Surpreendente arranque das Leoas

- Advertisement -

Leoas vão na frente empatadas com o SCU Torrense

Quando decidi escrever sobre este tema, a equipa de Futebol Feminino do Sporting tinha um percurso invencível, tendo como vitórias todos os jogos oficiais disputados na presente época desportiva. Actualmente, tem já um empate com o SCU Torreense, equipa que está empatada com as leoas na tabela classificativa.

Apesar desse empate no último encontro, a equipa do Sporting CP continua no topo da tabela classificativa da sua fase, e o brilhantismo deste início de temporada mantém-se, principalmente por ter já jogado duas vezes contra o actual campeão nacional, tendo ganho os dois de uma forma categórica.

Escrevo que o arranque é surpreendente, porque houve um claro desinvestimento na equipa, ou se quisermos uma mudança no projeto do Futebol Feminino do Sporting, com metade do plantel das leoas a ser dispensado no final da temporada passada, sendo algumas das atletas dispensadas já referências para os adeptos leoninos, com Ana Capeta à cabeça, não esquecendo as duas guarda-redes, sendo uma delas titular da seleção nacional, ou a central e capitã, Nevena Damjanovic, esteio da defesa e a avançada de qualidade, Raquel Fernandes.

Muitas foram as saídas nas leoas que foram colmatadas com contratações cirúrgicas, com destaque para a guarda-redes croata Doris Bacic, a avançada portuguesa Diana Silva que regressa, e a média espanhola Brenda Pérez que tem uma qualidade técnica acima da média.

A guarda-redes das leoas, por ser alta e ágil, parece ser, até agora, uma jogadora que nos poderá valer muitos pontos, apesar de sabermos que no campeonato português, em muitos jogos será poucas vezes posta à prova. Ainda assim, mostrou grande segurança nos jogos mais exigentes até agora. Já a avançada portuguesa, todos conhecemos por ser um regresso a casa, onde já mostrou toda a sua qualidade e rapidez. Quanto à pequena média espanhola, deu para perceber que faz o que quer com a bola nos pés, e dá gosto ver como ela a trata no meio-campo sportinguista.

As leoas já venceram o primeiro troféu da época

Ou seja, uma equipa que dispensou muito e contratou o suficiente até ver, com uma visão estratégica completamente nova, fruto também da nova equipa técnica encabeçada pela jovem treinadora Mariana Cabral, que orientava as equipas de formação leoninas, teve o seu primeiro teste a valer contra as actuais campeãs nacionais, que continuam a aposta forte no reforço da sua equipa, fruto da sua participação na Champions, tendo as leoas passando com distinção e trazendo para o museu de Alvalade o primeiro trofeu da época. A supertaça de Portugal.

E se muitos continuavam desconfiados, e pensavam que poderia ter sido apenas um acaso este resultado das leoas, poucas semanas depois o dérbi iria repetir-se, tendo a equipa leonina alcançado nova vitória, agora por números muito mais expressivos, tendo mostrado a toda a gente, mesmo os mais cépticos que diziam que a equipa estava a ser desmembrada, que há qualidade suficiente, pelo menos para lutar pelo título.

A verdade é que o campeonato português de Futebol Feminino começa a ficar mais competitivo, tendo deixado de ser totalmente dominado por duas equipas que ganhavam praticamente todos os jogos, e talvez se comecem a ver surpresas em alguns jogos. Está-se a disputar ainda uma fase regular dividida em Norte e Sul, onde serão apuradas as quatro primeiras de cada fase para disputarem o apuramento de campeão, o que quer dizer que estes duelos e resultados, apesar de muito motivadores para o que resta jogar, ainda contam pouco para conseguir alguma vantagem competitiva sobre os rivais mais fortes no futuro.

Ainda assim, acredito que, com a qualidade demonstrada, as leoas têm argumentos para fazer frente a qualquer adversário, mesmo os que aparentemente se apresentavam como favoritos, tanto pelo título que albergam como pelo investimento apresentado.

O projecto do Futebol Feminino, como o masculino, está a virar-se para a formação, com alguns retoques de experiência, e para já parece estar a resultar. Está no ADN do Sporting, e é por aí que devemos seguir. O Futebol Feminino agradece.

Artigo revisto por Joana Mendes

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Pau Víctor relembra experiência na equipa principal do Barcelona: «Flick pediu ao Lewandowski para ser como o meu pai»

Pau Víctor analisou a sua temporada de estreia ao serviço do Braga e relembrou a passagem pela equipa principal do Barcelona.

Ronaldo no centro do debate, mas não do problema

Nos últimos dias, muito se tem discutido a presença de Cristiano Ronaldo no onze inicial da Seleção Nacional.

Carlos Vicens confiante no futuro de José Mourinho no Real Madrid: «Está preparado para qualquer desafio»

Numa longa entrevista à Marca, Carlos Vicens refletiu sobre a época de estreia no Braga, o regresso de José Mourinho ao Real Madrid e a saída de Rodrigo Zalazar.

Borja Sainz continua na mira do Athletic Club: FC Porto define o preço do extremo espanhol

Segundo A Bola, o FC Porto pretende receber de volta o investimento de 13,5 milhões de euros por Borja Sainz, que atrai o interesse do Athletic Club.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: imprensa italiana dá novidades em relação a Morten Hjulmand e revela outro valor para a saída do capitão dos leões

Morten Hjulmand tem sido apontado a uma saída do Sporting, com o AC Milan a ser relacionado como um dos interessados.

Marco Silva com os alarmes ligados: Benfica pode chegar ao jogo frente ao St. Gallen com apenas 2 extremos

Marco Silva pode contar apenas com Bruma e Tiago Gouveia como extremos disponíveis para a primeira partida contra o St. Gallen.

Está José Mourinho obrigado a conquistar títulos pelo Real Madrid já esta época? Ramón Álvarez de Mon esclarece: «Podia ser uma exceção»

Ramón Álvarez de Mon esteve à conversa com o Bola na Rede, de maneira a abordar o regresso de José Mourinho ao Real Madrid.