Força da Tática | Um Braga controlador desde início

- Advertisement -

O SC Braga recebeu e venceu o SL Benfica na noite passada em jogo a contar para a décima quarta jornada da Liga Bwin. A equipa bracarense deu a sensação de ter sempre o jogo controlado e muito se deve ao golo logo madrugador. Depois desse acontecimento o Benfica também transpareceu que nunca esteve perto de sequer assustar o Braga exceptuando em 2 lances de Aursnes no arranque da segunda parte com remates fora de área. De resto, foi o melhor jogador das águias.

O Braga apresentou-se com um 11 com algumas mudanças comparativamente ao jogo em Alvalade. No seu momento defensivo o Braga apresentou um 4-4-2 bem desenhado com André Horta e Abel Ruiz na frente e Horta e Iuri a fecharem os corredores enquanto Racic e Al Musrati bloqueavam a entrada da bola no corredor central  retirando Rafa e João Mário do jogo.

SC Braga x SL Benfica

Já o Benfica manteve-se fiel no seu processo e apresentou o seu habitual 4-2-3-1 que acabou por não ter as mesmas dinâmicas devido à ausência de David Neres por lesão. Roger Schmidt mais uma vez optou por lançar Aursnes na esquerda e João Mário na direita. O Benfica esteve sempre desconfortável na hora de defender devido ao ataque bastante móvel do SC Braga de Artur Jorge. Iuri foi um quebra cabeças para Grimaldo enquanto que Ricardo Horta destruiu Bah.

SC Braga x SL Benfica

Tal como já tinha acontecido frente ao Vitória, o Benfica sente dificuldades acrescidas quando os médios criam superioridade nos corredores deixando os laterais expostos a situações de 2 para 1 com regularidade. Neste aspeto as dificuldades foram ainda maiores porque Florentino e Enzo nunca conseguiram dar a cobertura necessária estando até algumas vezes desposicionados permitindo que o Braga roda-se o jogo de flanco para flanco sem grande dificuldade devido ao espaço no corredor central.

SC Braga x SL Benfica

Muito mérito do Braga na forma como quebrou a invencibilidade do Benfica na presente época e também muito demérito do Benfica na forma como se apresentou. Vários jogadores abaixo do seu rendimento habitual e até no capítulo físico a equipa nunca conseguiu render o que é já normal desde a chegada de Roger Schmidt. Nesta imagem conseguimos ver que vários jogadores acompanham as referências individuais de pressão, como Enzo com Racic e Ramos com Musrati, mas depois vemos Rafa e Aursnes incapazes de chegar rápido à frente permitindo a basculação do Braga. Mesmo Grimaldo, está inclusive atrás de Otamendi.

SC Braga x SL Benfica

Na segunda parte, o Braga acaba por entregar a bola ao Benfica e jogar maioritariamente em transições rápidas chegando inclusive ao terceiro golo dessa forma.

O Benfica tentou com Musa passar para um modelo de dois avançados apoiados por dois médios interiores (João Mário e Rafa) e com a largura dada pelos laterais. Enzo manteve-se em campo apesar de uma exibição menos conseguida para dar o critério na saída de bola junto dos centrais, mas sem resultado.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas enaltece superação do FC Porto após reconquista do título de basquetebol: «É um momento bonito, justo e profundamente portista»

André Villas-Boas enalteceu a vitória do FC Porto por 75-71 frente ao Benfica. Os dragões foram campeões 10 anos depois.

Real Madrid garante Marc Cucurella por pacote de 60 milhões de euros: eis os últimos desenvolvimentos

Marc Cucurella está mesmo a caminho do Real Madrid. Merengues acordam pacote de 55+5 milhões de euros com o Chelsea.

Ex-alvo do Benfica entra na mira da Lazio para reforçar o ataque

A Lazio perguntou por Santi Giménez ao AC Milan para reforçar o ataque. O mexicano está no Mundial 2026 a representar a sua seleção.

Sami Khedira com José Mourinho no Real Madrid: eis os últimos desenvolvimentos

Sami Khedira está prestes a regressar ao Real Madrid como técnico-adjunto de José Mourinho. Técnico português insistiu.

PUB

Mais Artigos Populares

Luta renhida: Alemanha ultrapassa Brasil e é agora a seleção com mais golos em Mundiais

A Alemanha é, neste momento, a seleção mais goleadora da história de Mundiais. Germânicos levam agora 239 golos.

Jurgen Klopp critica pausas para hidratação no Mundial 2026: «Não passam de uma gaiola dourada construída para os patrocinadores»

Jurgen Klopp critica as pausas no Mundial 2026. O alemão reprova a exibição de um anúncio durante a paragem dos atletas.

Alemanha marcou 7 golos: Quem foi eleito o MVP do jogo?

Kai Havertz venceu o prémio de melhor jogador em campo. Avançado fez dois golos no Alemanha x Curaçau.