa Pia volta a emprestar antiga promessa do Celta de Vigo

O Casa Pia decidiu emprestar novamente Raúl Blanco, desta vez ao Alcorcón. O jogador fez a sua formação no Celta de Vigo, onde foi considerada uma jovem promessa.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o valor da proposta do FC Porto por Jakub Kiwior

Jakub Kiwior pode deixar o Arsenal neste mercado de transferências, com o FC Porto muito interessado no defesa. A proposta dos dragões poderá ser superior aos 20 milhões de euros.

Arábia Saudita prepara 40 milhões de euros por Gonçalo Inácio

Gonçalo Inácio pode deixar o Sporting ainda neste mercado de transferências, já que existe o interesse da Arábia Saudita. O Al Nassr ou o Al Ittihad podem receber o jogador nas suas fileiras.

O raio-x ao FC Porto de Francesco Farioli depois da goleada ao Casa Pia

Diante do Casa Pia, o FC Porto rubricou a sua melhor exibição, particularmente na primeira parte, aniquilando todas as chances dos gansos saírem em transição e matando qualquer hipótese de discutir o jogo.