Olheiro BnR | Chris Rigg

Christopher John Rigg nasceu a 18 de junho de 2007 na cidade de Hebburn, na margem sul do rio Tyne. Parte de uma família que apoia o Newcastle, Rigg juntou-se às escolas do grande rival Sunderland e, apesar de várias tentativas de desvio por parte dos magpies, acabou mesmo por assinar o seu primeiro contrato profissional pelo clube do Championship.

Estreou-se na equipa principal em janeiro de 2023, com apenas 15 anos, tornando-se assim o mais jovem jogador de campo a alinhar pelos Black Cats (batido em apenas 17 dias pelo guarda-redes Derek Forster, que fez o seu primeiro jogo em 1964). 2023/24 foi a sua “breakout season”, durante a qual apontou os seus primeiros golos e somou 21 jogos no segundo escalão inglês, despertando as atenções de vários clubes britânicos e até de alguns gigantes europeus.

Atualmente com 17 anos, Chris Rigg foi titular em 14 dos 15 encontros do Sunderland a contar para a presente edição do Championship e registou três golos e uma assistência. Destaca-se pela sua maturidade, capacidade técnica e pela ferocidade com que discute cada lance, não dando nenhuma bola por perdida. Tem um q.b. de Roy Keane que qualquer treinador ou adepto aprecia num jogador jovem.

A disciplina (ou falta dela) é um dos poucos aspetos que podem precisar de um ajuste no jogo de Rigg. O “ir com muita sede ao pote” típico dos jogadores em início de carreira (decididos a mostrar serviço) deverá ser contido, de forma a evitar uma preocupante acumulação de cartões.

Rigg começou a sua carreira a jogar maioritariamente pela ala direita, num papel que se assemelhava ao de Bernardo Silva, como extremo direito esquerdino. Recentemente, tem ocupado posições mais centrais no terreno, onde funciona muitas vezes como box-to-box. É o próprio que afirma ter capacidade de atacar e defender, bem como vontade de adicionar qualidade em ambos os momentos do jogo.

O estilo de jogo e as características de Rigg despoletam comparações com Pablo Gavi, estrela em ascensão do Barcelona. Ambos possuem uma brilhante capacidade técnica e uma tenacidade notável que permite levar a melhor em duelos onde nem sempre são os favoritos, já que não são jogadores com grande estampa física.

As comparações com Jude Bellingham são também inevitáveis, talvez também por alinhar ao lado do seu irmão Jobe, embora sejam para já também bastante discutíveis. Um paralelismo mais razoável envolve o também internacional inglês Jordan Henderson, um dos melhores jogadores a sair da formação do Sunderland, e que partilha com Rigg a excelente visão de jogo e capacidade de liderança. Muito graças a essa capacidade, Rigg já envergou a braçadeira de capitão por várias ocasiões em representação dos escalões jovens da seleção inglesa.

É já notório algum conflito de interesses na mente dos adeptos do clube do norte de Inglaterra, com a permanência do brilhante jovem médio a opor-se ao possível encaixe de uma quantia avultada pela sua venda.

O Sunderland é o atual líder do Championship, com 31 pontos em 15 jogos. Ainda com enorme margem de progressão, Rigg pode mesmo chegar à Premier League nas circunstâncias que mais favorecem o seu desenvolvimento: inserido numa equipa que irá lutar pela permanência e que lhe dará um papel fundamental e oportunidades suficientes para exibir todo o seu talento.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Troféu Cinco Violinos vai ser disputado no Estádio do Jamor

O Troféu Cinco Violinos vai ser jogado no Estádio do Jamor. A confirmação foi dada pelo vice-presidente do Sporting, André Bernardo.

Orkun Kokçu fala da experiência de jogar com Aursnes e Pavlidis e antevê Mundial de Clubes: «Estou muito ansioso»

Orkun Kokçu fez a antevisão do Mundial de Clubes. O médio internacional turco falou das expectativas do Benfica.

Benfica já tem acordo com o Botafogo por Arthur Cabral e só falta o aval do avançado

Arthur Cabral está mais próximo do Botafogo. Benfica e emblema brasileiro já chegaram a acordo quanto à transferência do avançado.

Rui Jorge comenta ausência de Eduardo Quaresma no Europeu sub-21: «A seleção não pode ser apenas para quando nos dá jeito»

Rui Jorge abordou a ausência de Eduardo Quaresma na lista de convocados para a fase final do Europeu sub-21.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage aponta fala no prestígio do Mundial de Clubes e destaca objetivos do Benfica: «Objetivo de seguir em frente na prova»

Bruno Lage fez a antevisão do Mundial de Clubes. O técnico do Benfica falou sobre o desafio e o prestígio da competição.

Indiana Pacers surpreendem Oklahoma City Thunder e vencem jogo 1 da final da NBA

Os Indiana Pacers venceram os Oklahoma City Thunder por 111-110 no primeiro jogo das finais da NBA. Tyrese Haliburton voltou a ser decisivo.

Brasil empata com Equador na estreia com Carlo Ancelotti e Argentina bate o Chile

O Brasil empatou a zero no terreno do Equador na estreia de Carlo Ancelotti ao serviço da canarinha. A Argentina venceu o Chile por 1-0.