A magia das línguas: Dicionário Português-Euskara do mundo do futebol

- Advertisement -

O País Basco é uma região muito caraterística de Espanha. Uma Comunidade Autónoma potente na indústria, com cidades belíssimas e um polo de atração de turistas. Zona com um sentimento independentista forte, beneficiária da Constituição Espanhola de 1978, conhecida pela liberdade oferecida às Comunidades Autónomas. Não faz falta entrar no ramo da História para entendermos que o País Basco é uma parte especial do país vizinho, com heróis e vilões.

Contudo, algo que marca a Euskadi é a sua língua própria. Ainda que a maioria das pessoas entenda a língua espanhola na perfeição, entre bascos fala-se a língua basca, o euskara. Este idioma é complexo para os ‘forasteiros’ e complicado de aprender já numa idade adulta. É mais um sinal da tal nacionalização, sendo que hoje em dia não se sabe qual a sua origem, apenas se pode confirmar que se trata de uma língua pré-indo-europeia.

No País Basco, existe um cuidado de se fazer uma tradução em temas importantes, como placas de trânsito, o que leva a um maior conforto do visitante. O futebol está plenamente integrado na vida da região, que conta com várias equipas históricas e uma presença constante na La Liga e na La Liga 2. O Athletic é possivelmente o emblema mais representativo do futebol na Comunidade Autónoma, dadas as suas caraterísticas especiais. Os leones vão enfrentar o Sporting no dia 28 de janeiro, em jogo da oitava jornada da Champions League.

Este artigo serve para mostrar ao leitor a tradução de algumas palavras relacionadas com futebol, do português para o basco:

  • Futebol: Futbola
  • Golo: Gol
  • Remate: Jaurtiketa
  • Baliza: Ate
  • Poste: Zutoin
  • Jogador: Jokalari
  • Guarda-redes: Atezain
  • Defesa: Defendatzailea
  • Médio: Erdilaria
  • Avançado: Aurrelaria
  • Bola: Pilota
  • Adepto: Zale
  • Árbitro: Arbitro
  • Árbitro assistente: Marrazain
  • Cartão vermelho: Txartel gorri
  • Cartão amarelo: Txartel hori
  • Pontapé de canto: Korner
  • Falta: Falta
  • Penálti: Penalti
  • Pontapé livre: Jaurtiketa libre
  • Lançamento: Alboko sake
  • Fora de jogo: Jokoz kanpo

Como curiosidade, o Eibar, equipa que atualmente está na La Liga 2, lançou um dicionário de futebol em euskara, para fomentar o aumento do uso da língua no futebol, no ano 2025.

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol de praia: Eis os convocados de Bruno Torres para  estágio de preparação frente à Ucrânia

Bruno Torres, selecionador nacional de futebol de praia, chamou 15 jogadores para um estágio de preparação de 4 a 6 de maio, que inclui dois jogos frente à Ucrânia.

João Mario está lesionado e é baixa no Bolonha

O João Mário sofreu uma lesão muscular e deverá ficar fora das opções do Bolonha nas próximas semanas, numa fase decisiva da temporada em Itália.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória épica do PSG sobre o Bayern Munique na Champions League

O PSG venceu o Bayern Munique por 5-4 na primeira mão das meias-finais da Champions League. Jogo com impacto no Ranking UEFA.

Rafael Leão radiante com PSG x Bayern Munique: «Futebol de verdade…»

Rafael Leão esteve atento ao PSG x Bayern Munique da Champions League. Internacional português gostou do que viu.

PUB

Mais Artigos Populares

Dani Alves e Derlei juntos em jogo da Liga 3

Dani Alves e Derlei estiveram juntos no Fafe x São João de Ver. Antigos jogadores assistiram ao duelo lado a lado.

Jogo do ano: PSG vence Bayern Munique com contribuição de João Neves em jogo épico com 9 golos

Que grande jogo de futebol. O PSG venceu o Bayern Munique na primeira mão das meias-finais da Champions League.

Vítor Pereira em ação: onde ver as meias-finais da Europa League entre o Nottingham Forest e o Aston Villa

Vai haver duelo inglês nas meias-finais da Europa League. Nottingham Forest e Aston Villa têm encontro marcado com vista à final da competição.