Olheiro BnR | Lucas Chevalier

- Advertisement -

Com apenas 22 anos, Lucas Chevalier é dono indiscutível do lugar entre os postes na equipa do Lille. Nascido em Callais, no norte de França, passou por dois clubes da região (o SC Coquellois e o AS Marck) até chegar aos nordistes, em 2014.

A sua subida ao plantel sénior coincidiu com o período de clara ascensão do seu compatriota Mike Maignan. Assim, foi na equipa B que fez grande parte das primeiras temporadas, até ser emprestado ao Valenciennes, onde disputou 30 partidas da Ligue 2 de 2021/22 e foi eleito jogador da temporada.

De regresso ao Lille, e com uma oportunidade dada por Paulo Fonseca em setembro de 2022, agarrou a titularidade e não mais a largou. A temporada bem conseguida levou-o ao Euro Sub-21 de 2023, onde foi titular nos quatro jogos disputados pelos bleus, apesar da concorrência pesada de Illan Meslier.

Chevalier tem uma notável capacidade de jogar com os pés e permite uma saída de jogo controlada, chegando a funcionar quase como um central extra. A sua boa leitura de jogo e passe longo eficiente permitem também aproveitar um posicionamento mais subido da linha defensiva adversária e colocar a bola diretamente nos avançados, sendo o internacional canadiano Jonathan David um dos alvos mais frequentes.

Tem ainda alguma margem de progressão no timing das saídas da pequena área no 1vs1 e no controlo do espaço em caso de cruzamentos atrasados feitos junto à linha de fundo. Os excelentes reflexos e envergadura considerável de Chevalier compensam a estatura não muito elevada (1.89m), considerando a média para a posição de guarda-redes.

Internacional nos vários níveis de formação, Chevalier espera ainda a sua primeira chamada à seleção principal. Maignan continua a ser a principal figura da baliza gaulesa, mas os lugares de Alphonse Aréola e Brice Samba estão a ser claramente ameaçados.

Na temporada transata, Chevalier foi novamente eleito jogador do ano, agora pelo Lille. Registou uma média de 0,93 golos sofridos por jogo, revelando-se um dos fatores determinantes para mais uma qualificação dos dogues para a Liga dos Campeões. Defendeu dois penaltis, dos cinco que enfrentou, pelo que não é um homem que os avançados queiram ver pela frente ao colocar a bola na marca dos 11 metros.

Na prova milionária desta época, o seu primeiro destino vai ser o estádio José Alvalade. No jogo da próxima terça-feira, o guardião francês será posto à prova frente a um ataque leonino que se tem mostrado eficiente e motivado. O duelo com Viktor Gyokeres prevê-se intenso e uma noite inspirada do camisola 30 do Lille poderá ser crucial para o desfecho da partida.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Wolverhampton renova com André até 2030 após descida ao Championship

O Wolverhampton anunciou a renovação de André até 2030, apesar da descida do clube inglês ao Championship.

Ex-Benfica distinguido: Eis os vencedores dos prémios da Serie A 2025/26

Já são conhecidos os vencedores dos prémios da Serie A 2025/26. Federico Dimarco venceu o prémio de melhor jogador da prova.

Florentino Pérez tem candidatura validada e é oficialmente o primeiro candidato à presidência do Real Madrid

Florentino Pérez é candidato às eleições do Real Madrid. Atual presidente é recandidato e a primeira oficialização.

Iago Aspas renova com o Celta de Vigo aos 38 anos

Iago Aspas renovou contrato com o Celta de Vigo por mais uma temporada. O avançado irá terminar a sua carreira profissional ao serviço do clube galego.

PUB

Mais Artigos Populares

Villarreal anuncia saída de Dani Parejo no final da época

O Villarreal anunciou a saída de Dani Parejo no final da temporada. O médio deve realizar o seu último jogo frente ao Atlético Madrid para a La Liga.

Bruno Fernandes eleito melhor jogador da Premier League 2025/26

Bruno Fernandes é o melhor jogador da Premier League 2025/26. Médio do Manchester United mereceu distinção.

FC Porto paga 2 milhões de euros e fecha o 1º reforço para a próxima temporada

João Afonso vai reforçar o FC Porto. Guarda-redes do Santa Clara a caminho do Estádio do Dragão por 2+2 milhões de euros.