Olheiro BnR – Chiquinho

- Advertisement -

Francisco Silva Machado, mais conhecido no mundo do futebol por Chiquinho. Natural de Santo Tirso, Chiquinho fez a sua formação no Leixões SC desde os iniciados, sendo promovido à equipa principal na temporada 2014/2015. Após um empréstimo ao Gondomar, este médio-ofensivo afirmou-se definitivamente na equipa de Matosinhos e no decorrer da época passada as suas prestações valeram-lhe uma transferência para o NK Lokomotiva Zagreb.

Sem se conseguir afirmar no clube croata, Chiquinho regressaria a Portugal nesta temporada ao ser emprestado à Académica de Coimbra. Chiquinho rapidamente agarrou um lugar no onze da Briosa e apesar do mau arranque do emblema da cidade dos estudantes no campeonato, com a chegada de Ricardo Soares ao comendo técnico da Briosa, os bons resultados começariam a aparecer com maior frequência, com o médio-ofensivo de 22 anos a assumir um papel de destaque.

Chiquinho é um autêntico trequartista. É um médio ofensivo dono de uma grande qualidade técnica, que gosta de partir para cima dos adversários e tentar o um para um. Também é habilidoso no controlo da bola, sabendo transportar o jogo e carregar a sua equipa para a frente. Podendo também jogar a extremo, gosta de flectir para zonas interiores e procurar espaços para finalizar.  Dono de uma boa visão de jogo e qualidade de passe, também é um bom finalizador e um bom executante de lances de bola parada.

Chiquinho tem sido uma das revelações da Segunda Liga
Fonte: Académica OAF

Resta-lhe crescer no aspecto defensivo, seja no posicionamento, na agressividade e no desarme. Nada que não se resolva num patamar competitivo mais exigente. Leva nove golos e seis assistências nesta edição da Segunda Liga, tendo sido uma das principais armas da Briosa na luta pelo regresso ao escalão maior do futebol português.

As suas boas prestações ao serviço da Académica já lhe valarem uma contratação para o SL Benfica a troco de 500 mil euros. Porém, é praticamente certo que o seu futuro não passe imediatamente pela equipa principal, devendo antes rodar num clube que lhe dê mais garantias de jogar com regularidade, de modo a que possa aprimorar a sua capacidade de definição dos lances e corrigir os seus pontos fracos, bem como ganhar experiência num patamar competitivo mais elevado. Mas, pelo que mostrou no Leixões e na Académica, uma coisa é certa: está aqui um potencial craque!

 

Foto de Capa: Académica OAF

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do México x Portugal

Portugal vai defrontar o México em jogo particular. Confere os onzes prováveis para o encontro, que se vai disputar em solo mexicano.

RD Congo ou Jamaica | Quem convém mais a Portugal?

Seja qual for o qualificado, será também o primeiro adversário de Portugal no Mundial, com encontro marcado para 17 de junho em Houston

20 anos depois do dragão campeão com estrangeiro ao leme

Embora tudo se mantenha em aberto, muito indica que o FC Porto irá reconquistar o título de campeão que lhe foge desde 21/22

CD rejeita recursos de Amar Dedic e Alfonso Trezza e mantém castigo de dois jogos

O Conselho de Disciplina recusou os recursos de Amar Dedic e Alfonso Trezza. Os jogadores vão cumprir os dois jogos de suspensão previstos.

PUB

Mais Artigos Populares

México x Portugal: sabe onde ver o encontro em canal aberto

Portugal vai defrontar o México no Estádio Azteca, em jogo particular. O encontro será transmitido em canal aberto na RTP 1.

Florian Grillitsch pode deixar o Braga no próximo mercado a custo zero e desperta interesse de vários clubes

Florian Grillitsch pode deixar o Braga a custo zero no próximo mercado de verão, apesar de ter contrato com os minhotos até 2027.

Fechado: Tondela já escolheu o sucessor de Cristiano Bacci

O Tondela já definiu o sucessor de Cristiano Bacci. O clube beirão tem acordo para apresentar Gonçalo Feio até junho de 2027.