📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta | Ricardo Sá Pinto

- Advertisement -

Ricardo Sá Pinto, ou Ricardo “Coração de Leão”, é um dos atletas que passou pelo Sporting Clube de Portugal  com uma ligação mais forte com os adeptos. O ex-avançado leonino conquistou vários títulos de leão ao peito e desempenhou ainda funções enquanto treinador.

Sá Pinto dividiu a sua formação entre o FC Porto e o histórico SC Salgueiros. Aos 20 anos, realizou a sua estreia na equipa principal, somando em duas temporadas 59 jogos e 17 golos marcados. As boas exibições do jovem avançado valeram-lhe a transferência para o Sporting no verão de 1994.

A estreia de Sá Pinto, ao serviço do Sporting, foi marcante, apontando um golo na primeira jornada do campeonato, diante do SC Farense. Nessa primeira época de leão ao peito, os leões treinados por Carlos Queiroz conquistaram a Taça de Portugal, vencendo, no Estádio do Jamor, o Marítimo por 2-0 com dois golos de Iordanov. Um plantel que tinha em destaque dois craques: Luís Figo e Balakov.

Na segunda temporada, Sá Pinto conquistou o seu segundo troféu de leão ao peito. No dia 30 de abril de 1996, o Sporting defrontou o FC Porto em Paris, na finalíssima da Supertaça Cândido de Oliveira. Nesse terceiro jogo, o Sporting venceu por 3-0 com dois golos de Sá Pinto e um de Carlos Xavier.

Na época 97/98 sairia do Sporting para rumar à Real Sociedad de Fútbol. No clube basco realizou 77 jogos e marcou seis golos. Regressava a Alvalade no ano 2000, depois do campeonato da Europa. Neste seu regresso, sob a liderança de Manuel Fernandes, voltou a vencer a Supertaça, novamente frente ao FC Porto.

Em 2001/2002, o clube de Alvalade contratou Laszlo Bölöni para orientar a equipa e ainda Mário Jardel, que apontou 42 golos de leão ao peito. O Sporting Clube de Portugal conquistou a “dobradinha”, no entanto Sá Pinto esteve afastado dos relvados devido a uma lesão grave, dando o seu contributo à equipa em apenas dez jogos e com um golo marcado. Na época seguinte, venceu a sua terceira Supertaça com uma goleada por 5-1 ao Leixões SC.

Ricardo Sá Pinto fez ainda parte da campanha histórica do Sporting na chegada à final da Taça UEFA em 2004/2005. Nessa caminhada, os leões fizeram uma exibição histórica diante dos ingleses do Newcastle United FC, vencendo na segunda-mão por 4-1 com um dos golos a ser apontado por Sá Pinto. Na meia-final, em Alkmaar, o Sporting garantiu a passagem à final com um golo no último minuto do prolongamento de Miguel Garcia.

No verão de 2006, Sá Pinto deixou o Sporting e rumou ao futebol belga para representar o Standard Liège, após nove anos de leão ao peito. Um atleta que tinha na sua velocidade, na qualidade técnica e na frieza finalizadora as suas armas, mas destacava-se pela sua entrega e garra em cada jogo. O ex-capitão do Sporting somou 227 jogos, 49 golos e e seis títulos de leão ao peito – um campeonato, duas Taças de Portugal e três Supertaças.

Sá Pinto
Sá Pinto já conta com diversas experiências como treinador principal
Fonte: SC Braga

Terminada a sua carreira de jogador, regressou ao seu clube de coração onde desempenhou funções enquanto dirigente e treinador. Sá Pinto iniciou a sua carreira de treinador principal com um título ao serviço do Sporting, conquistando o campeonato nacional de sub-19.

Nessa temporada 2011/2012, liderou a equipa principal dos leões a uma meia-final europeia, com uma caminhada histórica, deixando pelo caminho o KP Legia Warszawa, o FK Metalist e o Manchester City FC, numa eliminatória que ficou na memória dos sportinguistas. Assim, para a história, Sá Pinto somou duas meias-finais europeias, uma enquanto jogador e outra como treinador, mas ambas no Sporting CP. Na época que se seguiu abandonou o comando técnico leonino, prosseguindo a sua carreira e conquistando recentemente a Taça da Bélgica com o Standard Liège.

Ricardo “Coração de Leão” ficará para sempre na história do Sporting CP, após mais de 15 anos ao serviço do clube nas várias funções. Sá Pinto personifica o lema do clube: Esforço, Dedicação e Devoção, para conquistar a Glória. Será sempre o “Rei Leão”.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Wojciech Szczesny explica que ainda sofre com lesão que contraiu há 17 anos: «Já estou farto deste sofrimento»

Wojciech Szczesny revelou que ainda sofre de uma lesão contraída ha 17 anos, durante uma sessão no ginásio. O guarda-redes de 35 anos representava o Arsenal

Isco lesionou-se no último jogo e está em dúvida para o dérbi de Sevilha

Isco chocou com Sofyan Amrabat aos dois minutos de jogo na partida entre o Real Bétis e Utrecht. Ambos foram substituídos devido à lesão.

Corentin Tolisso assinou o primeiro hat-trick da carreira e inspirou-se em internacional português: «Quando o vi a marcar três golos…»

Corentin Tolisso marcou 3 golos frente ao Maccabi Tel Aviv, para a Europa League. O atleta revelou que viu e que se inspirou no hat-trick de Vitinha.

Ronald Araújo de fora das opções de Hansi Flick para o confronto entre o Barcelona e Alavés

Hansi Flick revelou que Ronald Araújo está com virose. O atleta de 26 anos vai falhar o encontro entre o Barcelona e Alavés.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola confirma jogador perto do regresso e aborda situação de Bernardo Silva: «Quero o melhor para ele»

Pep Guardiola abordou a situação contratual de Bernardo Silva, que termina no verão de 2026. O atleta está no Manchester City desde 2017.

João Félix comenta panorama atual do futebol português: «Enquanto não mudarem isso, Portugal há de estagnar, não vai evoluir»

João Félix falou sobre o panorama atual do futebol português. O internacional português apontou os aspetos a melhorar no desporto nacional.

João Félix revela o motivo para não ter regressado ao Benfica no último mercado de verão

João Félix explicou os motivos que o levaram a vestir a camisola do Al Nassr em vez de rumar ao Benfica no mercado de verão.