Rúben Amorim: os melhores 10 milhões transferidos por MBWay do Sporting?

- Advertisement -

Foi em março de 2020 que a epopeia de Rúben Amorim no Sporting CP começou. O treinador português proveniente do SC Braga foi para o leme dos leões numa equipa em má fase de forma que ocupava o 4.º lugar da Primeira Liga Portuguesa.

Porém, o trabalho de Rúben demorou a iniciar-se pois a pandemia da covid-19 assolou o mundo na sua totalidade, não deixando o futebol passar imune. Já em julho de 2020 com o regresso do campeonato nacional, Rúben Amorim reformulou um pouco a identidade da equipa colocando a jogo vários jogadores que militavam nas camadas jovens tais como Eduardo Quaresma, Tiago Tomás, Matheus Nunes e mesmo Nuno Mendes.

Mas, nem tudo era uma lufada de ar fresco para o Sporting. Na massa adepta comentava-se o elevado preço que Rúben Amorim foi transferido para o clube e foram muitos os que colocaram a exigência nos máximos no que tocava à prestação do treinador. Em Alvalade, queria-se resultados.

Seguiu-se o mercado de verão. Neste mercado, Rúben Amorim e Hugo Viana trabalharam imenso de modo a contratar para colmatar certas lacunas que o conjunto de Alvalade sofria. Foi nesta janela que se misturou a experiência de Antunes com a juventude de Pedro Gonçalves.

Foram reintroduzidos jogadores que nunca se tinham afirmado em Alvalade, tais como João Palhinha. O Sporting entrou para a época 2020/2021 com uma equipa praticamente renovada, mas com a vontade de voltar a conquistar o título que fugia há praticamente 19 anos. Foi no ‘’jogo a jogo’’ e no ‘’onde vai um, vão todos’’ que Amorim começou a dar provas aos sportinguistas que o seu preço valia a pena.

Sporting
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Na primeira época, Amorim surpreendeu e conquistou a Taça da Liga e o Campeonato Nacional. Fez valorizar jogadores e fez com que outros tomassem outros rumos, tais como Nuno Mendes que foi transferido com apenas 19 anos para o Paris Saint-Germain FC.

Já na segunda época, Amorim carimbou a passagem aos oitavos de final da Champions, qualificação que fugia ao Sporting desde a temporada 2008/2009, embora a equipa de Alvalade tenha sofrido uma goleada frente ao Manchester City FC.

Rúben como criador de novas ideias no Sporting

Rúben Amorim
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O treinador português trouxe aos leões uma nova forma de ver e fazer futebol. Um futebol com ideias, fruto da mentalidade jovem de Rúben. Apostou na formação e conseguiu ‘’capturar’’ reforços de elevada importância. Nuno Santos, Paulinho, Ugarte e mesmo Porro, são pedras colossais contratadas na era Amorim, e que têm um papel impactante no clube.

Projeto Amorim: a época em curso e os objetivos já falhados e os ainda por conquistar

A época 2022/2023 foi, até à paragem do Mundial, marcada por irregularidade de resultados. Com a eliminação precoce da Taça de Portugal e o desfecho infeliz da fase de grupos da Liga dos Campeões, Amorim passou por uma má fase, mas tal não foi motivo para que o treinador deixasse o comando, renovando assim contrato até 2026. Há uma crença da parte da direção no ‘’Projeto Amorim’’ que ainda pode dar muitos frutos para o Sporting. A Liga Europa, é um dos objetivos de Alvalade e da carreira do treinador.

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do Braga e do empate do FC Porto na Europa League

Quinta-feira europeia com bons resultados para Portugal. A vitória do Braga e o empate do FC Porto dão pontos no Ranking UEFA.

Benfica muito perto de chegar a acordo com alvo no mercado depois de vídeo-chamada com José Mourinho

Stije Resink está muito perto de ter um acordo com o Benfica. Médio gostou da conversa com José Mourinho e está agradado com a possibilidade de rumar às águias.

Barcelona derrota FC Porto no Dragão Arena

O Barcelona derrotou o FC Porto por 5-3 em jogo a contar para a quinta jornada da Liga dos Campeões de Hóquei em Patins.

Duelo entre técnicos portugueses no Catar termina com vitória na Supertaça para o Al Sharjah de José Morais

Al-Sharjah, orientado por José Morais, venceu por 1-2 em casa do Al-Garafa, treinado por Pedro Martins, num encontro marcado pelo duelo entre técnicos portugueses.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham garante contratação de Souza junto do Santos

O jogador Souza, de 19 anos, deixa o Santos e assina pelo Tottenham, estreando-se agora na Premier League. O clube inglês pagou cerca de 15 milhões de euros pelo lateral-esquerdo.

Carlos Vicens e as diferenças de exibições entre a Europa League e as provas internas: «Não elegemos competições. Jogámos hoje o jogo oficial 38...

Carlos Vicens analisou o desfecho do Braga x Nottingham Forest. Encontro marcou a sétima jornada da Europa League.

Ricardo Horta enaltece feito do Braga: «Fizemos um grande jogo contra uma equipa que há dias empatou com o Arsenal»

Ricardo Horta analisou o desfecho do Braga x Nottingham Forest. Encontro marcou a sétima jornada da Europa League.