Olheiro BnR – Fábio Sturgeon

- Advertisement -

olheiro bnr

A boa campanha do Belenenses neste campeonato nacional, que até poderá ainda passar por um surpreendente apuramento para a Liga Europa, está também a ser assente em algumas jovens promessas, sendo um perfeito exemplo o avançado Fábio Sturgeon.

Atacante polivalente, rápido e evoluído tecnicamente, trata-se claramente de um jogador a prometer altos voos, lembrando, inclusivamente, pelas suas características os primeiros tempos de Jorge Cadete, quando o ex-internacional português também era colocado preferencialmente nos flancos do ataque.

Há seis anos no Belenenses

Fábio Miguel dos Santos Sturgeon nasceu a 4 de Fevereiro de 1994 na Charneca da Caparica, tendo começado a sua carreira precisamente no Charneca da Caparica, isto antes de mudar-se para o Pescadores e, em 2010/11, para o seu actual clube, o Belenenses.

No emblema do Restelo, estreou-se ao nível do futebol sénior logo em 2011/12, quando o Belenenses ainda se encontrava na Segunda Liga, ainda que apenas tenha começado a jogar com verdadeira regularidade na presente temporada de 2014/15, na qual soma 35 jogos e dois golos.

Faz todas as posições do ataque

Fábio Sturgeon faz todas as posições do ataque, podendo actuar como extremo (à direita ou à esquerda), segundo avançado ou mesmo “dez”, ainda que me pareça que acabará por perceber-se que será em zonas centrais, como avançado de suporte, que terá mais condições de desenvolver todo o seu potencial.

Nesta fase mais embrionária da carreira, ainda assim, é muitas vezes colocado nas faixas, nomeadamente a direita, onde também mostra valências mais do que suficientes para ser útil, uma vez que é raçudo, rápido, explosivo, tecnicista e desequilibrador.

Inegável, de qualquer maneira, é que, enquanto joga sobre os flancos, se desvanecem muitas outras das suas qualidades, sendo de destacar a sua excelente visão de jogo e capacidade de criação em zonas centrais, isto sem esquecer a excelência do seu último passe e a sua boa meia-distância.

Foto de Capa:  Os Belenenses SAD

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim perto de garantir primeiro reforço para o ataque do AC Milan

O Milan de Rúben Amorim está perto de garantir o regresso do jovem avançado Francesco Camarda por 500 mil euros junto do Lecce.

Peter Schmeichel arrasa Roberto Martínez: «Está a desperdiçar Portugal tal como fez com a Bélgica»

Peter Schmeichel arrasou as táticas de Roberto Martínez. O dinamarquês acusa o selecionador de estar a desperdiçar uma geração de ouro.

Jogador do Congo sobre Cristiano Ronaldo: «Ele já não é o mesmo de antes, está um pouco mais velho agora»

Mukau admitiu que não foi preciso preparar nenhum plano especial para travar Cristiano Ronaldo, devido à idade do capitão português.

Noite apagada: Eis os números do jogo com menos toques de sempre de Cristiano Ronaldo pela Seleção Nacional

As estatísticas detalhadas de Cristiano Ronaldo frente à RD Congo confirmam uma exibição apagada e sem nenhum remate enquadrado.

PUB

Mais Artigos Populares

Colômbia vence Uzbequistão e assume liderança do Grupo de Portugal no Mundial 2026

A Colômbia venceu o Uzbequistão na primeira jornada do Mundial 2026. Sul-americanos lideram Grupo K de forma isolada.

Carlos Queiroz estreia-se no 5º Mundial da carreira com vitória nos descontos contra o Panamá carimbada por alvo do FC Porto e Gana vence...

O Gana de Carlos Queiroz não foi além do empate contra o Panamá. Jogo encerrou primeira jornada do Grupo L do Mundial 2026.

Grátis, em canal aberto e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 nesta quinta-feira, 18 de junho?

O Mundial 2026 continua com quatro partidas por dia. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta quinta-feira, 18 de junho.