Contra a surpresa, cimentar, cimentar! | Sporting CP x GD Estoril Praia

- Advertisement -
Primeira Liga, 22.ª jornada: segunda-feira, 19h, 27 de fevereiro de 2023

FUTEBOL E(M) CONSTRUÇÃO CIVIL: PRIMEIRO CAPÍTULO

Sporting CP e GD Estoril Praia medem forças em mais uma jornada do campeonato nacional. Em caso de vitória, os leões cimentam o quarto posto na tabela classificativa e ficam na expetativa quanto àquilo que o SC Braga possa retirar do derby do Minho, diante do Vitória SC.

Apesar da dificuldade da missão, Rúben Amorim e os seus pupilos pretendem alcançar o lugar do play-off da UEFA Champions League e só a vitória pode contribuir para tal desejo, uma vez fora da luta pelo título de campeão nacional face aos desaires contra as chamadas “equipas pequenas” do futebol português.

OU

Já que existe – praticamente – uma explicação para qualquer coisa que se diga, não tenho pudor em afirmar que o prédio no qual resido necessita de uma grande quantidade de cimento. Muito cimento e uma grua, porque prefiro arriscar no pedido.

O interior do meu prédio possui 18 andares e é composto por inquilinos – não só de Portugal Continental, como também das ilhas. Há algumas semanas, o edifício sucumbiu a uma fuga de gás e foi engolido pelas chamas. As escadas destinadas à saída de emergência, por razões desconhecidas, foram também domadas pelo fogo.

O meu apartamento está situado no quarto andar e, pela locomoção do veículo, (equivalente à expressão pelo andar da carruagem, por receio de não fazer cair a palavra “andar” em pleonasmo e por não ser fã da utilização da palavra “piso”) não avisto maneira de sair à rua. Neste momento, estou nas lonas no que toca a produtos básicos e essenciais. Daí ter pedido a grua.

Pensei em fazer rappel até ao terceiro andar e concluí prontamente que era uma tarefa complexa dado o comprimento das cordas que reúno. Nem vale a pena mencionar o quão impossível seria arrombar qualquer janela do segundo ou primeiro andar.

Estas são apenas duas (das milhares de) formas de olhar para a classificação.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Nos últimos dez jogos realizados entre Sporting CP e GD Estoril Praia, os leões venceram oito e os canarinhos dois;
  2. A última vitória do GD Estoril em Alvalade remonta à época 2018/2019, num jogo a contar para a Taça da Liga;
  3. Os resultados mais frequentes entre os dois emblemas são: 3-1, 5-0, 3-0 e 2-1, todos favoráveis ao Sporting CP;
  4. Manuel Vasques é o jogador com mais tentos apontados no confronto entre as duas formações: 14 golos em 16 jogos oficiais;
  5. O Estoril Praia soma cinco derrotas consecutivas fora de casa;
  6. No campeonato nacional, o Estoril Praia só ganhou uma vez em casa do Sporting: 0-1 em 2013/14;
  7. Nos últimos dois jogos, Pedro Gonçalves apontou quatro golos;
  8. Em Alvalade, para o campeonato, o Sporting CP apenas desperdiçou pontos defronte do GD Chaves e do FC Porto;
  9. Se Francisco Geraldes for opção, defrontará o seu clube de formação;
  10. O Estoril Praia sofre golos há seis jogos.

JOGADORES A TER EM CONTA

Hidemasa Morita Sporting CP FC Famalicão
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Hidemasa Morita (Sporting CP) – o japonês dá pouco nas vistas dentro da quadra, mas desengane-se quem pensa que isso significa ausência de qualidade ou falta de entrosamento nas dinâmicas da equipa. O menino de cabelo pintado é o verdadeiro pêndulo do meio-campo leonino: trata a bola com carinho, sabe entender e fazer entender os momentos de jogo, é uma mais-valia no processo defensivo por saber ocupar os espaços e prever os movimentos adversários e tem golo porque chega à zona de finalização com elevada facilidade. Hidemasa Morita pensa com clareza e age com astúcia (quase) sempre!

Tiago Gouveia Estoril Praia
Fonte: Bola na Rede

Tiago Gouveia (GD Estoril Praia) – o produto do Seixal tem sido uma das vigas que tem sustentado o irregular emblema de Cascais. Irreverente com a bola nos pés, Tiago Gouveia tem agitado o flanco direito do ataque canarinho com muita velocidade e explosão, com golos e assistências que selam triunfos e com qualidade técnica acima da média da equipa que representa. Roger Schmidt, numa conferência de imprensa após embate com o extremo emprestado pelo SL Benfica, convidou-o a voltar no verão, caso continue a trabalhar. Os pés não enganam o treinador alemão… nem ninguém.

XI´s PROVÁVEIS

Sporting CP: Adán; Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Héctor Bellerín, Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Marcus Edwards, Paulinho, Francisco Trincão.

Treinador: Rúben Amorim

«Temos duas vitórias consecutivas, mas queremos mais. Em relação ao Estoril, não atravessa um bom momento, mas tem jogadores talentosos, com escola em clubes grandes. Nestes jogos sem responsabilidade, até porque mudaram de treinador e nós somos favoritos, de certeza que vão colocar problemas. Olhámos para os jogos dos sub-23 para ver nuances do novo treinador».

GD Estoril Praia: Daniel Figueira; Tiago Santos, Bernardo Vital, Pedro Álvaro, Joãozinho; João Gamboa, João Carvalho, Tiago Gouveia, Francisco Geraldes; Tiago Araújo, Cassiano.

Treinador: Pedro Guerreiro

Não houve conferência de antevisão da partida.

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 3-1 GD Estoril Praia
Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Giorgi Kochorashvili não foi convocado para o Arouca x Sporting: eis a razão

Giorgi Kochorashvili não foi convocado para o Arouca x Sporting por opção de Rui Borges. O médio georgiano tem vindo a perder espaço no plantel dos leões.

SAD do Benfica confirma negociações para os direitos televisivos das próximas duas épocas

A SAD do Benfica confirmou que está em negociações com a Nos para fechar os direitos televisivos para as épocas 2026/27 e 2027/28.

FC Porto x Gil Vicente na Primeira Liga: Eis os onzes prováveis

O FC Porto recebe o Gil Vicente no Estádio do Dragão, em jogo da 19.ª jornada da Primeira Liga. Eis os onzes prováveis para o encontro.

UFC 324: À segunda é de vez?

O UFC 324 já faz parte da história, e fica marcado como o primeiro da era Paramount+, embora não tenha sido uma estreia muito convincente.

PUB

Mais Artigos Populares

Entre a solidez portista e o sonho ousado do Gil Vicente | FC Porto x Gil Vicente

O FC Porto prepara-se para mais um duelo em casa com o objectivo claro de impor a sua lei no Dragão, recuperar confiança exibicional e continuar na perseguição firme ao tão desejado título nacional.

Treinador do Groningen e o alegado interesse do Benfica em Stije Resink: «No geral, acho que ele está a lidar com isso perfeitamente»

O treinador do Groningen abordou o alegado interesse do Benfica em Stije Resink. O médio neerlandês saiu lesionado do encontro frente ao Fortuna Sittard.

José Mourinho elogia jogador do Benfica: «Tem um motor de alta cavalagem»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Técnico das águias marcou presença na conferência de imprensa.