📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Lucas Chevalier

- Advertisement -

Com apenas 22 anos, Lucas Chevalier é dono indiscutível do lugar entre os postes na equipa do Lille. Nascido em Callais, no norte de França, passou por dois clubes da região (o SC Coquellois e o AS Marck) até chegar aos nordistes, em 2014.

A sua subida ao plantel sénior coincidiu com o período de clara ascensão do seu compatriota Mike Maignan. Assim, foi na equipa B que fez grande parte das primeiras temporadas, até ser emprestado ao Valenciennes, onde disputou 30 partidas da Ligue 2 de 2021/22 e foi eleito jogador da temporada.

De regresso ao Lille, e com uma oportunidade dada por Paulo Fonseca em setembro de 2022, agarrou a titularidade e não mais a largou. A temporada bem conseguida levou-o ao Euro Sub-21 de 2023, onde foi titular nos quatro jogos disputados pelos bleus, apesar da concorrência pesada de Illan Meslier.

Chevalier tem uma notável capacidade de jogar com os pés e permite uma saída de jogo controlada, chegando a funcionar quase como um central extra. A sua boa leitura de jogo e passe longo eficiente permitem também aproveitar um posicionamento mais subido da linha defensiva adversária e colocar a bola diretamente nos avançados, sendo o internacional canadiano Jonathan David um dos alvos mais frequentes.

Tem ainda alguma margem de progressão no timing das saídas da pequena área no 1vs1 e no controlo do espaço em caso de cruzamentos atrasados feitos junto à linha de fundo. Os excelentes reflexos e envergadura considerável de Chevalier compensam a estatura não muito elevada (1.89m), considerando a média para a posição de guarda-redes.

Internacional nos vários níveis de formação, Chevalier espera ainda a sua primeira chamada à seleção principal. Maignan continua a ser a principal figura da baliza gaulesa, mas os lugares de Alphonse Aréola e Brice Samba estão a ser claramente ameaçados.

Na temporada transata, Chevalier foi novamente eleito jogador do ano, agora pelo Lille. Registou uma média de 0,93 golos sofridos por jogo, revelando-se um dos fatores determinantes para mais uma qualificação dos dogues para a Liga dos Campeões. Defendeu dois penaltis, dos cinco que enfrentou, pelo que não é um homem que os avançados queiram ver pela frente ao colocar a bola na marca dos 11 metros.

Na prova milionária desta época, o seu primeiro destino vai ser o estádio José Alvalade. No jogo da próxima terça-feira, o guardião francês será posto à prova frente a um ataque leonino que se tem mostrado eficiente e motivado. O duelo com Viktor Gyokeres prevê-se intenso e uma noite inspirada do camisola 30 do Lille poderá ser crucial para o desfecho da partida.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.