Olheiro BnR: Onyeka Okongwu

- Advertisement -

Nascido a 11 de dezembro de 2000, Onyeka Okongwu é um dos jogadores mais entusiasmantes do Draft deste ano. O norte americano com descendência nigeriana é também um dos atletas mais notórios e bem reconhecidos neste Draft, ao passo que para além de todas as suas qualidades enquanto jogador, foi sempre associado ao facto de ter participado numa das melhores campanhas de sempre por uma equipa de High School.

Aliás, nessa época, jogou ao lado dos «famosos» irmãos Ball: Lonzo Ball (atual jogador dos Pelicans, na NBA), Lamelo Ball (projetado como jogador de primeira escolha no Draft deste ano) e Liangelo Ball (jogador dos OKC Blue-equipa da G league). No fundo, todo este cenário, fez de Okongwu bem reconhecido com apenas 1 ano de competição enquanto freshman nos Chino Hills. O poste, ajudou a equipa a vencer o campeonato nacional, sendo que ainda foi nomeado pela MaxPreps como freshman do ano. Nas temporadas subsequentes, Onyeka Okongwu liderou a sua escola a mais dois títulos estaduais, à medida que os prémios individuais iam-se sucedendo com alguma naturalidade.

O jovem atleta saiu do seu último ano, em Chino Hills, com médias de 27 pontos, 11 ressaltos, 4.3 desarmes de lançamento e 4 assistências por jogo.

Todavia o facto de ter sido reconhecido como jogador de topo dentro da sua geração, tendo mesmo sido cotado como um jogador cinco estrelas pela ESPN, “Big O” nunca apareceu em grandes holofotes à semelhança de outros atletas. Aliás, o poste nem foi convidado para o “mítico” jogo de «McDonalds All American» (jogo que envolve, os melhores jogadores do respetivo ano da temporada de High School).

Apesar disso, ao entrar em USC, Okongwu voltou a ser a principal referência da sua equipa, nos dois lados do campo, demonstrando estar preparado para jogar ao mais alto nível. Para além dos números fantásticos que executou (16.2 pontos, 8.6 ressaltos e 2.7 desarmes por jogo) venceu ainda o prémio «First-team All-Pac-12».

Tudo isto conjugado faz Okongwu ser um dos jogadores mais intigrantes do Draft deste ano.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Tuchel após Inglaterra eliminar o México: «Estou muito orgulhoso dos meus jogadores»

A Inglaterra venceu o México por 3-2 e avançou no Mundial 2026. Selecionador Thomas Tuchel reagiu ao encontro e à passagem.

Oliver Glasner sucede a Vítor Pereira e é o novo treinador do Nottingham Forest

O Nottingham Forest oficializou a contratação de Oliver Glasner. Técnico austríaco é o sucessor de Vítor Pereira.

Javier Aguirre diz adeus à Seleção do México: «Este foi o meu último jogo»

Javier Aguirre está de saída da Seleção do México. Seleção mexicana perdeu com a Inglaterra por 3-2 e foi eliminada do Mundial 2026.

Erling Haaland após bis contra Brasil e passagem no Mundial 2026: «É um dos dias mais loucos da história da Noruega»

A Noruega venceu o Brasil por 2-1 e apurou-se para os quartos de final do Mundial 2026. Erling Haaland marcou dois golos e reagiu.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu anuncia a saída de 4 jogadores

Académico de Viseu anuncia a saída de quatro jogadores. Domen Gril, Bruno Brígido, Lucas Gabriel e Rodrigo Guedes vão deixar o clube.

Torreense anuncia mais 2 reforços para a próxima temporada

Torreense anuncia Nuha Jatta e Bryan Meyo como reforços. A equipa de Torres Vedras já contratou dez jogadores para a nova temporada.

Carlo Ancelotti após Brasil eliminado do Mundial 2026: «Acho que merecíamos ganhar»

Carlo Ancelotti analisou o Brasil x Noruega e lamentou a eliminação. Seleção Brasileira perdeu por 2-1 nos oitavos de final do Mundial 2026.