Abram alas para o campeão de inverno | Braga x Estoril Praia

    Final da Taça da Liga: sábado, 27 janeiro de 2024, 19h45.

    A ANTEVISÃO: DUELO DE SURPRESAS PODE DAR O “TRI” AOS MINHOTOS OU COROAR OS CANARINHOS PELA PRIMEIRA VEZ

    Braga e Estoril enfrentam-se este sábado em Leiria depois de terem eliminado aqueles que se esperavam enfrentar na derradeira final, os rivais Sporting e Benfica.

    O Braga, já habituado a estas andanças, chega à final como favorito, mesmo que nesta altura os favoritismos não tenham grande relevância depois do que se sucedeu na eliminatória anterior. Contudo, a força da experiência arrasta os minhotos para um patamar ligeiramente mais elevado relativamente aos comandados de Vasco Seabra, que, tal como a maioria dos seus jogadores, e do clube que orienta, não está acostumado a situações deste caráter.

    No entanto, a tal juventude canarinha que trouxe a equipa até aqui pode aplicar com o Braga, a mesma receita utilizada frente a águias e dragões esta temporada.

    À boleia da irreverência de jogadores como Rafik Guitane, João Marques, Tiago Araújo ou Mateus Fernandes, a equipa da linha está sempre mais perto do sucesso. Por outro lado, os minhotos sabem bem com o que contar num jogo deste tipo, trazendo consigo lembranças de 2013, 2017, 2020 e 2021, anos onde marcaram também presença na final da prova, saindo vitoriosos em 2013 e 2020.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Esta é a segunda grande final do Estoril Praia na sua história, tendo sido finalista da Taça de Portugal em 1944, onde saiu derrotado frente ao Benfica.
    2. O Braga pode conquistar o seu sétimo troféu da história, o terceiro da Taça da Liga.
    3. As equipas já se encontraram esta temporada, tendo a vitória sorrido para o lado vermelho e branco, na 12ª jornada do campeonato.
    4. Na sua história, as equipas já se defrontaram em 59 ocasiões. O Braga venceu 31 delas, o Estoril apenas 20.
    5. Nesses 57 encontros, os minhotos marcaram 90 golos, os canarinhos 70.
    6. Nos últimos cinco confrontos, o Braga venceu quatro vezes, tendo-se registado apenas um empate a zero na outra ocasião.
    7.  O Estoril não vence o Braga há 11 encontros.
    8. Na Taça da Liga, o Estoril marcou pelo menos um golo nos últimos cinco encontros.
    9. Esta é a quarta final consecutiva a ser disputada no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
    10.  Fábio Veríssimo vai ser o árbitro do encontro, apoiado por Luís Godinho no VAR.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Abel Ruiz  e Nicolás Otamendi, no jogo no Estádio da Luz entre o Benfica e o Braga
    Carlos Silva/Bola na Rede

    Abel Ruiz (Braga): O avançado espanhol colocou os minhotos na final da prova, e, face à ausência do principal goleador minhoto, Simon Banza, recai no ponta de lança a maior responsabilidade finalizadora dos guerreiros. Com o mercado ao rubro, e um regresso ao seu país natal potencialmente a bater à porta, não se espera nada menos que uma boa exibição do jovem que precisa de impressionar.

    Rafik Guitane com a camisola do Estoril
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Rafik Guitane (Estoril Praia): Tal como referido anteriormente, a irreverência do desequilibrador francês dos canarinhos coloca sempre a equipa mais perto da vitória. Sem uma das principais peças-chave da equipa, Rodrigo Gomes, que não pode jogar por estar emprestado pelo Braga, as tarefas da locomoção ofensiva no corredor direito canarinho precisam de Guitane para funcionar da melhor forma. Posto isso, a confiança depositada no criativo para fazer a diferença é ainda maior.

    XI´s PROVÁVEIS

    Braga: Matheus; Víctor Gómez, José Fonte, Paulo Oliveira, Cristián Borja; João Moutinho, Vitor Carvalho; Álvaro Djaló, Rodrigo Zalazar, Ricardo Horta; Abel Ruiz.

    Treinador: Artur Jorge

    «É um facto que é a minha segunda final em dois anos consecutivos. Sinto-me, naturalmente, feliz por participar e a qual quero ganhar. Vamos dar o máximo para podermos vencer o jogo. Tendo em conta que é uma final, há sempre dois pontos comuns entre as duas equipas, o mérito da caminhada para a final e a ambição de ganhar. Espero um jogo difícil e que possamos vencer».

    Estoril Praia: Daniel Figueira; Volnei Feltes, Bernardo Vital, Eliquiam Mangala; Wagner Pina, Mateus Fernandes, Koba Koindredi, Tiago Araújo; Guitane, Cassiano, Heriberto Tavares.

    Treinador: Vasco Seabra

    «Independentemente de o adversário ter mais um dia de descanso que nós, temos vindo a dizer que queremos estar a jogar de três em três dias ou de quatro em quatro dias mais vezes. Por isso, temos de dimensionar-nos para isso, é uma prova para os nossos jogadores também poderem competir e desfrutar disso, com essa ambição e responsabilidade».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Braga 2-1 Estoril

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Barcelona quer contratar médio do Arsenal

    O Barcelona procura reforçar o meio-campo para a próxima...

    Vietname apresenta Kim Sang Sik como novo selecionador

    Kim Sang Sik é o novo selecionador do Vietname....

    AS Monaco quer 30 milhões de euros por médio

    O AS Monaco definiu o preço mínimo de Youssouf...

    Bayern Munique revela pormenores sobre a lesão de Raphael Guerreiro

    O Bayern Munique revelou que Raphael Guerreiro vai falhar...

    Chelsea quer trocar Lukaku por craque do Nápoles

    O Chelsea está determinado em contratar Victor Osimhen ao...
    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico