No Bessa habita um dos melhores valores do nosso campeonato, alguém que soube esperar pela sua oportunidade de brilhar num grande palco como é a baliza “axadrezada”: falamos, claro está, de João Gonçalves. Guarda-redes de apenas 23 anos que vive o melhor momento da sua curta carreira ao serviço do Boavista, onde esta época soma quatro jogos disputados e apenas dois golos sofridos. Natural de Matosinhos, apareceu no plantel principal das “panteras” em 2019, na altura a espaços, sem nunca conseguir sequer fazer parte do onze inicial da equipa. 

Hoje, é não só o titular da baliza do Boavista como é também uma das pedras basilares dos “axadrezados”, fazendo-se valer da sua enorme qualidade entre os postes, aliada a um bom jogo de pés, e uma capacidade de concentração que, aos 23 anos, provam que está pronto para outros desafios. Sendo um jogador tão promissor, é natural que não passe despercebido ao mercado, despertando já interesse de muitos clubes estrangeiros e também de alguns clubes portugueses, ainda para mais pelo seu valor de mercado, situado na casa dos 700 mil euros, o que não é de todo um entrave, tendo em conta também a situação delicada que a equipa do Boavista atravessa.

Na minha opinião, quem contratar João Gonçalves, contrata uma autêntica pérola por lapidar, aliás a sua permanência no Bessa deixa-me realmente surpreendido tendo em conta o seu tremendo potencial, no entanto, acredito que ele próprio queira desenvolver mais as suas próprias capacidades, num contexto que é propício ao seu desenvolvimento sem queimar etapas. É dos melhores guarda-redes que tenho visto a jogar entre os postes, é rápido nas suas ações, tem os reflexos de um gato, controla bem a profundidade e os duelos aéreos e ainda é assertivo no seu jogo com os pés. Na soma geral, estamos mesmo a falar de uma grande esperança para o futuro das balizas portuguesas.

Esteve algum tempo na sombra de Bracalli, e só saltou para a titularidade quando o eterno guardião brasileiro estava perto de pendurar as botas, o que contribui positivamente para a evolução do jovem “keeper” português, que teve um percurso na baliza axadrezada semelhante ao de Ederson no Benfica, ainda que Ederson tenha sido lançado de emergência num dos quentes duelos em Alvalade, mas, tal e qual como João, respondeu à altura do desafio. Numa altura em que os três grandes, e até o Braga pela necessidade emergente de sucessão de Matheus a curto/médio prazo, procuram um guarda-redes seguro e com margem de progressão, João Gonçalves perfila-se como uma das opções a ter seriamente em conta, e uma saída do Bessa pode estar muito para breve no horizonte do jovem guarda-redes português.

João Gonçalves é mais um selo de qualidade que prova que a formação em Portugal é de excelência e que há muita qualidade para além dos três grandes, a começar precisamente no norte do país, que nos têm presenteado alguns jovens jogadores muito interessantes no panorama do futebol nacional.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Morten Hjulmand falha penálti no Sporting x Kairat Almaty para a Champions League

O Sporting está a jogar com o Kairat Almaty na Champions League. Morten Hjulmand falhou uma grande penalidade.

Surpresas na Champions League: Club Brugge goleia AS Mónaco e Copenhaga azarento trava Bayer Leverkusen

Foi com duas surpresas que arrancou esta campanha da Champions League. O maior destaque está na goleada do Club Brugge na receção ao AS Mónaco.

Lionel Messi perto de renovar com Inter Miami

Lionel Messi estará perto de renovar com Inter Miami. O astro argentino está pronto para estender o seu contrato por mais dois anos e continuar na MLS.

Hansi Flick confirma: Lamine Yamal não vai jogar contra o Newcastle

Hansi Flick descarta Lamine Yamal para o próximo jogo. O jovem de 18 anos está a recuperar de lesão e vai perder entrada na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

O último onze de José Mourinho no comando do Benfica

José Mourinho fez o seu último jogo pelo Benfica a 2 de dezembro de 2000 contra o Sporting. As águias venceram o dérbi no antigo estádio da Luz por 3-0.

Vítor Pereira perto de renovar contrato com o Wolverhampton

Vítor Pereira está próximo de ver o seu contrato a ser renovado no Wolves. O treinador assumiu o comando da equipa em dezembro de 2024.

Rio Ave une-se ao FC Porto no coros de ataques: «Cabe à Liga Portugal assumir as suas responsabilidades por tão caricata situação»

O Famalicão x Rio Ave foi reagendado e viu a data alterada. Efeito dominó após o adiamento do Arouca x FC Porto gera revolta nos vilacondenses.