📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

No Bessa habita um dos melhores valores do nosso campeonato, alguém que soube esperar pela sua oportunidade de brilhar num grande palco como é a baliza “axadrezada”: falamos, claro está, de João Gonçalves. Guarda-redes de apenas 23 anos que vive o melhor momento da sua curta carreira ao serviço do Boavista, onde esta época soma quatro jogos disputados e apenas dois golos sofridos. Natural de Matosinhos, apareceu no plantel principal das “panteras” em 2019, na altura a espaços, sem nunca conseguir sequer fazer parte do onze inicial da equipa. 

Hoje, é não só o titular da baliza do Boavista como é também uma das pedras basilares dos “axadrezados”, fazendo-se valer da sua enorme qualidade entre os postes, aliada a um bom jogo de pés, e uma capacidade de concentração que, aos 23 anos, provam que está pronto para outros desafios. Sendo um jogador tão promissor, é natural que não passe despercebido ao mercado, despertando já interesse de muitos clubes estrangeiros e também de alguns clubes portugueses, ainda para mais pelo seu valor de mercado, situado na casa dos 700 mil euros, o que não é de todo um entrave, tendo em conta também a situação delicada que a equipa do Boavista atravessa.

Na minha opinião, quem contratar João Gonçalves, contrata uma autêntica pérola por lapidar, aliás a sua permanência no Bessa deixa-me realmente surpreendido tendo em conta o seu tremendo potencial, no entanto, acredito que ele próprio queira desenvolver mais as suas próprias capacidades, num contexto que é propício ao seu desenvolvimento sem queimar etapas. É dos melhores guarda-redes que tenho visto a jogar entre os postes, é rápido nas suas ações, tem os reflexos de um gato, controla bem a profundidade e os duelos aéreos e ainda é assertivo no seu jogo com os pés. Na soma geral, estamos mesmo a falar de uma grande esperança para o futuro das balizas portuguesas.

Esteve algum tempo na sombra de Bracalli, e só saltou para a titularidade quando o eterno guardião brasileiro estava perto de pendurar as botas, o que contribui positivamente para a evolução do jovem “keeper” português, que teve um percurso na baliza axadrezada semelhante ao de Ederson no Benfica, ainda que Ederson tenha sido lançado de emergência num dos quentes duelos em Alvalade, mas, tal e qual como João, respondeu à altura do desafio. Numa altura em que os três grandes, e até o Braga pela necessidade emergente de sucessão de Matheus a curto/médio prazo, procuram um guarda-redes seguro e com margem de progressão, João Gonçalves perfila-se como uma das opções a ter seriamente em conta, e uma saída do Bessa pode estar muito para breve no horizonte do jovem guarda-redes português.

João Gonçalves é mais um selo de qualidade que prova que a formação em Portugal é de excelência e que há muita qualidade para além dos três grandes, a começar precisamente no norte do país, que nos têm presenteado alguns jovens jogadores muito interessantes no panorama do futebol nacional.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

AS Roma vence Genoa de Vitinha e regressa ao top-4 da Serie A

A AS Roma venceu em casa o Genoa por 3-1 na jornada 17 da Serie A. Português Vitinha foi titular pelos visitantes.

Swansea de Vítor Matos volta às vitórias na Championship

O Swansea de Vítor Matos venceu o Oxford United por 1-0 para a jornada 24 da Championship. É o regresso aos triunfos.

Samu Aghehowa bisa e FC Porto já vence o AVS SAD por 2-0

O FC Porto defronta o AVS SAD na 16.ª jornada da Primeira Liga. Samu colocou os dragões em vantagem ao minuto 48'.

Roberto Martínez já tem em mãos prémio de melhor treinador catalão de 2025: «Estou muito feliz…»

Roberto Martínez recebeu esta segunda-feira o prémio de melhor treinador catalão de 2025. Selecionador Nacional já reagiu.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica quer contratar ponta de lança e olha para avançado nigeriano

Rafiu Durosinmi é um dos alvos referenciados pelo Benfica. Águias procuram ponta de lança para ser alternativa a Vangelis Pavlidis.

Marrocos vence Zâmbia e está nos oitavos de final da CAN 2025: El Kaabi volta a marcar de bicicleta

Marrocos venceu a Zâmbia por 3-0 e qualificou-se para os oitavos de final da CAN. Mali também se apurou para a próxima fase.

Eduardo Felicíssimo após renovar com o Sporting: «Posso garantir que vou trabalhar diariamente para estar ao meu melhor nível»

Eduardo Felicíssimo renovou contrato com o Sporting até 2030. Médio de 18 anos deu entrevista aos meios de comunicação dos leões.