Força da Tática | Um Braga controlador desde início

- Advertisement -

O SC Braga recebeu e venceu o SL Benfica na noite passada em jogo a contar para a décima quarta jornada da Liga Bwin. A equipa bracarense deu a sensação de ter sempre o jogo controlado e muito se deve ao golo logo madrugador. Depois desse acontecimento o Benfica também transpareceu que nunca esteve perto de sequer assustar o Braga exceptuando em 2 lances de Aursnes no arranque da segunda parte com remates fora de área. De resto, foi o melhor jogador das águias.

O Braga apresentou-se com um 11 com algumas mudanças comparativamente ao jogo em Alvalade. No seu momento defensivo o Braga apresentou um 4-4-2 bem desenhado com André Horta e Abel Ruiz na frente e Horta e Iuri a fecharem os corredores enquanto Racic e Al Musrati bloqueavam a entrada da bola no corredor central  retirando Rafa e João Mário do jogo.

SC Braga x SL Benfica

Já o Benfica manteve-se fiel no seu processo e apresentou o seu habitual 4-2-3-1 que acabou por não ter as mesmas dinâmicas devido à ausência de David Neres por lesão. Roger Schmidt mais uma vez optou por lançar Aursnes na esquerda e João Mário na direita. O Benfica esteve sempre desconfortável na hora de defender devido ao ataque bastante móvel do SC Braga de Artur Jorge. Iuri foi um quebra cabeças para Grimaldo enquanto que Ricardo Horta destruiu Bah.

SC Braga x SL Benfica

Tal como já tinha acontecido frente ao Vitória, o Benfica sente dificuldades acrescidas quando os médios criam superioridade nos corredores deixando os laterais expostos a situações de 2 para 1 com regularidade. Neste aspeto as dificuldades foram ainda maiores porque Florentino e Enzo nunca conseguiram dar a cobertura necessária estando até algumas vezes desposicionados permitindo que o Braga roda-se o jogo de flanco para flanco sem grande dificuldade devido ao espaço no corredor central.

SC Braga x SL Benfica

Muito mérito do Braga na forma como quebrou a invencibilidade do Benfica na presente época e também muito demérito do Benfica na forma como se apresentou. Vários jogadores abaixo do seu rendimento habitual e até no capítulo físico a equipa nunca conseguiu render o que é já normal desde a chegada de Roger Schmidt. Nesta imagem conseguimos ver que vários jogadores acompanham as referências individuais de pressão, como Enzo com Racic e Ramos com Musrati, mas depois vemos Rafa e Aursnes incapazes de chegar rápido à frente permitindo a basculação do Braga. Mesmo Grimaldo, está inclusive atrás de Otamendi.

SC Braga x SL Benfica

Na segunda parte, o Braga acaba por entregar a bola ao Benfica e jogar maioritariamente em transições rápidas chegando inclusive ao terceiro golo dessa forma.

O Benfica tentou com Musa passar para um modelo de dois avançados apoiados por dois médios interiores (João Mário e Rafa) e com a largura dada pelos laterais. Enzo manteve-se em campo apesar de uma exibição menos conseguida para dar o critério na saída de bola junto dos centrais, mas sem resultado.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa francesa reage à estreia de Jorge Jesus na seleção e lamenta: «Cristiano Ronaldo sem sorte»

A estreia de Jorge Jesus, a exibição de Cristiano Ronaldo e a vitória de Portugal sobre o País de Gales estiveram em análise. Ecos na imprensa francesa.

Ténis: Jaime Faria cede perante Hugo Gaston e cai nos oitavos de final do ATP de Hangzhou

Jaime Faria foi eliminado nos oitavos de final do ATP de Hangzhou após sofrer reviravolta em três sets frente a Hugo Gaston.

Real Madrid de José Mourinho interessado em central promissor da Bundesliga

O Real Madrid está interessado em garantir a contratação de Finn Jeltsch, defesa central que pertence ao Estugarda.

Geny Catamo marca no arranque do apuramento para a CAN 2027 e garante empate do Moçambique contra o Senegal

Moçambique e o Senegal empataram no arranque da qualificação para a CAN 2027. Geny Catamo marcou o golo moçambicano.

PUB

Mais Artigos Populares

Era alvo do Benfica no verão e agora foi oferecido a 3 gigantes da Premier League

Alejandro Balde foi alvo do Benfica no verão e agora está na mira da Premier League. Lateral oferecido a Chelsea, Manchester United e Liverpool.

Nestory Irankunda reage ao golo marcado frente ao Brasil: «O golo foi demasiado bom para usar a luva»

Nestory Irankunda fez um golaço durante o empate entre a Austrália e o Brasil a uma bola. O extremo já reagiu.

Florentino Luís admite sonho de chegar à Seleção Nacional e elogia o Benfica: «Parece-me que as coisas estão a ir pelo caminho certo e...

Florentino Luís elogiou o momento do Benfica, perspetivou o título e assumiu o sonho da Seleção Nacional.Declarações durante o Portuga Football Summit.