Uma Liga sem presidente e… patrocínio!

- Advertisement -

Para aqueles que gostam de a tratar pelo nome, este ano as hipóteses são poucas: Primeira Liga, Primeira Divisão, Liga Portuguesa ou Campeonato Português. É impossível passar ao lado da falta de um patrocínio principal, assim como da (não) eleição de Mário Figueiredo. A Liga – denominação mais simples possível – começa amanhã com o FC Porto-Marítimo e não há como contornar o caos. Resta-nos pegar no comando e… Carregar no botão.

Há muitos anos, ainda nos tempos do meu ‘velhinho’ FIFA 2004 – que marcou o início das minhas aventuras em jogos de vídeo -, a Galp dava um passo em frente apoderando-se de parte do logótipo da competição. Já antes haviam existido algumas alternativas e, nos anos seguintes, também a Bet and Win (depois Bwin) e, mais recentemente, a Sagres e a ZON aproveitaram a disponibilidade da competição portuguesa, fornecendo-lhe assim um importante apoio financeiro.

Para 2014/15, e depois de toda a polémica em torno de Mário Figueiredo e da sua (‘des’)eleição, não há qualquer registo de apoios a nível de naming sponsor. “Não há grandes diferenças” pode-se afirmar após breves instantes. No entanto, não é bem assim: o desporto, mesmo o futebol, não passa ao lado da crise financeira e a Liga Portuguesa irá sofrer com a falta de apoios. Para se perceber o quão importante é um apoio a este nível (e não só, visto que também o secundário pecará pela falta de um main sponsor), basta revermos os casos dos escalões equiparados em Inglaterra (Barclays Premier League) e Itália (Serie A TIM), onde não faltam naming sponsors.

O futebol português continua num bom momento e a nova época promete, com a chegada de grandes nomes a equipas da primeira divisão. Sendo assim, o que levará as grandes empresas a afastarem-se da entidade? Toda a polémica em torno de Mário Figueiredo, sem margem para dúvidas. Primeiro eleito, depois ‘atacado’ e, por fim, destronado, chegou tão depressa quanto abandonou (e destruiu) o barco. Afinal, quem confiaria numa organização/evento cuja representação não se apresenta sólida e estável? Eu não.

Mário Figueiredo, a (infeliz) figura do verão  Fonte: http://futebolportugal.clix.pt/
Mário Figueiredo, a (infeliz) figura do verão
Fonte: http://futebolportugal.clix.pt/

Serão estes os únicos problemas? Não, infelizmente não.

A falta de um naming sponsor e os problemas verificados nas eleições são mais do que suficientes para instaurar o caos em vésperas do começo da mais prestigiante prova futebolística disputada anualmente no país – mas infelizmente não são os únicos.

A SportTV e a Benfica TV, estações que transmitem a totalidade dos jogos do campeonato, afirmam não ter recebido quaisquer propostas vindas da RTP, da SIC ou da TVI por um jogo semanal. Assim, o futebol português encaminha-se para mais um ano em que muitos dos lares onde residem milhares de amantes do futebol não podem assistir a um único encontro.

Não existir uma única estação televisiva de sinal aberto que partilhe com centenas de milhares de pessoas e de casas um único encontro da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (pelo segundo ano consecutivo!) significa privar esses mesmos seguidores de uma noite de futebol. Essa noite, para muitos e muitas, afigurava-se como elo de ligação ao futebol e à cultura futebolística portuguesa.

Assim, dá-se um passo atrás e o futebol português fica mais pobre. Perde espectadores, perde elos de ligação, perde parte da festa. Não há presidente, a estrutura económica é duvidosa e, agora, todos aqueles que ainda assim acreditavam vêem-se forçados a esforços impensáveis caso queiram prolongar esta longa relação de paixão. Caso contrário, chegarão ao final dos 90 minutos derrotados.

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ivan Baptista e Lúcia Alves respondem ao Bola na Rede: «A pressão das alas do FC Porto ia fazia com que o corredor central...

Ivan Baptista e Lúcia Alves analisaram a vitória do Benfica na Taça de Portugal Feminina. Técnico e ala responderam à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Daniel Chaves responde ao Bola na Rede: «O Benfica vive muito da qualidade da sua guarda-redes no primeiro momento de construção»

Daniel Chaves analisou a derrota do FC Porto na final da Taça de Portugal Feminina. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Jornada agitada na Liga Turca com resultados surpresa na luta pela manutenção

Jornada recheada de emoções na Liga Turca, com resultados surpresa tanto pela luta do segundo lugar, como na batalha pela manutenção.

Paços de Ferreira despede-se dos campeonatos profissionais 52 anos depois

O Paços de Ferreira foi oficialmente despromovido à Liga 3, regressando ao terceiro escalão do futebol português 52 anos depois.

PUB

Mais Artigos Populares

Milhões a entrar na conta: FC Porto vê confirmada venda por 5,5 milhões de euros

Danny Namaso deixou de ser jogador do FC Porto a título definitivo, depois do Auxerre ter alcançado a manutenção na Ligue 1.

Segunda Liga: Bryan Róchez bisa e dá vitória ao Leixões frente ao Lusitânia de Lourosa

O Leixões recebeu e venceu o Lusitânia de Lourosa por 2-1 na 34.ª jornada da Segunda Liga. Bryan Róchez marcou os dois golos da vitória.

Portimonense vence e atira o Paços de Ferreira para a Liga 3

O Portimonense recebeu e venceu o Farense por uma bola a zero, num encontro da 34.ª jornada da Segunda Liga.