Recordar é Viver: Agostinho decide o Tour mais importante da História

- Advertisement -

Quando pensamos no mais incrível Tour de France, quase sempre nos vem à cabeça o de 1989 com a inacreditável reviravolta por oito segundos de Lemond no contrarrelógio dos Campos Elísios, mas há um outro quase tão emocionante e com ainda maior importância para a história da modalidade, o de 1971.

Eddy Merckx é considerado unanimemente como o melhor ciclista de todos os tempos. 1964 em Sallanches foi o primeiro passo com a conquista do título mundial de amadores e, após o triunfo no Giro de 1968, os sucessos surgiram rapidamente, terminando a carreira com cinco Tours (e 34 etapas), cinco Giros (e 24 etapas), uma Vuelta, três Campeonatos do Mundo, sete Milano – Sanremo e tantas outras vitórias no palmarés.

Este período da história do Ciclismo foi, simultaneamente, brilhante e negro. Por um lado, o belga somou recordes em catadupa e presenteou os adeptos com exibições heróicas. Mas o seu avassalador domínio também teve o nefasto efeito de dar às provas em que participava uma (pouco desejada no mundo do desporto) previsibilidade.

Eddy Merckx tem um estatuto inatacável como maior da história do Ciclismo
Fonte: Le Tour de France

No Tour de 1971, contudo, Luis Ocaña estava decidido a dar a volta ao fatalismo do vencedor pré-anunciado. Oito meros dias mais velho que Merckx, o espanhol havia entrado para a elite do ciclismo no ano anterior ao vencer a Vuelta e preparara o Tour, levando o belga ao limite no Paris-Nice e no Dauphiné Libéré.

Chegados à La Grande Boucle, rapidamente, Eddy Merckx começou a impor o seu domínio, com a sua equipa a vencer o contrarrelógio por equipa inaugural e o Canibal a vestir de amarelo. O seu equipier Wagtmans também teve direito a um dia de maillot jaune, mas Merckx rapidamente a recuperou e a envergou até à etapa nove. Pelo meio, Merck e Ocaña aproveitaram para vencer uma etapa cada um, o belga em Strasbourg e o espanhol no alto do Puy de Dôme.

À décima jornada, Merckx mostrou fraqueza e cedeu tempo para os seus adversários da Geral, com Joop Zoetemelk, que venceria o Tour em 1980, a aproveitar para desfilar de amarelo pelas estradas francesas pela primeira vez na carreira.

Para ganhar o Tour era preciso aproveitar o momento de fraqueza do Canibal, e Ocaña tinha o guião para o fazer.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca reacende rumor e volta a meter Vangelis Pavlidis na rota do Fenerbahçe

Vangelis Pavlidis volta a ser apontado como alvo do Fenerbahçe. Ainda assim, Benfica tem estatuto do avançado bem definido.

Fábio Vieira acerta termos de contrato com o Hamburgo e aguarda pelo resultado das negociações com o Arsenal

Fábio Vieira já chegou a um acordo com o Hamburgo para os termos de contrato e aguarda pelo resultado das negociações com o Arsenal.

Bayern Munique tem esperança por João Palhinha e Benfica está em 2º plano

O Bayern Munique espera que o Aston Villa faça uma proposta por João Palhinha. Objetivo dos bávaros é reaver o máximo de dinheiro possível.

João Mário volta a trocar de clube em Itália e junta-se à Fiorentina por empréstimo com opção de compra da Juventus

João Mário já foi apresentado como reforço da Fiorentina. Lateral português chega por empréstimo com opção de compra da Juventus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bomba de mercado: Barcelona interessado em desviar principal alvo do Real Madrid de José Mourinho

O Barcelona está atento ao futuro de Rodri e pode mesmo avançar com uma proposta pelo médio. Jogador é o alvo principal... do Real Madrid.

Futuro de Thiago Almada volta a estar em dúvida e regresso à Argentina está mais próximo

O River Plate voltou a reentrar na corrida pela contratação de Thiago Almada. Clube argentino tem acordo com o jogador.

Bayern Munique não inclui João Palhinha e outros 2 excedentários no plantel oficial e estágio de pré-temporada serve apenas para as aparências

O Bayern Munique tem mesmo João Palhinha no mercado. Embora convocado para a digressão de pré-temporada, médio não integra plantel.