📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vizinhos do berço em busca de três pontos

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Moreirense vs Vitória SC. Via de regra, o confronto entre estes dois emblemas tem como nota dominante o equilíbrio e, atendendo ao actual momento de forma de ambas, o jogo do próximo Sábado no comendador Joaquim de Almeida Freitas não deixa antever facilidades para nenhum dos lados.

Embora os objectivos assumidos de parte a parte sejam distintos, a verdade é que os mais recentes resultados da Taça de Portugal podem ter aberto uma possibilidade para ambas lograrem a qualificação para a Liga Europa na próxima temporada. O sexto posto valerá um lugar europeu – salvo transcendência altamente improvável do Rio Ave na segunda mão das meias finais da “prova rainha” do futebol português – e, com vinte e um pontos ainda em disputa, uma vitória dos visitados poderá lançar os comandados de Miguel Leal para um último fôlego na luta por um feito inédito (recorde-se que Belenenses e Moreirense, respectivamente sexto e décimo primeiro classificados, estão separados por sete pontos).

Já os pupilos de Rui Vitória encontram-se em plena recuperação anímica depois de uma sequência de resultados e de exibições tão desapontantes quanto pouco afortunadas. Contra o Arouca, o capitão Moreno deu o mote para a sedimentação de um quinto lugar, que, depois de uma primeira volta irrepreensível, poucos achariam que pudesse ser colocado em risco. A saída de Hernâni no mercado de inverno para o FC Porto, a transferência de Adama Traoré para o Basileia, o eclipse de Bernard, as sucessivas lesões de Álvez e a mais recente ausência forçada de João Afonso no eixo da defesa ajudam a explicar a quebra de rendimento das últimas jornadas dos homens do Castelo.

Por seu turno, os de Moreira de Cónegos partem para este desafio com a tranquilidade de quem já atingiu virtualmente a meta da manutenção. A potencial intromissão no pelotão de candidatos à Europa funcionará, ainda que não assumidamente, como um incentivo extra; de qualquer das formas, da equipa da casa dificilmente será de esperar um futebol retraído. Recém promovido, o segundo clube mais representativo do concelho de Guimarães tem exibido um estilo de jogo atractivo e personalizado, assente em alguns elementos de valia indiscutível, como Marafona, André Simões, Battaglia ou João Pedro.

Do ponto de vista do espectáculo latu sensu, ou não se tratasse de um dérbi concelhio, as bancadas estarão com toda a certeza bem compostas. Em épocas anteriores, grupos organizados de adeptos vitorianos chegaram inclusivamente a organizar massivos cortejos de bicicleta entre o centro da cidade e a vila de Moreira de Cónegos; independentemente do meio de transporte utilizado, há desde já que dar como assente um facto: a onda branca dirá um expressivo “presente” na hora de apoiar a equipa.

Há sensivelmente onze anos, Jerôme Palatsi virou herói improvável no dérbi ao apontar um golo de baliza a baliza; sábado, pelas 20h15, ficar-se-á a saber quem assumirá o papel decisivo em mais um duelo da cidade berço.

Foto de Capa: Vitória Sport Clube

Tiago Lima
Tiago Limahttp://www.bolanarede.pt
A simples referência à palavra “futebol” é suficiente para captar a sua atenção. Adepto do Vitória Sport Clube, que segue religiosamente, devora com voracidade todo o jogo que lhe apareça à frente, desde a Premiership à Premier League de Malta, com paragens frequentes na Bélgica, na Bolívia ou noutro qualquer apeadeiro desde que haja uma bola a rolar.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos reage ao empate contra o Rio Ave: «Ficámos satisfeitos porque levamos um ponto de fora»

Santa Clara empatou com o Rio Ave por 1-1 para a 12ª jornada da Primeira Liga. Vasco Matos já reagiu ao desfecho.

Eredivisie reage ao inferno do Ajax x Groningen e promete castigos pesados

O Ajax x Groningen foi suspenso devido à grande utilização de pirotecnia. Eredivisie emite nota oficial sobre a situação.

Francesco Farioli desvaloriza confusão no final do FC Porto x Estoril Praia: «Não vi qualquer drama em concreto»

Houve confusão no final do FC Porto x Estoril Praia. Francesco Farioli desvalorizou episódio após o apito final.

Ian Cathro e a confusão no final do FC Porto x Estoril Praia: «Não gosto quando alguém me toca na cara»

Houve confusão no final do FC Porto x Estoril Praia. Ian Cathro, treinador dos estorilistas, falou sobre o sucedido.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Reis comenta vitória do Sporting e já olha para o dérbi: «Vamos dar uma grande resposta»

Matheus Reis falou após a vitória do Sporting frente ao Estrela Amadora na Primeira Liga. Defesa brasileiro falou sobre vários temas.

Francesco Farioli após vitória do FC Porto: «O Estoril é uma das melhores equipas que jogou aqui»

Francesco Farioli analisou o duelo entre o FC Porto e o Estoril Praia, disputado no Estádio do Dragão, a contar para a 12.ª jornada da Primeira Liga.

Surpresa: Viking volta a ser campeão da Noruega ao fim de 34 anos

O Viking garantiu o seu primeiro título norueguês em 34 anos, ao golear em casa o Vaalerenga por 5-1 na última jornada da época.