Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

Supertaça | Começar a época da melhor maneira

Francisco Guerra · 3 min

Supertaça | Começar a época da melhor maneira

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Supertaça Cândido de Oliveira: sábado, 20h45, 31 de julho de 2021
ANTEVISÃO: CAMPEÃO NACIONAL MEDE FORÇAS COM O VENCEDOR DA TAÇA

Sporting CP e SC Braga enfrentam-se, neste sábado, no Estádio Municipal de Aveiro. Num encontro que terá a Supertaça Cândido de Oliveira em jogo, leões e arsenalistas querem levar mais um troféu para casa. A equipa de Rúben Amorim conquistou a Primeira Liga, para além da Taça da Liga, pelo que os comandados de Carlos Carvalhal venceram a Taça de Portugal.

AMORIM E CARVALHAL TENTAM CONQUISTAR A SUA PRIMEIRA SUPERTAÇA! QUEM É QUE ARRISCAS QUE VAI VENCER O JOGO? SEGUE JÁ PARA A BET.PT E APOSTA!

Na pré-época, o Sporting CP venceu oito dos nove encontros que disputou, arrecadando o Troféu Cinco Violinos após uma vitória por 3-2 diante do Lyon. Por sua vez, o SC Braga apenas conseguiu ganhar quatro jogos de oito disputados. Ainda assim, não perdeu nenhum, empatando os restantes.

No que diz respeito a baixas, o espanhol Pedro Porro será a única ausência no lado dos campeões nacionais, pelo que deverá avançar Ricardo Esgaio, ex-SC Braga, para o seu lugar. Na equipa minhota, destaque para as ausências de Lucas Piazón, que não poderá jogar por ter sido expulso na final da Taça de Portugal, Fábio Martins, também ele a cumprir castigo, e de David Carmo, ainda a recuperar de uma grave lesão contraída na temporada passada.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Sporting CP participará enquanto campeão nacional na Supertaça Cândido de Oliveira pela primeira vez desde 2002 (vitória por 5-1 diante do Leixões… de Carlos Carvalhal).
  2. Os leões já conquistaram a prova oito vezes, a última em 2015, diante do SL Benfica. O SC Braga nunca venceu a competição, tendo sido derrotado na final em três ocasiões.
  3. O único confronto entre ambas as equipas na Supertaça Cândido de Oliveira foi em 1982, conquistada pelo Sporting CP (7-3 no agregado).
  4. O último jogo entre as duas equipas foi histórico para o Sporting CP: vitória (0-1) em Braga, a jogar em inferioridade numérica quase desde o início da partida, naquele que foi o encontro que praticamente sentenciou o título para os leões.
  5. Será um jogo de muitos reencontros: para além de Rúben Amorim, João Palhinha e Paulinho, Ricardo Esgaio irá reestrear-se oficialmente pelo Sporting CP diante da sua antiga equipa.
  6. Paulo Oliveira, de regresso a Portugal, irá enfrentar o Sporting CP, o último clube português que representou antes de se transferir para o Eibar.
  7. Em finais nacionais, o SC Braga nunca derrotou o Sporting CP (duas finais da Taça de Portugal, uma da Taça da Liga e uma da Supertaça Cândido de Oliveira).
  8. O melhor marcador deste confronto é Manuel Fernandes, do Sporting CP, que apontou 23 golos em 26 jogos diante do SC Braga.
  9. As equipas já se enfrentaram 152 vezes em jogos oficiais, com 94 vitórias do Sporting CP, 23 empates e 35 vitórias do SC Braga.
  10. Se derrotar o SC Braga, o Sporting CP terá conquistado todos os troféus a nível nacional num espaço de dois anos.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Paulinho – Contratação mais cara da história do clube, o avançado, de 28 anos, trocou Braga por Alvalade. Apesar de não ter marcado tantos golos quanto seria esperado, apontou o golo do título no jogo decisivo diante do FC Boavista. No último jogo desta pré-época, deixou uma boa impressão, marcando duas vezes frente ao Lyon. Um bom cartão de visita para a principal referência do Sporting CP, que certamente quererá marcar diante da sua antiga equipa.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Al Musrati – O médio defensivo líbio foi um dos melhores jogadores do último campeonato e, caso permaneça na cidade dos arcebispos, continuará a ser um jogador absolutamente fundamental para Carlos Carvalhal. O camisola oito arsenalista é um jogador com grande capacidade de passe e fortíssimo nas recuperações, um papel semelhante ao de João Palhinha no Sporting CP. Será travada, naturalmente, uma dura batalha a meio-campo em Aveiro.

 

XI’S PROVÁVEIS

Sporting CP: Adán, Inácio, Coates, Feddal, Nuno Mendes, João Palhinha, Matheus Nunes, Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves, Jovane e Paulinho.

Treinador: Rúben Amorim

‘’Estamos bem, foi um mês que deu para trabalhar bem, recuperar os índices físicos e para a malta voltar a ganhar rotinas. Estamos preparados para o jogo de amanhã.’’

 

SC Braga: Matheus, Paulo Oliveira, Raul Silva, Sequeira, Fabiano, Al Musrati, Castro, Galeno, Fransérgio, Ricardo Horta e Abel Ruiz.

Treinador: Carlos Carvalhal

‘’Com muito respeito pelo Sporting CP, mas queremos vencer e trazer a Supertaça para Braga. Em cem anos de história, o clube nunca venceu.’’

 

PREVISÃO DO RESULTADO: SPORTING CP 1-0 SC BRAGA

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Francisco Guerra

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.