📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – Fábio Sturgeon

- Advertisement -

olheiro bnr

A boa campanha do Belenenses neste campeonato nacional, que até poderá ainda passar por um surpreendente apuramento para a Liga Europa, está também a ser assente em algumas jovens promessas, sendo um perfeito exemplo o avançado Fábio Sturgeon.

Atacante polivalente, rápido e evoluído tecnicamente, trata-se claramente de um jogador a prometer altos voos, lembrando, inclusivamente, pelas suas características os primeiros tempos de Jorge Cadete, quando o ex-internacional português também era colocado preferencialmente nos flancos do ataque.

Há seis anos no Belenenses

Fábio Miguel dos Santos Sturgeon nasceu a 4 de Fevereiro de 1994 na Charneca da Caparica, tendo começado a sua carreira precisamente no Charneca da Caparica, isto antes de mudar-se para o Pescadores e, em 2010/11, para o seu actual clube, o Belenenses.

No emblema do Restelo, estreou-se ao nível do futebol sénior logo em 2011/12, quando o Belenenses ainda se encontrava na Segunda Liga, ainda que apenas tenha começado a jogar com verdadeira regularidade na presente temporada de 2014/15, na qual soma 35 jogos e dois golos.

Faz todas as posições do ataque

Fábio Sturgeon faz todas as posições do ataque, podendo actuar como extremo (à direita ou à esquerda), segundo avançado ou mesmo “dez”, ainda que me pareça que acabará por perceber-se que será em zonas centrais, como avançado de suporte, que terá mais condições de desenvolver todo o seu potencial.

Nesta fase mais embrionária da carreira, ainda assim, é muitas vezes colocado nas faixas, nomeadamente a direita, onde também mostra valências mais do que suficientes para ser útil, uma vez que é raçudo, rápido, explosivo, tecnicista e desequilibrador.

Inegável, de qualquer maneira, é que, enquanto joga sobre os flancos, se desvanecem muitas outras das suas qualidades, sendo de destacar a sua excelente visão de jogo e capacidade de criação em zonas centrais, isto sem esquecer a excelência do seu último passe e a sua boa meia-distância.

Foto de Capa:  Os Belenenses SAD

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lens vence Nantes e reforça liderança da Ligue 1

O Lens reforçou a liderança da Ligue 1 ao bater o Nantes por 2-1, em jogo da 15.ª jornada da competição.

Ferran Torres marca grande golo depois de bela jogada de Bardghji: avançado espanhol está a ter 2025/26 em grande

Ferran Torres marcou um grande golo no encontro do Barcelona frente ao Real Bétis, em jogo da 15.ª jornada da La Liga.

Vítor Matos conquista primeira vitória no comando técnico do Swansea e sai da zona de despromoção do Championship

Vítor Matos celebrou a primeira vitória ao comando do Swansea. O conjunto inglês bateu o Oxford United por 2-0, no jogo da 19ª. jornada do Championship.

Portugal no Mundial 2026: eis os horários dos jogos da fase de grupos

Portugal está presente no Mundial 2026. A seleção orientada por Roberto Martínez foi colocada no Grupo K.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara vence Casa Pia e regressa às vitórias na Primeira Liga

O Santa Clara recebeu e derrotou o Casa Pia por 1-0, no encontro da 13.ª da Primeira Liga. Frederico Venâncio apontou o golo dos açorianos.

Benfica ‘provocado’ por diretor do Midtjylland: «Claro que se devem arrepender de não terem renovado o contrato»

O Benfica deixou sair Franculino Djú no final do seu contrato e o avançado tem sido o goleador de serviço do Midtjylland.

Mohamed Salah novamente no banco: está a chegar ao fim a sua era no Liverpool?

Mohamed Salah está novamente no banco de suplentes do Liverpool, não figurando no onze inicial dos reds desde 16 de novembro.