Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
O primeiro jogo da Champions do Sporting Clube de Portugal será contra o emblema histórico da Grécia, o Olympiacos. Importa, por isso, fazer um Raio X à equipa grega.
Posição na Liga nacional

Fonte: Olympiacos FC
Atualmente, regista duas vitórias e um empate nos três jogos disputados na Liga Grega: o primeiro, em casa, derrotando o Larissa por quatro bolas a uma, o segundo em casa do Lamia, ganhando por uma bola a zero e, mais recentemente, o empate a uma bola em casa do Xanthi. Pelo meio, defrontou e bateu os Sérvios do Partizan e os croatas do HNK Rijeka nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Treinador

O treinador da equipa do Pireu é Besnik Hasi, um albanês de 45 anos que veio dos polacos do Legia de Varsóvia, clube onde se sagrou campeão. Tem, contudo, grande parte da sua carreira assente na Liga Belga, particularmente no Anderlecht, desde treinador principal dos sub-19 na época de 2007/08, passando para treinador adjunto da equipa principal do emblema belga entre as épocas 2008/2009 e 2014/15. Como técnico principal da equipa belga, na época de 2015/16, sagrou-se campeão nacional.
Ditou o destino que Hasi, enquanto treinador do Legia de Vasróvia, não defrontasse o Sporting o ano passado na Liga dos Campeões: o albanês tinha precisamente sido despedido dos comandos dos polacos em vésperas do jogo com os leões. Chegou por isso agora a altura, não ao serviço dos polacos mas ao leme dos gregos do Olympiacos, em que Besnik Hasi defrontará os Leões comandados por Jorge Jesus. Como se sabe o Sporting integrou o grupo F da temporada passada, juntamente com Borussia de Dortmund, Real Madrid e, precisamente, o Legia de Varsóvia.
Sistema/Filosofia de Jogo: Os últimos confrontos do Olympiacos na Liga Grega e nas eliminatórias da Liga dos Campeões fazem perceber que pode atuar em dois sistemas: 4x3x3 e 4x2x3x1. Atua num futebol de alta intensidade, procurando a profundidade dos seus extremos, bem projetados na manobra ofensiva da equipa.
Jogadores que se destacam

Fonte: Olympiacos FC
O bom envolvimento ofensivo da equipa faz com que os jogadores atacantes se destaquem. O tridente ofensivo é de valorizar, bem oleado: do lado direito o brasileiro Sebá, do outro o colombiano ex-Braga Felipe Pardo (que foi “poupado” no último jogo do Olympiacos para defrontar o Sporting na máxima força) e, no eixo do ataque, o francês Ben El Fardou.

Fonte: Facebook oficial de Kostas Fortounis
Mas o destaque principal vai para Kostas Fortounis, o verdadeiro criativo desta equipa, desequilibrador nato, atuando atrás do ponta-de-lança. Os números falam por si: num total de cinco jogos da equipa helvética, Fortounis assinou 4 tentos. Um jogador que pode fazer com que Mathieu, Coates ou outro defesa leonino fique grego de tanto tentar travá-lo.
Conclusão Raio X

Fonte: Olympiacos FC
A envolvente, aquilo que está para lá das quatro linhas, torna-se crucial nalguns embates entre as equipas. Tem sido assim nas deslocações à Grécia: campos difíceis, adeptos fervorosos, instigação de um ambiente competitivo do início ao fim. É necessário que a equipa leonina jogue com a razão, que evite transtornos emocionais que podem condicionar a partida.
Foto de Capa: Olympiacos FC









