O Passado Também Chuta | Pedro Barbosa

- Advertisement -

Pedro Barbosa marcou a história recente do Sporting Clube de Portugal, vestindo de verde e branco durante uma década. O número 8 foi capitão de equipa, liderando o clube na conquista de dois campeonatos.

O craque português iniciou o seu trajeto no futebol ao serviço do CA Rio Tinto e, posteriormente, nos escalões de formação do FC Porto. Na temporada 89/90 rumou ao SC Freamunde, onde esteve duas temporadas, sendo este o seu primeiro clube ao nível sénior. O SC Freamunde militava no segundo escalão do futebol português e durante duas épocas o médio criativo somou 60 jogos e 14 golos marcados.

As boas exibições de Pedro Barbosa no SC Freamunde valeram-lhe o salto para o Vitória SC. Na cidade berço foi onde começou a dar nas vistas, contabilizando 118 jogos e 22 golos apontados. Durante quatro épocas, estabeleceu-se como titular indiscutível nos vitorianos, o que o levou a tornar-se internacional pela equipa das “quinas”. Foi então que, no verão de 1995, se transferiu para o Sporting Clube de Portugal.

Na sua primeira época em Alvalade, Pedro Barbosa conquistou o seu espaço, sendo utilizado com regularidade. Nessa sua primeira temporada nos leões, Barbosa venceu o primeiro troféu, a Supertaça na finalíssima disputada em Paris, no Parc des Princes, vitória por 3-0, com golos de Sá Pinto e Carlos Xavier.

Nos anos que se seguiram foi assumindo um papel cada vez mais importante na equipa até se tornar o capitão leonino. Barbosa jogou de leão ao peito por dez temporadas, totalizando 342 jogos e 54 golos.

A história de Pedro Barbosa no Sporting fez-se de vitórias e títulos. Na temporada 99/00, o Sporting conquistava o campeonato, 18 anos depois, sob a liderança de Augusto Inácio. Pedro Barbosa era um dos jogadores mais utilizados, dando o seu contributo com três golos em 39 partidas. Um coletivo com muitos craques, como Peter Schmeichel, Beto, André Cruz, Acosta, entre outros. Na temporada seguinte, venceu mais uma vez a Supertaça, derrotando o FC Porto por 1-0, com Acosta a dar a vitória aos leões.

Na época 2001/2002, o Sporting era orientado por Laszlo Bölöni e contava ainda com um reforço preponderante: Mário Jardel, que apontou 42 golos nessa temporada. Pedro Barbosa voltaria a ser preponderante, a par de João Pinto, Ricardo Quaresma, Niculae, entre outros. A época terminou com a conquista da “Dobradinha”, quando o Sporting venceu o Leixões por 1-0, no Estádio do Jamor.

Pedro Barbosa ao final de uma década de leão ao peito ajudou ainda o Sporting a chegar a uma final europeia. Na sua última época da carreira, aos 34 anos, retirou-se dos relvados, na final da Taça UEFA. Uma campanha europeia, onde os leões brilharam depois de eliminar o Newcastle FC, o AZ Alkmaar, entre outros.

O número 8 leonino ficará para sempre na memória dos sportinguistas pela sua qualidade técnica, a visão de jogo, a forte meia distância e a capacidade de liderança. A história de Pedro Barbosa no Sporting escreveu-se com golos, assistências, vitórias e títulos – dois campeonatos, uma Taça de Portugal e três Supertaças.

Fonte: Sporting CP

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Enrique não esquece derrota contra o Sporting depois da goleada ao Marselha: «Em Lisboa fizemos um jogo muito bom»

Luis Enrique analisou a vitória do PSG sobre o Marselha por 5-0. Técnico confessou que não esqueceu derrota contra o Sporting.

Abel Ferreira menciona Richard Ríos e analisa reforço do Palmeiras: «É contratação de presidente»

Abel Ferreira analisou a vitória do Palmeiras sobre o Corinthians no Paulista. Técnico comentou chegada de Jhon Arias ao clube.

SAD do Santa Clara ameaça abandonar Açores: há históricos interessados

A SAD do Santa Clara pode abandonar o emblema dos Açores e vários históricos estão interessados numa eventual fusão.

Arne Slot lamenta mais um golo sofrido nos descontos e atira-se à arbitragem: «Mais uma vez, o árbitro decidiu contra nós. Têm de fazer...

Arne Slot analisou a derrota do Liverpool contra o Manchester City. Técnico falou em ascendente dos reds e falou da arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

A nova vida de Endrick

A chegada de Endrick ao Lyon, por empréstimo no mercado de Janeiro de 2026, transformou o ataque da equipa francesa.

Pep Guardiola elogia português depois da vitória sobre o Liverpool: «Aquele carácter, a personalidade, o não desistir»

Pep Guardiola fez a análise da vitória do Manchester City contra o Liverpool. Técnico elogiou Bernardo Silva.

FC Porto x Sporting: leões com 3 jogadores importantes em risco de suspensão

O Sporting tem três jogadores em risco de falharem a partida contra o Famalicão, caso sejam admoestados com um amarelo frente ao FC Porto.