Rúben Amorim: os melhores 10 milhões transferidos por MBWay do Sporting?

- Advertisement -

Foi em março de 2020 que a epopeia de Rúben Amorim no Sporting CP começou. O treinador português proveniente do SC Braga foi para o leme dos leões numa equipa em má fase de forma que ocupava o 4.º lugar da Primeira Liga Portuguesa.

Porém, o trabalho de Rúben demorou a iniciar-se pois a pandemia da covid-19 assolou o mundo na sua totalidade, não deixando o futebol passar imune. Já em julho de 2020 com o regresso do campeonato nacional, Rúben Amorim reformulou um pouco a identidade da equipa colocando a jogo vários jogadores que militavam nas camadas jovens tais como Eduardo Quaresma, Tiago Tomás, Matheus Nunes e mesmo Nuno Mendes.

Mas, nem tudo era uma lufada de ar fresco para o Sporting. Na massa adepta comentava-se o elevado preço que Rúben Amorim foi transferido para o clube e foram muitos os que colocaram a exigência nos máximos no que tocava à prestação do treinador. Em Alvalade, queria-se resultados.

Seguiu-se o mercado de verão. Neste mercado, Rúben Amorim e Hugo Viana trabalharam imenso de modo a contratar para colmatar certas lacunas que o conjunto de Alvalade sofria. Foi nesta janela que se misturou a experiência de Antunes com a juventude de Pedro Gonçalves.

Foram reintroduzidos jogadores que nunca se tinham afirmado em Alvalade, tais como João Palhinha. O Sporting entrou para a época 2020/2021 com uma equipa praticamente renovada, mas com a vontade de voltar a conquistar o título que fugia há praticamente 19 anos. Foi no ‘’jogo a jogo’’ e no ‘’onde vai um, vão todos’’ que Amorim começou a dar provas aos sportinguistas que o seu preço valia a pena.

Sporting
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Na primeira época, Amorim surpreendeu e conquistou a Taça da Liga e o Campeonato Nacional. Fez valorizar jogadores e fez com que outros tomassem outros rumos, tais como Nuno Mendes que foi transferido com apenas 19 anos para o Paris Saint-Germain FC.

Já na segunda época, Amorim carimbou a passagem aos oitavos de final da Champions, qualificação que fugia ao Sporting desde a temporada 2008/2009, embora a equipa de Alvalade tenha sofrido uma goleada frente ao Manchester City FC.

Rúben como criador de novas ideias no Sporting

Rúben Amorim
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O treinador português trouxe aos leões uma nova forma de ver e fazer futebol. Um futebol com ideias, fruto da mentalidade jovem de Rúben. Apostou na formação e conseguiu ‘’capturar’’ reforços de elevada importância. Nuno Santos, Paulinho, Ugarte e mesmo Porro, são pedras colossais contratadas na era Amorim, e que têm um papel impactante no clube.

Projeto Amorim: a época em curso e os objetivos já falhados e os ainda por conquistar

A época 2022/2023 foi, até à paragem do Mundial, marcada por irregularidade de resultados. Com a eliminação precoce da Taça de Portugal e o desfecho infeliz da fase de grupos da Liga dos Campeões, Amorim passou por uma má fase, mas tal não foi motivo para que o treinador deixasse o comando, renovando assim contrato até 2026. Há uma crença da parte da direção no ‘’Projeto Amorim’’ que ainda pode dar muitos frutos para o Sporting. A Liga Europa, é um dos objetivos de Alvalade e da carreira do treinador.

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.