Olheiro BnR | Benjamin Sesko, o “sniper” esloveno

    Nasceu há 19 anos, na Eslovénia, aquele que é, um dos pontas de lança clássicos mais promissores do futebol mundial. Chama-se Benjamin Sesko e acaba de se mudar para o rosto principal do projeto futebolístico da Red Bull, o RB Leipzig.

    Iniciou a sua carreira em clubes de menor expressão do seu país até que, em 2019, “obrigou” o RB Salzburg a desembolsar cerca de 2,5 milhões de euros pelo seu passe, uma pechincha tendo em conta a qualidade e o potencial que revela. Pelo meio, e antes de se tornar numa das peças chave do conjunto austríaco, passou ainda pelo FC Liefering.

    A sua chegada ao RB Leipzig coincide também com o regresso de Timo Werner à equipa alemã, o que a juntar ao nosso português André Silva, iria certamente dificultar a vida ao jovem Sesko. Este conjunto de factores fez com que o Leipzig mantivesse o jovem esloveno emprestado ao RB Salzburg até final da temporada, para maturar ainda mais as suas capacidades individuais e coletivas.

    Na minha opinião, não havia melhor universo para Sesko do que o projeto da Red Bull, porque reforça ano após ano a sua aposta em jovens jogadores desconhecidos, que posteriormente se valorizam para aterrarem nos melhores clubes do mundo.

     

    SERÁ O FUTURO DO ATAQUE DO RB LEIPZIG?

    Acredito cegamente que sim. Tem tudo para ser a próxima referência do ataque da equipa alemã, sendo que temos sempre que olhar para André Silva, que tem muita qualidade e que, numa primeira instância, leva vantagem em relação ao esloveno.

    O que mais me surpreende em Sesko é a sua capacidade técnica, algo inacreditável para alguém com 1,95m de altura, para além de ser muito ágil, rápido, e claro, absolutamente letal no último terço do terreno de jogo. Se, em artigos anteriores, mencionei o nome de Armando Broja, é inevitável não juntar o avançado esloveno ao restrito lote de “pontas” que vão surgir brevemente. Quando olho para Benjamin Sesko, vejo alguns rasgos de Ruud Van Nistelrooy, pelas claras semelhanças que identifico com o antigo avançado da “laranja mecânica”, mas também alguma “finesse” de Dimitar Berbatov.

    A última época de Sesko foi muito positiva, com 11 golos e sete assistências em 37 jogos, sendo claramente a maior referência da sua equipa, depois da saída de Adeyemi para o BVB Dortmund, e um dos jogadores mais importantes da seleção principal da Eslovénia, onde já apontou dois golos em 11 partidas disputadas. Esta época, e até ao momento, soma já três golos e uma assistência em sete jogos oficiais. O RB Leipzig serve, mais uma vez, de incubadora dos grandes clubes do mundo, para onde tem fornecido autênticos craques.

     

    COMO JOGA O AVANÇADO ESLOVENO?

    Já há muito tempo que não via um jogador assim. Sesko é diferente, disso não há dúvidas. Atualmente, e com características físicas semelhantes, podemos compará-lo a Haaland ou a Isak. Mas Benjamin vai ser muito mais, certamente que vai atingir os patamares mais altos do futebol, não só pela sua qualidade, mas pelas tais diferenças que apontei. Não é nenhum “tosco” com a bola nos pés, sabe o que faz, é forte fisicamente, rápido, e tudo isto a juntar à sua altura, que faz com que complete toda uma checklist de um ‘9’ puro.

    No esquema atual do Salzburg tem jogado ao lado de Fernando, que até passou sem sucesso pelo futebol português, ao serviço do Sporting CP, sendo que faz uma dupla muito interessante com o avançado brasileiro, que não sendo um ponta de lança tradicional, apoia bastante o jovem Benjamin nas transições ofensivas da equipa. Este foi mais um dos motivos que fez com que o Leipzig não deixasse que Sesko saísse do universo Red Bull, estar habituado a jogar com alguém ao seu lado, algo que acontece na equipa alemã, que mistura habitualmente no seu 11 inicial dois avançados de perfis diferentes.

    Os ingredientes estão reunidos para que estejamos na presença de um ponta de lança fixo para muitos anos de futebol. Os 24 milhões pagos pelo RB Leipzig são justos, na minha opinião, tendo em conta a escassez que existe ao nível dos matadores de área, o potencial e a qualidade que já existe no jovem. Não acredito que permaneça durante muito tempo em Leipzig, até porque o FC Bayern necessita de uma referência ofensiva e também o Real Madrid CF, que vê em Benzema o seu atual abono de família, tem de começar a procurar alternativas ao avançado gaulês.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Santos
    Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Comunicação Empresarial e Relações Públicas, é um apaixonado por futebol desde tenra idade. O jovem natural de Tomar, mas residente em Lisboa, é um poço de sonhos por realizar, sendo que ser uma voz ativa no mundo do futebol é um deles! Comunicador, simpático, bem humorado e cheio de energia, assim é o Bernardo! Para solidificar os seus conhecimentos no desporto rei, completou os níveis I e II de Scouting no futebol, para além de uma formação de Team Manager. Atualmente, trabalha no departamento de comunicação internacional de uma grande empresa e divide o seu tempo entre as suas paixões e os seus vícios.