Um sportinguista não tira férias

sporting cp cabeçalho 2

Agosto é o mês da paragem, da lassidão do tempo, das horas de gozo, dos momentos de preguiça. O país pára, tudo pára. Se agosto fosse um jogo de futebol, diríamos que era a repetição em slow motion de toda uma época desportiva.

Mas em agosto, mês de férias, há muitos sportinguistas por esse Portugal fora. A comunidade emigrante sportinguista que regressa a Portugal para as merecidas férias é talvez a melhor explicação para este renascer do Leão em tempos de paragem e inércia proporcionado pelo mês de agosto. Basta uma viagem pelo interior do país, pela costa portuguesa ou pela zona sul para rapidamente se perceber a vitalidade dos adeptos leoninos trazendo consigo bandeiras, camisolas e outros símbolos dos Leões. Não menos importante é a existência dos núcleos sportinguistas nesta altura do ano, que se acendem de fulgor verde e branco para receber esses adeptos leoninos distribuídos por Portugal.

Os ciclistas leoninos tiveram muito apoio nesta Volta a Portugal Fonte: Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Tavira
Os ciclistas leoninos tiveram muito apoio nesta Volta a Portugal
Fonte: Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Tavira

Basta ver o número de sportinguistas que acompanhou a equipa de ciclismo na Volta a Portugal para se perceber o que estou a dizer. Não houve etapa nenhuma, curva ou sprint até à meta em que não se visse uma camisola, um cachecol, um símbolo alusivo ao clube de Alvalade. Isto mostra a grandeza do clube. E, por isso mesmo, importa dizer que neste mês de agosto, marcado pela lentidão, um sportinguista não tira férias. É que um sportinguista pode até estar de férias do trabalho, do cão, do gato, do canário, da rotina doméstica, mas nunca do Sporting. Um sportinguista não tira férias, não as pode tirar, o amor ao clube não deixa. Mesmo nas alturas em que não há jogos de futebol nem de nenhuma outra modalidade, o pensamento e o coração dos sportinguistas devem estar sempre no símbolo do clube.

Foi, por isso, com esta mentalidade verdadeiramente leonina que neste meu período de férias estive perto de dois núcleos/filiais dos Leões – o Núcleo Sportinguista de Ílhavo e a Filial do Sporting Clube de Parambos. Vou falar-vos um pouco deste último. Deu-se a circunstância – coincidente aliás todos os anos – de passar uns dias em Carrazeda de Ansiães. Sportinguista que vai a Carrazeda e não vai a Parambos é como ir a Roma e não ver o Papa. Parambos é mesmo a aldeia mais sportinguista de Portugal, frase que vemos mal entramos nesta aldeia de Carrazeda de Ansiães. O Sporting Clube de Parambos é a filial nº 89 do Sporting Clube de Portugal (fonte: www.forumscp.com ).

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já está em Portugal o novo reforço do FC Porto com contrato assinado até ao final da época

O FC Porto prepara-se para oficializar a chegada de Yann Karamoh. Extremo já está em Portugal e prepara-se para assinar até ao final da época.

Alvalade volta a vestir-se de gala | Sporting x Kairat

O Sporting estreia-se, esta quinta-feira, na ronda inaugural da edição em curso da prova milionária.

Já é conhecido a nova data do Arouca x FC Porto da Primeira Liga

O Arouca x FC Porto foi adiado para o dia 29 de setembro. Feira das Colheitas obrigou ao adiamento do encontro para o dia seguinte.

Pafos resiste com 10 e empata com o Olympiacos na Grécia no jogo mais português do dia na Champions League

O Pafos conseguiu um empate na estreia na Champions League. 0-0 foi o resultado final do encontro jogado em casa do Olympiacos, num jogo com muitos portugueses em campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges elogia Kairat Almaty e destaca pontos fortes do adversário: «Está cá com todo o mérito»

Rui Borges realizou a antevisão do duelo entre o Sporting e o Kairat Almaty. Leões vão fazer a estreia nesta edição da Champions League.

Rui Borges define objetivo do Sporting na Champions League: «A ambição do clube não poderia ser outra»

Rui Borges realizou a antevisão do duelo entre o Sporting e o Kairat Almaty. Leões vão fazer a estreia nesta edição da Champions League.

Zeno Debast elogia jogador do Kairat Almaty: «Entrou na segunda parte frente à Bélgica e surpreendeu-nos»

Zeno Debast realizou a antevisão do duelo entre o Sporting e o Kairat Almaty. Leões vão fazer a estreia nesta edição da Champions League.