Que livros de desporto devo ler nesta quarentena? “O futebol com que sonhei” de Luís Freitas Lobo

Numa fase em que temos de zelar pela nossa segurança e a de todos os que nos rodeiam, é-nos sugerido que tenhamos o mínimo de interação social possível. Como tal, temos de encontrar formas de passar o tempo, à espera de que ultrapassemos esta fase complicada.

Com a ausência de competições desportivas, podemos aproveitar este tempo para ler, ver séries, documentários ou filmes, mas sem perder a essência do desporto. Sugiro a leitura do livro “O futebol com que sonhei” de Luís Freitas Lobo. Esta obra centra-se num belo tema: “futebol em estado puro”, como o autor gosta de afirmar. Esta leitura é “só para quem ama verdadeiramente o futebol”, como é explicitado na contracapa do livro.

Luís Freitas Lobo na apresentação do seu livro, acompanhado por Deco e Vítor Oliveira
Fonte:Luís Freitas Lobo/ Planeta do Futebol

Luís Freitas Lobo vê o futebol como poucos, e observa-o de uma forma detalhada, retirando apenas o que há de bom neste desporto: a beleza do jogo dentro das quatro linhas. O seu conhecimento histórico e tático do “desporto rei” está exposto nesta obra de uma forma pormenorizada, fazendo-nos “mergulhar” nas suas memórias através da sua escrita entusiástica.

Esta obra lançada em 2019 é constituída por 15 capítulos, e são sensivelmente 300 páginas de cultura futebolística. Apesar do uso de vocabulário algo “erudito” e de várias expressões técnicas, para os amantes de futebol é um verdadeiro deleite.

Luís Freitas Lobo realiza uma análise detalhada da sua experiência de futebol enquanto espectador e admirador do “desporto rei”. Por exemplo, no capítulo intitulado “Touro ou Toureiro?”, o autor debruça-se sobre o Atlético de Madrid de Diego Simeone e a sua tática “aparentemente” defensiva, que os “transformou” numa das melhores equipas dos últimos anos na Europa.  Os “colchoneros” têm a versatilidade de ser “o animal dominado”, sempre demonstrando a sua força física e espírito lutador, ou quem domina o adversário e o obriga a adaptar-se ao seu estilo de jogo.

O autor também aborda temas como a “Estética”, referindo-se ao desempenho tático, e “A consciência tática”, introduzindo este capítulo como uma bela foto de Xavi e Iniesta com as camisolas trocadas. Também compara a imagem pública dos jogadores ao estilo  de vida de estrelas do mundo da música, fazendo um paralelismo entre a imagem social de um futebolista no passado (Rock-Star) e na atualidade (Pop-Star) no capítulo “A última Rock-Star”, entre muitos outros temas.

O adiamento do Campeonato de Europa de futebol para 2021 significa que ainda seremos, pelo menos mais um ano, os campeões em título. Para reavivar a memória do épico golo marcado por Éder, deixo uma citação presente no livro que nos permite reviver e sonhar: “Precisamos sempre de um novo Éder que nos alimente o sonho. Alguém que seja igual a nós!”.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Umtiti anuncia retirada dos relvados aos 31 anos

Samuel Umtiti anunciou o fim da sua carreira como futebolista. O defesa francês foi campeão do Mundo em 2018.

Portugal perde com os Estados Unidos no segundo jogo do Mundial de Voleibol

Portugal foi derrotado pelos Estados Unidos, na segunda jornada da fase de grupos do Mundial de Voleibol. A equipa das quinas perdeu por 3-0.

Filipe Luís rejeita proposta do Fenerbahçe e confessa: «Tenho um compromisso com estes jogadores e com este clube»

Filipe Luís explicou os motivos para ter rejeitado a proposta do Fenerbahçe. O treinador brasileiro quer continuar no comando técnico do Flamengo.

Nuno Gomes explica relação com Ruben Amorim: «Sou amigo dele»

Nuno Gomes comentou a sua relação com o atual treinador do Manchester United, Ruben Amorim, na chegada a Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Erling Haaland atinge recorde frente ao Manchester United de Ruben Amorim

Erling Haaland marcou dois golos no encontro do passado domingo e passou a ter mais intervenções para golo contra o Manchester United do que contra qualquer outro adversário na Premier League.

Wayne Rooney deixa recado a Ruben Amorim sobre a gestão de um jogador: «Deveria ser titular»

Wayne Rooney apelou à titularidade de Harry Maguire com o Manchester United. O defesa-central inglês foi suplente no último encontro, frente ao Manchester City.

Xabi Alonso rendido a jogador do Real Madrid: «Os colegas respeitam-no imenso»

Xabi Alonso deixou elogios a Dani Carvajal. O defesa espanhol conta quatro jogos pelos merengues esta época.