📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Lucas Chevalier

- Advertisement -

Com apenas 22 anos, Lucas Chevalier é dono indiscutível do lugar entre os postes na equipa do Lille. Nascido em Callais, no norte de França, passou por dois clubes da região (o SC Coquellois e o AS Marck) até chegar aos nordistes, em 2014.

A sua subida ao plantel sénior coincidiu com o período de clara ascensão do seu compatriota Mike Maignan. Assim, foi na equipa B que fez grande parte das primeiras temporadas, até ser emprestado ao Valenciennes, onde disputou 30 partidas da Ligue 2 de 2021/22 e foi eleito jogador da temporada.

De regresso ao Lille, e com uma oportunidade dada por Paulo Fonseca em setembro de 2022, agarrou a titularidade e não mais a largou. A temporada bem conseguida levou-o ao Euro Sub-21 de 2023, onde foi titular nos quatro jogos disputados pelos bleus, apesar da concorrência pesada de Illan Meslier.

Chevalier tem uma notável capacidade de jogar com os pés e permite uma saída de jogo controlada, chegando a funcionar quase como um central extra. A sua boa leitura de jogo e passe longo eficiente permitem também aproveitar um posicionamento mais subido da linha defensiva adversária e colocar a bola diretamente nos avançados, sendo o internacional canadiano Jonathan David um dos alvos mais frequentes.

Tem ainda alguma margem de progressão no timing das saídas da pequena área no 1vs1 e no controlo do espaço em caso de cruzamentos atrasados feitos junto à linha de fundo. Os excelentes reflexos e envergadura considerável de Chevalier compensam a estatura não muito elevada (1.89m), considerando a média para a posição de guarda-redes.

Internacional nos vários níveis de formação, Chevalier espera ainda a sua primeira chamada à seleção principal. Maignan continua a ser a principal figura da baliza gaulesa, mas os lugares de Alphonse Aréola e Brice Samba estão a ser claramente ameaçados.

Na temporada transata, Chevalier foi novamente eleito jogador do ano, agora pelo Lille. Registou uma média de 0,93 golos sofridos por jogo, revelando-se um dos fatores determinantes para mais uma qualificação dos dogues para a Liga dos Campeões. Defendeu dois penaltis, dos cinco que enfrentou, pelo que não é um homem que os avançados queiram ver pela frente ao colocar a bola na marca dos 11 metros.

Na prova milionária desta época, o seu primeiro destino vai ser o estádio José Alvalade. No jogo da próxima terça-feira, o guardião francês será posto à prova frente a um ataque leonino que se tem mostrado eficiente e motivado. O duelo com Viktor Gyokeres prevê-se intenso e uma noite inspirada do camisola 30 do Lille poderá ser crucial para o desfecho da partida.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Karim Benzema e o futuro: «Vou jogar mais 2 anos ao mais alto nível, porque estou mentalmente preparado»

Karim Benzema falou sobre o futuro. Avançado francês de 37 anos joga há três temporadas no Al Ittihad, da Arábia Saudita.

Paul Scholes arrasa Ruben Amorim: «Não acho que este treinador compreenda este clube, ponto final»

Paul Scholes não quer que Ruben Amorim continue ao serviço do Manchester United, assumindo que o luso não compreende o clube.

Karim Benzema e a chegada de Sérgio Conceição: «São coisas que não fazíamos antes»

Karim Benzema falou sobre a chegada de Sérgio Conceição ao Al Ittihad. Avançado aborda vários outros temas.

José Mourinho e o grupo de trabalho no Benfica: «É fantástico»

José Mourinho deixou um grande elogio ao seu grupo de trabalho no Benfica, admitindo que o mesmo é muito profissional.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho fala da sua rotina e admite: «Ancelottis, Fergusons… Começam a ficar mais raros»

José Mourinho foi um dos primeiros convidados da Benfica FM, falando sobre a sua carreira e a sua rotina diária.

Hjulmand sonha com ir ao Mundial: «Acho que devo lá estar»

Morten Hjulmand, capitão do Sporting, falou sobre o Mundial. Dinamarca está qualificada para o playoff europeu de acesso.

Vizela já escolheu treinador que vai orientar a equipa frente ao Sporting B

Ronald Ramírez deverá continuar no comando do Vizela nos próximos dias, liderando os minhotos no jogo contra o Sporting B.