Olheiro BnR | João Gonçalves

- Advertisement -

No Bessa habita um dos melhores valores do nosso campeonato, alguém que soube esperar pela sua oportunidade de brilhar num grande palco como é a baliza “axadrezada”: falamos, claro está, de João Gonçalves. Guarda-redes de apenas 23 anos que vive o melhor momento da sua curta carreira ao serviço do Boavista, onde esta época soma quatro jogos disputados e apenas dois golos sofridos. Natural de Matosinhos, apareceu no plantel principal das “panteras” em 2019, na altura a espaços, sem nunca conseguir sequer fazer parte do onze inicial da equipa. 

Hoje, é não só o titular da baliza do Boavista como é também uma das pedras basilares dos “axadrezados”, fazendo-se valer da sua enorme qualidade entre os postes, aliada a um bom jogo de pés, e uma capacidade de concentração que, aos 23 anos, provam que está pronto para outros desafios. Sendo um jogador tão promissor, é natural que não passe despercebido ao mercado, despertando já interesse de muitos clubes estrangeiros e também de alguns clubes portugueses, ainda para mais pelo seu valor de mercado, situado na casa dos 700 mil euros, o que não é de todo um entrave, tendo em conta também a situação delicada que a equipa do Boavista atravessa.

Na minha opinião, quem contratar João Gonçalves, contrata uma autêntica pérola por lapidar, aliás a sua permanência no Bessa deixa-me realmente surpreendido tendo em conta o seu tremendo potencial, no entanto, acredito que ele próprio queira desenvolver mais as suas próprias capacidades, num contexto que é propício ao seu desenvolvimento sem queimar etapas. É dos melhores guarda-redes que tenho visto a jogar entre os postes, é rápido nas suas ações, tem os reflexos de um gato, controla bem a profundidade e os duelos aéreos e ainda é assertivo no seu jogo com os pés. Na soma geral, estamos mesmo a falar de uma grande esperança para o futuro das balizas portuguesas.

Esteve algum tempo na sombra de Bracalli, e só saltou para a titularidade quando o eterno guardião brasileiro estava perto de pendurar as botas, o que contribui positivamente para a evolução do jovem “keeper” português, que teve um percurso na baliza axadrezada semelhante ao de Ederson no Benfica, ainda que Ederson tenha sido lançado de emergência num dos quentes duelos em Alvalade, mas, tal e qual como João, respondeu à altura do desafio. Numa altura em que os três grandes, e até o Braga pela necessidade emergente de sucessão de Matheus a curto/médio prazo, procuram um guarda-redes seguro e com margem de progressão, João Gonçalves perfila-se como uma das opções a ter seriamente em conta, e uma saída do Bessa pode estar muito para breve no horizonte do jovem guarda-redes português.

João Gonçalves é mais um selo de qualidade que prova que a formação em Portugal é de excelência e que há muita qualidade para além dos três grandes, a começar precisamente no norte do país, que nos têm presenteado alguns jovens jogadores muito interessantes no panorama do futebol nacional.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Jovem talento brasileiro desperta interesse do Benfica

O Benfica está atento ao desenvolvimento do jovem extremo de 18 anos, Pablo Neri. O brasileiro alinha pelo Cruzeiro na 'Copinha'.

Estrela da Amadora fecha reforço para o ataque proveniente da Ligue 1

O Estrela da Amadora chegou a acordo com o Toulouse para fechar a contratação do avançado bósnio Said Hamulic.

Estrela da Amadora tem 2 baixas de peso confirmadas para o jogo com o Benfica na próxima jornada

O Estrela da Amadora não vai poder contar com Abraham Marcus e Jovane Cabral na próxima jornada. O avançado nigeriano de 26 anos foi expulso, já o avançado cabo-verdiano viu o quinto cartão amarelo.

Estoril Praia tem noite de gala e goleia Estrela da Amadora por 5-0 na Reboleira

O Estoril Praia aplicou uma goleada de 5-0 no Estrela da Amadora, no encerramento da jornada 18 da Primeira Liga. Yanis Begraoui fez um hat-trick.

PUB

Mais Artigos Populares

Encaixes individuais, profundidade e a irreverência de Oskar Pietuszewski: Análise tática do Vitória SC x FC Porto

Vitória SC e FC Porto protagonizaram um jogo de fortes encaixes individuais, decidido pela ousadia do estreante Oskar Pietuszewski.

Elche e Sevilha empatam e prolongam mau momento na La Liga

O Elche empatou em casa a dois golos frente ao Sevilha, na jornada 20 da La Liga. Martim Neto foi o único português utilizado na partida.

Nico Paz volta a brilhar na vitória do Como 1907 no terreno da Lazio: Eis os resultados do dia na Serie A

Na 21.ª jornada da Serie A, o Como 1907 venceu por 3-0 na visita à Lazio com um bis de Nico Paz, e o Cremonese empatou a zero frente ao Hellas Verona.