Olheiro BnR | Lucas Chevalier

- Advertisement -

Com apenas 22 anos, Lucas Chevalier é dono indiscutível do lugar entre os postes na equipa do Lille. Nascido em Callais, no norte de França, passou por dois clubes da região (o SC Coquellois e o AS Marck) até chegar aos nordistes, em 2014.

A sua subida ao plantel sénior coincidiu com o período de clara ascensão do seu compatriota Mike Maignan. Assim, foi na equipa B que fez grande parte das primeiras temporadas, até ser emprestado ao Valenciennes, onde disputou 30 partidas da Ligue 2 de 2021/22 e foi eleito jogador da temporada.

De regresso ao Lille, e com uma oportunidade dada por Paulo Fonseca em setembro de 2022, agarrou a titularidade e não mais a largou. A temporada bem conseguida levou-o ao Euro Sub-21 de 2023, onde foi titular nos quatro jogos disputados pelos bleus, apesar da concorrência pesada de Illan Meslier.

Chevalier tem uma notável capacidade de jogar com os pés e permite uma saída de jogo controlada, chegando a funcionar quase como um central extra. A sua boa leitura de jogo e passe longo eficiente permitem também aproveitar um posicionamento mais subido da linha defensiva adversária e colocar a bola diretamente nos avançados, sendo o internacional canadiano Jonathan David um dos alvos mais frequentes.

Tem ainda alguma margem de progressão no timing das saídas da pequena área no 1vs1 e no controlo do espaço em caso de cruzamentos atrasados feitos junto à linha de fundo. Os excelentes reflexos e envergadura considerável de Chevalier compensam a estatura não muito elevada (1.89m), considerando a média para a posição de guarda-redes.

Internacional nos vários níveis de formação, Chevalier espera ainda a sua primeira chamada à seleção principal. Maignan continua a ser a principal figura da baliza gaulesa, mas os lugares de Alphonse Aréola e Brice Samba estão a ser claramente ameaçados.

Na temporada transata, Chevalier foi novamente eleito jogador do ano, agora pelo Lille. Registou uma média de 0,93 golos sofridos por jogo, revelando-se um dos fatores determinantes para mais uma qualificação dos dogues para a Liga dos Campeões. Defendeu dois penaltis, dos cinco que enfrentou, pelo que não é um homem que os avançados queiram ver pela frente ao colocar a bola na marca dos 11 metros.

Na prova milionária desta época, o seu primeiro destino vai ser o estádio José Alvalade. No jogo da próxima terça-feira, o guardião francês será posto à prova frente a um ataque leonino que se tem mostrado eficiente e motivado. O duelo com Viktor Gyokeres prevê-se intenso e uma noite inspirada do camisola 30 do Lille poderá ser crucial para o desfecho da partida.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Pau Víctor relembra experiência na equipa principal do Barcelona: «Flick pediu ao Lewandowski para ser como o meu pai»

Pau Víctor analisou a sua temporada de estreia ao serviço do Braga e relembrou a passagem pela equipa principal do Barcelona.

Ronaldo no centro do debate, mas não do problema

Nos últimos dias, muito se tem discutido a presença de Cristiano Ronaldo no onze inicial da Seleção Nacional.

Carlos Vicens confiante no futuro de José Mourinho no Real Madrid: «Está preparado para qualquer desafio»

Numa longa entrevista à Marca, Carlos Vicens refletiu sobre a época de estreia no Braga, o regresso de José Mourinho ao Real Madrid e a saída de Rodrigo Zalazar.

Borja Sainz continua na mira do Athletic Club: FC Porto define o preço do extremo espanhol

Segundo A Bola, o FC Porto pretende receber de volta o investimento de 13,5 milhões de euros por Borja Sainz, que atrai o interesse do Athletic Club.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: imprensa italiana dá novidades em relação a Morten Hjulmand e revela outro valor para a saída do capitão dos leões

Morten Hjulmand tem sido apontado a uma saída do Sporting, com o AC Milan a ser relacionado como um dos interessados.

Marco Silva com os alarmes ligados: Benfica pode chegar ao jogo frente ao St. Gallen com apenas 2 extremos

Marco Silva pode contar apenas com Bruma e Tiago Gouveia como extremos disponíveis para a primeira partida contra o St. Gallen.

Está José Mourinho obrigado a conquistar títulos pelo Real Madrid já esta época? Ramón Álvarez de Mon esclarece: «Podia ser uma exceção»

Ramón Álvarez de Mon esteve à conversa com o Bola na Rede, de maneira a abordar o regresso de José Mourinho ao Real Madrid.