📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogadores que Admiro #86 – Pauleta

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Pedro Miguel Carreiro Resendes, sabes quem é? E se te perguntar por Pauleta? É verdade, esta edição do Jogadores que Admiro é sobre o antigo ponta de lança da seleção portuguesa.

Como açoriano que sou, não podia deixar de admirar Pauleta. O milhafre dos Açores foi sempre um mal amado pelos portugueses, sendo muitas vezes criticado. No entanto, antes de aparecer um tal de Cristiano Ronaldo, era mesmo o jogador da ilha de São Miguel o melhor marcador da nossa seleção, com 47 golos em 88 jogos.

A carreira de Pauleta é diferente da da maioria dos jogadores portugueses de topo (sim, Pauleta foi um jogador de topo!). O ponta de lança nunca jogou na primeira liga portuguesa, e apenas fez 30 jogos (com 19 golos marcados) ao serviço de equipas fora dos Açores (no Estoril), antes de rumar ao estrangeiro.

Espanha foi o destino seguinte, com passagens pelo Salamanca e pelo Deportivo da Corunha. Foi precisamente neste país que se tornou uma referência. Na primeira temporada, conseguiu colocar o Salamanca na primeira divisão, ao marcar 19 golos em 37 jogos, para na segunda temporada marcar 15 golos na primeira divisão. As boas prestações valeram-lhe a transferência para o ‘Super Depor’, onde viria a ser campeão espanhol em 1999/2000, contribuindo com 11 golos para o título.

Pauleta foi, talvez, o único português a brilhar no Mundial de 2002 Fonte: uolesporte
Pauleta foi, talvez, o único português a brilhar no Mundial de 2002
Fonte: uolesporte

No entanto, foi na França que se tornou rei, ou melhor, Imperador, foi assim que ficou conhecido no Parque dos Príncipes, casa do PSG. Mas antes, três temporadas no Bordéus, com 90 golos em 130 jogos e duas vezes a ser considerado o melhor jogador do campeonato.

A passagem para a capital deu a notoriedade que lhe faltava, não era o PSG que hoje conhecemos, mas aquando da minha passagem por Paris, de férias, deu para perceber que era ‘Deus na Terra’ para os parisienses. Pauleta estava presente em todos os cantos da loja do clube, era o mais adorado em campo, e ainda hoje se pode ver isto. Mesmo com tantas estrelas a passarem pelo clube depois de Pauleta, em 2016, foi eleito pelos adeptos do clube como o melhor jogador que já passou no PSG.

Por Portugal, o sucesso foi enorme, mas um Euro 2004 totalmente falhado ficou na memória de todos. Se Pauleta tivesse estado bem, talvez em 2016 tivéssemos celebrado o segundo título europeu… Nunca saberemos.

Pauleta é a prova de que nem só de títulos vive um jogador, e ele também os ganhou, quer pela equipa, quer individualmente. O que me fez admirar Pedro Miguel Carreiro Resendes ‘Pauleta’ foi a sua capacidade de lutar e de nunca desistir. O retorno está em todo o lado por São Miguel, fora a sua escola e o torneio com o seu nome, todas as crianças sonhavam, e sonham, um dia ser como o Pauleta.

Foto de Capa: Fundação Pauleta

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

APAF reage à denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga com duro comunicado: «Chegou a hora de dizer basta»

A APAF já reagiu também ao processo disciplinar apresentado contra o FC Porto depois de Fábio Veríssimo ter denunciado que sofreu pressões no FC Porto x Braga.

Big 5: 11 treinadores já foram despedidos e 2 são portugueses

Até ao momento, 11 treinadores já foram despedidos do comando de emblemas que fazem parte das Big 5.

Casa Pia com treinador definido para a partida frente ao Benfica

Gonçalo Brandão vai ser o treinador do Casa Pia na frente ao Benfica. Ainda assim Alexandre Santana mantém-se na ficha de jogo como técnico principal.

Francisco Benítez reage às declarações de Rui Costa: «Tem sérios problemas de memória, ou está, mais uma vez, a mentir»

Francisco Benítez, antigo candidato à presidência do Benfica em 2021, criticou as palavras de Rui Costa sobre o facto de não terem existido apenas duas candidaturas em 2021.

PUB

Mais Artigos Populares

Lenda do Manchester United pede mais liderança aos jogadores mais experientes dos red devils: «Deviam estar a jogar muito melhor do que estão»

O antigo capitão do Manchester United, Gary Neville, apontou o dedo aos jogadores mais experientes do plantel do Manchester United, incluindo Bruno Fernandes, Casemiro, Harry Maguire e Matthijs de Ligt, pedindo-lhes maior responsabilidade em campo.

Erling Haaland rejeita ser comparado com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo: «Sou apenas o Erling»

Erling Haaland não quer ser comparado com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que considera estar num patamar superior.

Treinador-adjunto português na equipa técnica do novo selecionador da Sérvia

O treinador adjunto português, Nuno Gomes vai acompanhar Veljko Paunovic na seleção da Sérvia. Os dois estão juntos desde 2020.