Bruno Tabata: Para quando a sua “explosão”?

- Advertisement -

Bruno Tabata: O que falta para a explosão?

A posição de extremo interior do desenho tático de Ruben Amorim é uma das que tem mais jogadores para a ocuparem. Pedro Gonçalves e Pablo Sarabia têm sido senhores do lugar, enquanto que Tiago Tomás, Nuno Santos e Jovane Cabral vão sendo utilizados como suplentes. Surge, então, depois de um período de lesão, Bruno Tabata para a competição. O internacional sub-23 pela seleção brasileira passou um tempo parado no mês de outubro, e está agora integrado nos trabalhos do Sporting CP.

A maldição do número 7 (e de lesões)

Bruno Tabata foi contratado ao Portimonense SC no final do mercado de verão de 2020. Escolheu o número 7, o célebre assombrado desde a saída de Luís Figo, com a premissa de que iria quebrar a maldição. Porém, a verdade é que, apesar de já ter demonstrado ser um jogador dotado de qualidade, ainda não se afirmou ao serviço do Sporting CP.

Isto deve-se muito à quantidade de lesões que o têm castigado desde que chegou a solo lisboeta. Desde setembro do ano passado, entre problemas musculares, no joelho e a infeção por COVID-19, o atleta falhou já bastantes partidas, muitas delas importantes, tanto na fase final do último campeonato, como no início da presente temporada.

Qualidade para agarrar a titularidade

Tabata é um jogador que, se se encontrar bem fisicamente, pode ameaçar a titularidade no seio leonino. É o atleta do grupo que mais se assemelha a Sarabia, sendo dotado tecnicamente ao nível do passe, remate e drible, e revelando uma veia criativa que faz falta a qualquer equipa.

Na pré-temporada, Ruben Amorim testou-o a médio centro. Apesar de achar que esteve bastante bem a fazer dupla com um jogador mais fixo, penso que é numa das posições da frente que poderá fazer mais diferença. Não só pela qualidade que existe para a posição 8, com Matheus Nunes e Daniel Bragança a superiorizarem-se, mas também pela quase certa saída de Sarabia no final da época. Tabata pode bem passar a ser o elemento mais agitador da frente de ataque, quando o internacional espanhol já não fizer parte dos quadros leoninos.

Mas então, para quando a “explosão”?

Ora, nenhum jogador consegue ter sucesso se estiver sempre a interromper o seu ritmo competitivo por causa de uma lesão. Tabata terá de passar por um período longo sem paragens, de modo a estar integrado a 100% na equipa, somando minutos e pontos na consideração do treinador. Nota-se que Amorim aprecia as qualidades do brasileiro, mas a regularidade terá de perdurar, e não quebrar como tem sido hábito.

Não há jogador que controle as lesões que tem no corpo. Por mais que a equipa médica faça um excelente trabalho, há fatores que fogem à sua capacidade e responsabilidade. É esperar que a forma física de Bruno Tabata melhore, para que ele possa demonstrar toda a sua qualidade em Alvalade e nos estádios adversários.

Bruno Tabata
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Acredito muito no jogador, e acho que se nota que aprecio as suas valências. Creio que pode ainda ter um papel preponderante no 3-4-3 de Ruben Amorim, e consequentemente afastar os infortúnios de que tem sido vítima.

 

 

 

 

 

 

 

 

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O mercado de inverno visto do banco

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Champions League: Real Madrid dá preferência a um encontro frente ao Benfica no playoff

A maioria dos elementos que compõem a estrutura e o plantel do Real Madrid querem enfrentar o Benfica no playoff da Champions League.

O regresso de Rafa Silva ao Benfica

Dois anos depois de ter trocado o Benfica pelo Besiktas a custo zero, aí está Rafa de volta à Luz. Os encarnados desembolsaram cerca de cinco milhões de euros pelo avançado de 32 anos.

Alisson Santos deixa-se seduzir pelo Nápoles: os milhões que os italianos ponderam oferecer para convencer o Sporting

O Nápoles está a tentar o empréstimo de Alisson Santos ao Sporting, podendo colocar uma cláusula de opção de compra de 20 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Martín Anselmi começa Brasileirão com goleada frente ao Cruzeiro

O Botafogo aplicou uma goleada por 4-0 frente ao Cruzeiro, num encontro relativo à primeira jornada do Brasileirão.

Nulo, mas seguro | Go Ahead Eagles 0-0 SC Braga

O SC Braga foi a Deventer com um objetivo simples, sair vivo e sem sustos, num jogo em que o contexto pedia mais cabeça do que brilho.

Benfica lança camisola relacionada com o golo de Anatoliy Trubin ao Real Madrid

O Benfica lançou uma camisola relacionada com o golo de Anatoliy Trubin frente ao Real Madrid, para a Champions League.