Olheiro BnR | Lucas Chevalier

- Advertisement -

Com apenas 22 anos, Lucas Chevalier é dono indiscutível do lugar entre os postes na equipa do Lille. Nascido em Callais, no norte de França, passou por dois clubes da região (o SC Coquellois e o AS Marck) até chegar aos nordistes, em 2014.

A sua subida ao plantel sénior coincidiu com o período de clara ascensão do seu compatriota Mike Maignan. Assim, foi na equipa B que fez grande parte das primeiras temporadas, até ser emprestado ao Valenciennes, onde disputou 30 partidas da Ligue 2 de 2021/22 e foi eleito jogador da temporada.

De regresso ao Lille, e com uma oportunidade dada por Paulo Fonseca em setembro de 2022, agarrou a titularidade e não mais a largou. A temporada bem conseguida levou-o ao Euro Sub-21 de 2023, onde foi titular nos quatro jogos disputados pelos bleus, apesar da concorrência pesada de Illan Meslier.

Chevalier tem uma notável capacidade de jogar com os pés e permite uma saída de jogo controlada, chegando a funcionar quase como um central extra. A sua boa leitura de jogo e passe longo eficiente permitem também aproveitar um posicionamento mais subido da linha defensiva adversária e colocar a bola diretamente nos avançados, sendo o internacional canadiano Jonathan David um dos alvos mais frequentes.

Tem ainda alguma margem de progressão no timing das saídas da pequena área no 1vs1 e no controlo do espaço em caso de cruzamentos atrasados feitos junto à linha de fundo. Os excelentes reflexos e envergadura considerável de Chevalier compensam a estatura não muito elevada (1.89m), considerando a média para a posição de guarda-redes.

Internacional nos vários níveis de formação, Chevalier espera ainda a sua primeira chamada à seleção principal. Maignan continua a ser a principal figura da baliza gaulesa, mas os lugares de Alphonse Aréola e Brice Samba estão a ser claramente ameaçados.

Na temporada transata, Chevalier foi novamente eleito jogador do ano, agora pelo Lille. Registou uma média de 0,93 golos sofridos por jogo, revelando-se um dos fatores determinantes para mais uma qualificação dos dogues para a Liga dos Campeões. Defendeu dois penaltis, dos cinco que enfrentou, pelo que não é um homem que os avançados queiram ver pela frente ao colocar a bola na marca dos 11 metros.

Na prova milionária desta época, o seu primeiro destino vai ser o estádio José Alvalade. No jogo da próxima terça-feira, o guardião francês será posto à prova frente a um ataque leonino que se tem mostrado eficiente e motivado. O duelo com Viktor Gyokeres prevê-se intenso e uma noite inspirada do camisola 30 do Lille poderá ser crucial para o desfecho da partida.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «É a nossa marca e por mais que as equipas nos identifiquem a variabilidade, procuramos um ou...

O Sporting venceu o Estoril Praia por 3-0 na Primeira Liga. Rui Borges analisou o duelo e respondeu ao Bola na Rede.

Ian Cathro responde ao Bola na Rede: «Vamos ter de sair daqui a aceitar e olhar para um 3-0 que é horrível»

O Sporting venceu o Estoril Praia por 3-0 na Primeira Liga. Ian Cathro analisou o duelo e respondeu ao Bola na Rede.

Terem Moffi estreia-se a marcar com a camisola do FC Porto

O FC Porto recebeu e venceu o Arouca por 3-1 na jornada 24 da Primeira Liga. Terem Moffi estreou-se a marcar com a camisola dos dragões.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após triunfo do FC Porto: «O Arouca mudou algumas coisas face ao que esperávamos»

O FC Porto derrotou o Arouca em jogo da 24.ª jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Ian Cathro critica arbitragem: «Não foi o meu melhor dia, mas infelizmente não foi o melhor dia da equipa de arbitragem»

Ian Cathro analisou o duelo da 24.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting defrontou o Estoril Praia no Estádio de Alvalade.

Rui Borges elogia exibição do Sporting: «Duas partes distintas, boas reações na primeira parte com e sem bola»

Rui Borges analisou o duelo da 24.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting defrontou o Estoril Praia no Estádio de Alvalade.

Podcast Raio-X Tático #1 – As substituições do Benfica no Bernabéu

Estreia do podcast "Raio-X Tático", espaço para dissecar as perguntas táticas feitas pelo Bola na Rede nas conferências de imprensa. Em análise, as opções, timing e impacto das substituições executadas pelo Benfica frente ao Real Madrid.