O Passado Também Chuta: A final das finais do Euro

- Advertisement -

TOP 5 DAS FINAIS DE CAMPEONATOS DA EUROPA

O Campeonato de Europa de Seleções não chega à vintena, por isso seria demasiado pretensioso ir além das que marcaram época ao estar associadas a revelações ou mudanças de rumo radicais.

5.º – Final de 2004. Foi uma final de triste memória para Portugal. A seleção portuguesa estava recheada de craques mundiais e jogava em casa, concretamente no Inferno da Luz. No entanto, apareceu uma Grécia vinda do nada futebolístico que derrotou a seleção que somava todos os favoritismos. A excelência futebolística representada por Luís Figo, Deco ou Rui Costa encalhou perante uma equipa dura. Portugal perdeu por 1-0.

4.º – Final de 1988. A União Soviética apareceu mais uma vez numa final do Europeu de Seleções. No entanto, tropeçou com a Holanda de Marco Van Basten. Holanda ganhou 2-0. Para além de ser uma seleção de talentos, o seu futebol foi de excelência.

3.º – Final de 1992. Foi o campeonato nórdico. Disputou-se na Suécia e saiu vencedora uma seleção que não entrava nos pronósticos: a Dinamarca. Derrotou a poderosa Alemanha por 2-0. O futebol dinamarquês maravilhou os amantes do futebol.

2.º – Final de 1960. Esta final tem, além de ser a primeira, o valor simbólico da aparição da União Soviética no panorama internacional. Numa final disputadíssima a União Soviética venceu a Jugoslávia por 2-1 no prolongamento. O mundo do futebol deslumbrou-se com o Aranha Negra.

1.º – Final de 2008. Defrontaram-se Espanha e Alemanha. Esta final marcou uma nova forma de jogar de Espanha e foi onde o treinador Luís Aragonês mostrou todo o seu talento e toda a sua criatividade. Fernando Torres marcou o golo solitário da vitória.

Esperemos que o Portugal-França que se viverá hoje entre, no próximo Campeonato, para o 1.º lugar do TOP.

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.