Um sportinguista não tira férias

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Agosto é o mês da paragem, da lassidão do tempo, das horas de gozo, dos momentos de preguiça. O país pára, tudo pára. Se agosto fosse um jogo de futebol, diríamos que era a repetição em slow motion de toda uma época desportiva.

Mas em agosto, mês de férias, há muitos sportinguistas por esse Portugal fora. A comunidade emigrante sportinguista que regressa a Portugal para as merecidas férias é talvez a melhor explicação para este renascer do Leão em tempos de paragem e inércia proporcionado pelo mês de agosto. Basta uma viagem pelo interior do país, pela costa portuguesa ou pela zona sul para rapidamente se perceber a vitalidade dos adeptos leoninos trazendo consigo bandeiras, camisolas e outros símbolos dos Leões. Não menos importante é a existência dos núcleos sportinguistas nesta altura do ano, que se acendem de fulgor verde e branco para receber esses adeptos leoninos distribuídos por Portugal.

Os ciclistas leoninos tiveram muito apoio nesta Volta a Portugal Fonte: Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Tavira
Os ciclistas leoninos tiveram muito apoio nesta Volta a Portugal
Fonte: Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Tavira

Basta ver o número de sportinguistas que acompanhou a equipa de ciclismo na Volta a Portugal para se perceber o que estou a dizer. Não houve etapa nenhuma, curva ou sprint até à meta em que não se visse uma camisola, um cachecol, um símbolo alusivo ao clube de Alvalade. Isto mostra a grandeza do clube. E, por isso mesmo, importa dizer que neste mês de agosto, marcado pela lentidão, um sportinguista não tira férias. É que um sportinguista pode até estar de férias do trabalho, do cão, do gato, do canário, da rotina doméstica, mas nunca do Sporting. Um sportinguista não tira férias, não as pode tirar, o amor ao clube não deixa. Mesmo nas alturas em que não há jogos de futebol nem de nenhuma outra modalidade, o pensamento e o coração dos sportinguistas devem estar sempre no símbolo do clube.

Foi, por isso, com esta mentalidade verdadeiramente leonina que neste meu período de férias estive perto de dois núcleos/filiais dos Leões – o Núcleo Sportinguista de Ílhavo e a Filial do Sporting Clube de Parambos. Vou falar-vos um pouco deste último. Deu-se a circunstância – coincidente aliás todos os anos – de passar uns dias em Carrazeda de Ansiães. Sportinguista que vai a Carrazeda e não vai a Parambos é como ir a Roma e não ver o Papa. Parambos é mesmo a aldeia mais sportinguista de Portugal, frase que vemos mal entramos nesta aldeia de Carrazeda de Ansiães. O Sporting Clube de Parambos é a filial nº 89 do Sporting Clube de Portugal (fonte: www.forumscp.com ).

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona com jogo cancelado em Inglaterra: eis o motivo

O Barcelona não vai enfrentar o Preston North End durante este domingo, devido às lesões existentes no emblema inglês.

Hearts x Benfica: já é conhecido o árbitro do encontro da segunda-mão

Já é conhecida a equipa de arbitragem que vai estar presente no encontro entre o Benfica e o Hearts, jogo da Europa League.

Caminho livre para o Benfica? RB Leipzig não está a negociar médio ofensivo

O RB Leipzig não está em negociações por Mohamed Amoura. O médio ofensivo tem sido novamente colocado na rota do Benfica.

Chelsea fecha compra por 25 milhões de euros e Sporting está mais perto de manter craque

Pep Chavarría vai juntar-se aos quadros do Chelsea, com os londrinos a comprarem o lateral por 25 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Jan Bednarek aguarda resultados de exames: Defesa-central já iniciou tratamento

Depois da lesão sofrida na final da Supertaça, Jan Bednarek foi submetido a exames este domingo e já iniciou o tratamento no ligamento lateral do joelho direito

Pedro Emanuel reage ao empate na Taça do Brasil: «Faltou uma pontinha de sorte»

Pedro Emanuel analisou o empate a zero do Vasco da Gama frente ao Fluminense, na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça do Brasil.

Marítimo levanta o Troféu Autonomia após vitória sobre o CD Nacional

Antes do arranque da nova temporada, o Marítimo bateu o CD Nacional pela margem mínima, com um golo apontado por Adrián Butzke.