Uma Liga sem presidente e… patrocínio!

- Advertisement -

Para aqueles que gostam de a tratar pelo nome, este ano as hipóteses são poucas: Primeira Liga, Primeira Divisão, Liga Portuguesa ou Campeonato Português. É impossível passar ao lado da falta de um patrocínio principal, assim como da (não) eleição de Mário Figueiredo. A Liga – denominação mais simples possível – começa amanhã com o FC Porto-Marítimo e não há como contornar o caos. Resta-nos pegar no comando e… Carregar no botão.

Há muitos anos, ainda nos tempos do meu ‘velhinho’ FIFA 2004 – que marcou o início das minhas aventuras em jogos de vídeo -, a Galp dava um passo em frente apoderando-se de parte do logótipo da competição. Já antes haviam existido algumas alternativas e, nos anos seguintes, também a Bet and Win (depois Bwin) e, mais recentemente, a Sagres e a ZON aproveitaram a disponibilidade da competição portuguesa, fornecendo-lhe assim um importante apoio financeiro.

Para 2014/15, e depois de toda a polémica em torno de Mário Figueiredo e da sua (‘des’)eleição, não há qualquer registo de apoios a nível de naming sponsor. “Não há grandes diferenças” pode-se afirmar após breves instantes. No entanto, não é bem assim: o desporto, mesmo o futebol, não passa ao lado da crise financeira e a Liga Portuguesa irá sofrer com a falta de apoios. Para se perceber o quão importante é um apoio a este nível (e não só, visto que também o secundário pecará pela falta de um main sponsor), basta revermos os casos dos escalões equiparados em Inglaterra (Barclays Premier League) e Itália (Serie A TIM), onde não faltam naming sponsors.

O futebol português continua num bom momento e a nova época promete, com a chegada de grandes nomes a equipas da primeira divisão. Sendo assim, o que levará as grandes empresas a afastarem-se da entidade? Toda a polémica em torno de Mário Figueiredo, sem margem para dúvidas. Primeiro eleito, depois ‘atacado’ e, por fim, destronado, chegou tão depressa quanto abandonou (e destruiu) o barco. Afinal, quem confiaria numa organização/evento cuja representação não se apresenta sólida e estável? Eu não.

Mário Figueiredo, a (infeliz) figura do verão  Fonte: http://futebolportugal.clix.pt/
Mário Figueiredo, a (infeliz) figura do verão
Fonte: http://futebolportugal.clix.pt/

Serão estes os únicos problemas? Não, infelizmente não.

A falta de um naming sponsor e os problemas verificados nas eleições são mais do que suficientes para instaurar o caos em vésperas do começo da mais prestigiante prova futebolística disputada anualmente no país – mas infelizmente não são os únicos.

A SportTV e a Benfica TV, estações que transmitem a totalidade dos jogos do campeonato, afirmam não ter recebido quaisquer propostas vindas da RTP, da SIC ou da TVI por um jogo semanal. Assim, o futebol português encaminha-se para mais um ano em que muitos dos lares onde residem milhares de amantes do futebol não podem assistir a um único encontro.

Não existir uma única estação televisiva de sinal aberto que partilhe com centenas de milhares de pessoas e de casas um único encontro da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (pelo segundo ano consecutivo!) significa privar esses mesmos seguidores de uma noite de futebol. Essa noite, para muitos e muitas, afigurava-se como elo de ligação ao futebol e à cultura futebolística portuguesa.

Assim, dá-se um passo atrás e o futebol português fica mais pobre. Perde espectadores, perde elos de ligação, perde parte da festa. Não há presidente, a estrutura económica é duvidosa e, agora, todos aqueles que ainda assim acreditavam vêem-se forçados a esforços impensáveis caso queiram prolongar esta longa relação de paixão. Caso contrário, chegarão ao final dos 90 minutos derrotados.

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Seabra responde ao Bola na Rede: «Tentámos alterar para impedir que a primeira fase do FC Porto pudesse empurrar-nos para trás»

Vasco Seabra fez a análise ao desaire do Arouca frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Eu gosto, às vezes, de colocar os jogadores numa posição mais calma para receber a bola»

Francesco Farioli fez a análise ao triunfo do FC Porto frente ao Arouca. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ruben Amorim elogia atitude do AC Milan na sua estreia oficial e explica celebração apaixonada: «Foi a comemoração de um adepto habituado a comemorar...

Ruben Amorim analisou a vitória do AC Milan sobre o Torino. Técnico teve estreia vitoriosa no primeiro jogo oficial pelos rossoneri.

FC Porto termina a 3ª jornada com registos quase iguais à última temporada e desta vez sem companhia na liderança

O FC Porto voltou a arrancar a época só com vitórias e sem golos sofridos. Registos semelhantes aos de 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli faz o rescaldo à vitória do FC Porto sobre o Arouca: eis a conferência de imprensa

Acompanha a conferência de imprensa de Francesco Farioli após o encontro entre FC Porto e Arouca, referente à 3.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli elogia postura do FC Porto e ressalva: «O Arouca costuma pressionar com outra agressividade e acabaram por baixar metros»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre FC Porto e Arouca, referente à 3.ª jornada da primeira Liga.

Vasco Seabra aponta as melhorias necessárias ao Arouca e enaltece: «Mérito ao FC Porto. Temos de bater palmas quando conseguem impedir-nos de ter bola...

Vasco Seabra analisou o desfecho do encontro entre FC Porto e Arouca, referente à 3.ª jornada da primeira Liga.