Olheiro BnR | André Franco

- Advertisement -

André Franco chegou do GD Estoril Praia em agosto de 2022 ao Dragão. Depois da saída de Vitinha e da espera por um substituto, André Franco herdou o número da camisola (20) do agora jogador do Paris Saint-Germain FC.

No entanto, o reforço não era o substituto em campo do internacional português, esse acabou por não chegar. Franco vinha com outra missão.

O Bola na Rede faz-te um resumo do seu percurso e das suas características.

O percurso de André

Depois de ter dado os primeiros passos no futebol ainda com cinco anos no FC Alverca, o lisboeta passou por todos os escalões de formação do Sporting CP com um ano pelo meio nos juvenis do CF Os Belenenses.

Em 2016/17, André Franco é campeão nacional sub19 pelos leões, mas o atleta joga menos do que o esperado e acaba por terminar o seu percurso por Alcochete e pelo Sporting.

Mágoa não senti, porque até já estava um pouco à espera. A época não correspondeu às expectativas, até às que eu tinha. Pensava que ia jogar mais do que joguei”, explicou o jogador em entrevista. Nessa equipa treinada por Tiago Fernandes, estavam também jogadores como Daniel Bragança e Jovane Cabral.

A transição para o futebol sénior foi difícil. Em 2017/18, nenhuma hipótese acabou por se concretizar entre uma possibilidade de ir jogar para Itália num campeonato sub23, os treinos no 1.º de Dezembro e dois meses nos Estados Unidos da América. “Foi um ano difícil, mas muito positivo. Fez-me ver o mundo de outra forma. Obviamente, pensei em desistir, nessa situação era a solução mais fácil, entretanto, prosseguia com o tal plano B [estudar], mas tive, felizmente, o apoio da minha família”, explicou o atleta.

Finalmente no ano do Mundial da Rússia, o GD Estoril Praia contacta o empresário de André Franco para jogar nos sub23. Duas semanas de testes físicos para aferir as suas condições físicas, o atleta assina contrato com a equipa da Linha e é logo nessa época um dos destaques da formação secundária.

Em 2019/2020, André Franco e Tiago Fernandes voltaram a cruzar-se agora no Estoril e o treinador proporcionou a estreia do jovem na equipa principal.

Apesar de ter sido a temporada de estreia, só no segundo ano consegue mostrar-se na equipa titular e contribuiu para a campanha do campeão da Segunda Liga em 2020/2021.

Quando se pensava que a subida ao escalão máximo do futebol português, podia travar os números do jogador aconteceu precisamente o contrário. 38 jogos, 11 golos e quatro assistências fizeram despertar a atenção de emblemas de outros patamares. Entre as opções, acabou por ser o FC Porto a escolha do atleta.

O que pode oferecer?

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Com o número 20, as características levam a que André Franco não seja um substituto do internacional português, mas de outro jogador que também saiu do Dragão no último defeso de verão.

André Franco é um médio de características mais ofensivas que chega bem a zonas de finalização, apesar de também ajudar no processo defensivo nomeadamente na reação rápida à perda de bola. Franco já mostrou as suas capacidades de finalização frente ao GD Chaves na Liga e ao Académico de Viseu FC na Taça de Portugal.

O médio atualmente com 24 anos funciona bem como um dez a jogar nas costas do ponta de lança, mas é seguramente a sua liberdade de movimentos que pode beneficiar o Porto.

Seja pelo centro ou pelos corredores, André Franco pode ajudar a criar superioridade numérica sobre a linha defensiva importante para criar desequilíbrios. Importante também destacar a visão de jogo do ex-Estoril que lhe permite fazer passes nas costas das defensas para os colegas em boa posição. O jogador assemelha-se a Fábio Vieira e parece ser uma alternativa interessante a Otávio.

Contudo, os curtos minutos que teve até fevereiro 2022 não lhe permitem ter um entrosamento na equipa para conseguir mostrar o seu potencial. A falta de ligação no jogo com os colegas leva, por vezes, a parecer que tem falta de intensidade, algo que não lhe faltava nada na antiga equipa. Nada que mais umas centenas de minutos não resolvam.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal atropela Manchester City e mancha a estreia de Enzo Maresca no comando técnico dos cityzens

O Arsenal derrotou o Manchester City por 3-0 na estreia de Enzo Maresca e conquistou a 18.ª Supertaça Inglesa.

Amar Dedic viaja para Inglaterra para assinar pelo Newcastle

Amar Dedic prepara-se para reforçar o Newcastle, deixando o Benfica num negócio de 35 milhões de euros.

Morten Hjulmand: «O Sporting é um clube muito grande em Portugal, mas o Atlético Madrid também»

Morten Hjulmand deu uma entrevista ao jornal Marca, na qual falou sobre as primeiras semanas como reforço do Atlético Madrid.

Eis os 5 destaques do Amarante 0-1 Lusitânia Lourosa da Segunda Liga

O Lusitânia de Lourosa derrotou o Amarante por 1-0 em jogo a contar para a segunda jornada da Segunda Liga 2026/2027.

PUB

Mais Artigos Populares

João Palhinha aceita proposta do Benfica e diretor do Bayern Munique explica ausência: «Não podemos anunciar nada»

João Palhinha chegou a acordo com o Benfica para os termos de contrato, mas os encarnados ainda negoceiam a transferência com o Bayern Munique.

Filipe Coelho antecipa o Casa Pia x Benfica e deixa aviso: «Vamos querer dividir o jogo»

Filipe Coelho projetou o encontro entre Casa Pia e Benfica, relativo à 2.ª jornada da Primeira Liga.

Reviravolta no mercado: AC Milan de Ruben Amorim pode desviar Rodrigo Mora da AS Roma

O AC Milan está interessado na inclusão de Rodrigo Mora no negócio de Santiago Giménez. Jovem do FC Porto está em negociações com a AS Roma.